O filme sul-coreano Atrizes se faz passar por um registro real de uma sessão de fotos com seis atrizes famosas. Da forma como o diretor Lee Jae-yong o filma, temos a impressão de que assistimos a um reality show. As protagonistas usam seus nomes verdadeiros, mas interpretam uma versão de si mesmas em uma situação fictícia.
O diretor Lee Jae-yong, neste seu quinto filme, usa câmeras múltiplas, a fim de alternar rapidamente os vários planos curtos que captam as ações e reações das personagens. Já o roteiro traz falas e situações que soam muito autênticas, e parecem surgir do improviso. Aliás, não há ninguém creditado como roteirista dessa produção. E, de fato, as atrizes do filme nem parecem atuar, e não surpreenderia se descobrirmos que elas falaram livremente o que lhes veio à cabeça.
O enredo
Na véspera de Natal, a Vogue reúne seis atrizes famosas, de várias idades, para uma inédita sessão de fotos para a próxima edição da revista. Logo, surgem atritos entre elas, principalmente, porque elas se encontram em diferentes momentos da carreira. Por outro lado, o encontro traz lembranças nostálgicas entre as que já se conhecem há algum tempo.
Backstage
O dinamismo desse estilo de filmagem televisivo confere um ritmo ágil ao filme. Junto a isso, as interpretações convincentes nos fazem crer que estamos numa privilegiada posição como voyeurs de um backstage restrito.
É divertido, dramático e, provavelmente, muito próximo ao que acontece nessas situações de reunião de talentos.
___________________________________________
Atrizes | Yeobaeudeul | 2009 | Coreia do Sul | 104 min | Direção: Lee Jae-yong | Elenco: Kim Min-hee, Youn Yuh-Jung, Kim Ok-bin, Lee Mi-sook, Go Hyun-jung, Choi Ji-woo.
Veja mais fotos do filme em nossas páginas no Facebook e Instagram.