O diretor David Hackl reforça em Caçada Selvagem (Daughter of the Wolf) que seus filmes privilegiam a ação em detrimento da trama. Por exemplo, esse padrão se encontra também em Instinto Assassino (Dangerous, 2021), com Scott Eastwood, e A Vida Por Um Fio (Life on the Line, 2015), com John Travolta. Por isso, não é surpresa que este seu quarto longa traga como protagonista Gina Carano, a ex-lutadora de MMA que se tornou atriz de filmes como A Toda Prova (Haywire, 2011) e Deadpool (2016), bem como da série The Mandalorian.
A trama e o desenvolvimento
A ação em Caçada Selvagem começa já durante os créditos iniciais. Em seguida, desemboca na cena em que Clair Hamilton (Gina Carano) paga o resgate de seu filho, mas os bandidos não cumprem o acordo. Aí está o maior acerto do roteiro, pois é impossível não torcer por essa mãe que tenta salvar o filho, mesmo que a personagem incorpore o clichê de ser uma militar com habilidades incomuns para combates.
O enredo funciona bem nessa sua batalha pessoal em busca do menino, mas começa a empacar quando o filme resolve humanizar os vilões. Por exemplo, Larsen (Brendah Fehr), o único sobrevivente do trio de sequestradores da primeira cena, salva sua perseguidora Clair de um afogamento. Além disso, o chefão da gangue, que tem o apelido de Pai, tem comportamento instável. Ele sequestra jovens para servirem a ele, numa relação de pai e filhos/filhas. Aliás, em certo momento, ele deixa para trás seus planos porque Clair ameaça Larsen, mas logo depois ele tenta matá-lo, o que deixa essa relação meio sem sentido.
E, por aí vai, até culminar (em termos de absurdo) na sobrevivência de Clair a uma queda de um precipício de altura vertiginosa. Por outro lado, o filme não explora justamente o que poderia render uma abordagem instigante. Como, por exemplo, uma explicação mística para os lobos não atacarem Clair. Ou, um aprofundamento psicológico do vilão, algo que o experiente ator Richard Dreyfuss tiraria de letra.
___________________________________________
Ficha técnica:
Caçada Selvagem | Daughter of the Wolf | 2019 | 1h28 | Canadá | Direção: David Hackl | Roteiro: Nika Agiashvili | Elenco: Gina Carano, Brendan Fehr, Richard Dreyfuss, Sydelle Noel, Stew McLean, Joshua Murdoch, Anton Gillis-Adelman.