Pesquisar
Close this search box.
Big Little Lies (minissérie)
[seo_header]
[seo_footer]

Big Little Lies

Avaliação:
9/10

9/10

Crítica | Ficha técnica

“Big Little Lies” é uma minissérie em 7 episódios produzida pela HBO que ganhou vários prêmios Emmy neste ano. Entre eles, os de melhor minissérie e de melhor direção em série limitada ou telefilme, para Jean-Marc Vallée, que dirigiu todos os capítulos. Além disso, receberam prêmios: Nicole Kidman, Alexander Skarsgärd e Laura Dern, três dos nomes estrelares do elenco.

Outros atores famosos completam o cast: Reese Whiterspoon, Shailene Woodley e Zoë Kravitz (filha do músico Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet). Aliás, investir em talentos tem sido o padrão da HBO, como comprova, por exemplo, o telefilme “O Mago das Mentiras”, de Barry Levinson, com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer.

Um crime não resolvido

“Big Little Lies” tem valor não só pelas premiações e pelos talentos. O roteiro é astuto o suficiente para revelar nos primeiros minutos que a polícia ainda não resolveu um crime. Em conta-gotas, a série deixa escapar uma peça do quebra-cabeças que o espectador sabe que somente se concluirá no último episódio. Essa contagem regressiva sempre entra em cena quando a trama parece caminhar com certa lentidão, para que o interesse não se esvaeça.

Assim, a cada episódio se desvenda algum detalhe surpreendente sobre o microcosmo da sociedade de classe alta da cidade de Monterey, na Califórnia. É como se quisesse quebrar a aparente perfeição do local e das pessoas, como fez David Lynch em “Twin Peaks” e “Veludo Azul”. A abertura com belas paisagens do Big Sur imediatamente evoca esse paraíso aparente.

O protagonismo é das mulheres, tanto que os nomes mais expressivos do elenco são de atrizes e não de atores. O foco recai sobre cinco delas, interpretadas por Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Laura Dern e Zoë Kravitz. A vida impecável que elas transmitem para a sociedade ao redor esconde os defeitos e problemas que enfrentam nas suas vidas íntimas. Ademais, a inveja recíproca entre todas fica evidente ao longo dos episódios nos recortes de seus depoimentos sobre o crime, .

O enredo

No primeiro dia de aula do 1º ano na escola, a filha de Laura Dern acusa o recém-chegado filho de Shailene Woodley de a ter agredido. Esse é o estopim para que as desavenças entre as mães subam à tona. Então, como conectar essa inimizade com o crime não-resolvido passa a ser um desafio para os espectadores. Em paraleo, os episódios aprofundam cada vez mais os personagens, muito bem construídos.

Witherspoon vive Madeline, que se separou e casou novamente, mas ainda não superou esse trauma. Assim, sofre para criar a filha adolescente do primeiro casamento e ainda considera a nova esposa de seu ex-marido, Bonnie (Zoë Kravitz), como sendo perfeita. Aliás, esse estigma será quebrado de maneira brilhante no final do filme.

Celeste (Kidman) e Perry (Skarsgärd) formam o casal lindo e ardentemente apaixonado. Porém, ninguém sabe que eles fazem sexo de maneira perigosamente violenta.

Por outro lado, Jane (Woodley) chegou agora a Monterey porque quer se esquecer de um estrupo que originou a gestação de seu filho.

Por fim, a mandona Renata (Dern) se frusta ao não conseguir usar suas influências para ser a líder da sociedade local.

Pouco se pode revelar aqui do final de “Big Little Lies”, já que a trama é um whodunit, em que o espectador deseja descobrir quem é o culpado e, neste caso, qual foi o crime cometido. Contudo, o que se pode afirmar, sem spoilers, é que o fechamento acaba por superar a expectativa que os seis episódios anteriores criaram. Além disso, mantendo a atualidade do tema da série, erguido sobre o papel das mulheres no mundo atual. E como a união as torna mais poderosas.


Ficha técnica:

Big Little Lies (Big Little Lies, 2017) EUA, minissérie com 7 episódios. Criado por David E. Kelley. Dir: Jean-Marc Vallée. Elenco: Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Alexander Skarsgärd, Adam Scott, Zoë Kravitz, James Tupper, Jeffrey Nordling, Laura Dern, Iain Armitage, Santiago Cabrera, Darby Camp, Kelen Coleman, Kathryn Newton, Larry Bates, Kathreen Khavari, David Monahan, Chloe Coleman, Cameron Crovetti, Nicholas Crovetti, Sarah Baker, Sarah Burns, P.J. Byrne, Gia Carides, Hong Chau, Joseph Cross, Robin Weigert, Merrin Dungey, Nelly Buchet, Sarah Sokolovic.

Onde assistir:
Big Little Lies (minissérie)
Big Little Lies (minissérie)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo