O filme Sonhos de Bailarina (Bolshoi) valoriza a tradicional companhia de balé Bolshoi e o duro trajeto de seus talentosos alunos.
Propaganda russa?
Mesmo sendo uma produção russa tendo com tema principal uma instituição icônica do país, o longa metragem não soa como uma propaganda nacionalista. No entanto, é verdade que a sua fotografia prestigia as belíssimas instalações do teatro Bolshoi, com enquadramentos cuidadosamente planejados para que ele se projete na tela com imponência. E a iluminação clara, presente em todo o filme, contribui para magnificar o Bolshoi.
A beleza planejada dessa imagem, que enaltece a cultura artística russa, não incomoda o espectador, porque é colocada em segundo plano. À frente dela, prevalece a história da bailarina Yulia, a quem o filme acompanha desde que é descoberta dançando nas ruas aos dez anos, até sua estreia no palco do Bolshoi.
A direção
Em seu nono longa, o diretor Valery Todorovsky acerta ao quebrar a linearidade da narrativa de Sonhos de Bailarina. Nesse sentido, o relato do desenvolvimento da carreira de Yulia, já adulta, segue a cronologia, e é intercalado por trechos fora de ordem de diferentes momentos de seu início como aluna infantil. Essa escolha do diretor permite descobrirmos quem é Yulia gradativamente, com algumas surpresas nesse processo.
E a intenção de Sonhos de Bailarina não é retratar sacrifícios dolorosos que uma bailarina precisa encarar. Yulia precisa se esforçar muito, e sua origem humilde gera dificuldades maiores do que suas colegas enfrentam. Mas o filme não envereda pelo thriller psicológico visto em Cisne Negro, filme com tema semelhante. O único momento de suspense surge no desafio de saltar um grande vão entre o topo de dois edifícios.
Para todos os públicos
Sonhos de Bailarina não é programa exclusivo para amantes de balé. Apesar de conter vários trechos com dança, eles são curtos, com exceção do clímax final. Porém, quem aprecia essa arte se deliciará com performances autênticas, pois as atrizes principais, incluindo Margarita Simonova que faz Yulia adulta, são de fato bailarinas.
___________________________________________
Ficha técnica:
Sonhos de Bailarina (Bolshoy) 2017, Rússia, 132 min. Direção: Valery Todorovsky. Roteiro: Anastasiya Palchikova, Ilya Tilkin, Valery Todorovsky. Elenco Principal: Margarita Simonova, Anna Isaeva, Alisa Freindlich, Valentina Telichkina, Nicolas Le Riche, Ekaterina Samuilina, Anastasiya Prokofeva.
Bolshoi está na programação do 1º Festival de Cinema Russo.