Pesquisar
Close this search box.
As Maravilhas (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

As Maravilhas

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O filme As Maravilhas retrata o amadurecimento de uma adolescente de uma família de apicultores na Toscana.

É um grupo numeroso, composto pelo imigrante Wolfgang e sua esposa Angelica, e suas quatro filhas. E, também, há ainda Cocò, presumidamente a irmã de Wolfgang. A família parece um pouco excêntrica. Afinal, vive isolada numa fazenda que parece em ruínas e os adultos não ligam em circular com suas roupas íntimas à mostra, mesmo na presença de estranhos.

Aliás, Wolfgang tem uma cabeça fraca e precisa da ajuda da primogênita Gelsomina para tudo, até para levá-lo para cama à noite. Com apenas doze anos, a garota cuida do dia a dia do apiário, coloca as irmãs para trabalhar e ainda leva o produto para vender na cidade. Enquanto isso, Wolfgang perde tempo se preocupando com os caçadores nas vizinhanças, e até dorme fora da casa por isso. Mais tarde, ele comprova sua falta de racionalidade ao gastar todo o dinheiro que possui comprando um inútil camelo.  

A trama

A linha narrativa central é tênue. Consiste na participação da família no reality show “País das Maravilhas”, que premiará o melhor produtor da região. Gelsomina toma a frente desse processo, contrariando o pai. Ela inscreve a fazenda no programa e recebe o fiscal da organização do concurso. Por fim, consegue a classificação para a final, transmitida pela TV.

Há uma trama periférica, que trata de um adolescente de um reformatório que passa alguns dias na fazenda, como parte de um programa de reeducação. Wolfgang havia se oferecido para essa causa não por sua consciência social, mas pela remuneração que o governo oferece. E o garoto precisa de apoio, pois não fala nada e rejeita qualquer toque em seu corpo. Aos poucos, Gelsomina consegue quebrar sua rejeição e se aproximar dele.

Entretanto, As Maravilhas não depende dessas tramas para conduzir a sua história. Na verdade, o filme apresenta vários eventos que acontecem durante esse período entre a descoberta do concurso e o seu desenlace. Assim, acompanhamos os personagens lidando com seu cotidiano peculiar, que consiste em vários percalços para manter os ganhos necessários para a subsistência. Na sua conclusão, vemos a casa vazia, após a família se mudar. Assim, em sintonia com a proposta de Cocò, eles deixaram escondido, em algum lugar da casa, um segredo, que consiste nas memórias do tempo que passaram ali.

Gelsomina, de menina a adolescente

A perspectiva não exclusiva, mas principal, é de Gelsomina, que guarda as lembranças mais fortes daquele período, porque marcaram uma fase importante em sua vida. Foi quando ela amadureceu, deixou de ser menina para virar adolescente.

Nesse sentido, a participação no programa “País das Maravilhas”, representa sua última incursão num mundo de fantasia. Afinal, o resultado foge do final feliz, e a insere na realidade, que é mais dura do que mundo de ilusões alimentado na infância. Em paralelo, a presença do garoto do programa social traz a curiosidade, a atração, e o perigo para a vida de Gelsomina. No fundo, ele marca o despertar para a sexualidade da adolescente.

Direção e elenco

O primeiro longa-metragem de ficção da diretora italiana Alice Rohrwacher foi Corpo Celeste (2011). No segundo, As Maravilhas, conseguiu uma indicação à Palma de Ouro em Cannes, onde venceu o Grande Prêmio do Júri. Em seguida, seu próximo longa, Feliz Como Lázaro (2018), ganharia o prêmio de melhor roteiro no festival francês.

No elenco, Alice Rohrwacher conta com sua irmã Alba Rohrwacher, que também atua em Feliz Como Lázaro, assim como a atriz infantil Agnese Graziani, que faz a Marinella. Já no papel de Wolfgang está o experiente Sam Louwyck, presente em Casa de Antiguidades (2020), do brasileiro João Paulo Miranda Maria. E, como Gelsomina, estreia a atriz romena Maria Alexandra Lungu. Este é o seu único filme finalizado até o momento.

Além disso, As Maravilhas traz a famosa atriz Monica Belluci, no papel da apresentadora do reality show. Ela é conhecida por muitos filmes, entre eles, Malena (2000), Baarìa: A Porta do Vento (2009) e 007 Contra Spectre (2015).

Por fim, vale destacar a canção “T’appartengo”, interpretada por Ambra Angiolini, e que marca a dança entre as irmãs Gelsomina e Marinella.

Em suma, As Maravilhas retrata o amadurecimento de uma adolescente, tendo como pano de fundo a dura vida de uma família de produtores agrícolas no interior da Itália. De certa forma, o filme guarda muitas semelhanças com a primeira parte de Feliz Como Lázaro, antes do segmento mais fantasioso dessa obra.

___________________________________________

Ficha técnica:

As Maravilhas (Le Meraviglie) 2014. Países: Itália, Suíça e Alemanha. 110 min. Direção e roteiro: Alice Rohrwacher. Elenco: Alba Rohrwacher, Maria Alexandra Lungu, Sam Louwyck, Sabine Timoteo, Agnese Graziani, Luis Huilca, Eva Lea Pace Morrow, Maris Stella Morrow, Monica Bellucci.

Ficou interessado? Então, aproveite para assistir ao filme na 8 ½ Festa do Cinema Italiano Online, entre 17 e 27 de junho de 2021.

Onde assistir:
As Maravilhas (filme)
As Maravilhas (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo