Contágio em Alto-Mar (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Contágio em Alto-Mar

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Em Contágio em Alto-Mar, um pequeno barco pesqueiro enfrenta uma misteriosa espécie parasita.

O enredo

A trama acompanha Siobhán, uma jovem cientista que embarca numa traineira a fim de coletar dados sobre anomalias em seres aquáticos, para sua tese de doutorado. No barco, os seis tripulantes a olham com desconfiança, principalmente porque acreditam que ter a bordo uma ruiva, tal como ela, é sinal de azar.

Mas, no fundo, o motivo da antipatia é que ela é inexperiente no mar e possui uma educação muito superior à deles. Nesse sentido, a exceção é o engenheiro Omid, o responsável pelas máquinas. De qualquer forma, ela embarca porque os donos do pesqueiro precisam do dinheiro que ela está pagando.

De repente, um parasita desconhecido gruda no casco do barco. E, na forma de larvas microscópicas, ele começa a infectar os tripulantes. Então, os conhecimentos de Siobhán se tornam fundamentais para a sobrevivência de todos.

Clima

Contágio em Alto-Mar constrói um instigante clima de mistério. E isso é impulsionado pela forte personagem principal que o investiga explorando os seus saberes. Conforme o enredo se desenvolve, mais evidente se configura o perigo que esse parasita representa.

Porém, essa construção é gradual, sem pressa, e num tom equilibrado. Com isso, o filme se mantém dentro do gênero suspense, com apenas um ou outro trecho de gore que o aproxima do terror.

Mesmo no clímax final, paira uma sensação de serenidade que se ajusta à maturidade da protagonista. Ou seja, consciente em cumprir seu dever de impedir que esse contágio se alastre para a população continental.

Tema

O filme ressalta, pelo menos, dois temas universais de extrema relevância, ambos conectados com sua protagonista. Não por acaso, Siobhán é jovem e com conhecimentos científicos elevados.

Assim, o primeiro tema a se destacar é a prevalência da ciência sobre as superstições e os costumes. Nesse sentido, o filme reiteradamente demonstra que as ideias de Siobhán são muito mais sensatas do que as dos brutos tripulantes da embarcação. Aos poucos, ela ganha o respeito do grupo, apesar de alguns serem muito resistentes.

O segundo tema é o dilema que Siobhán levanta em relação ao interesse coletivo estar à frente do individual. Enquanto os tripulantes desejam chegar ao porto o mais rápido possível, ela insiste que eles devem aguardar o prazo de quarentena. Dessa forma, podem se certificar que não estão contaminados.

Diante da resistência imutável do grupo, ela toma a decisão de sabotar o barco. Sua pureza de espírito se confirma na cena final, quando a personagem não mede nenhum sacrifício para evitar uma contaminação massiva. Aliás, vale ainda apontar que todo o incidente aconteceu por um ato egoísta e ganancioso do capitão.

Direção e elenco

Apesar de Contágio em Alto-Mar ser uma coprodução, o filme apresenta características predominantemente irlandesas. Afinal, a sua diretora e roteirista nasceu na Irlanda, e o nome da protagonista e do próprio barco são do idioma gaélico.

A embarcação se chama “Niamh Cinn Oir”, que significa “Niamh do Cabelo Dourado”, e se trata de uma história da mitologia irlandesa. No filme, a lenda se conecta com o fato de a protagonista ser ruiva, e porque relata uma maldição ao voltar para a terra natal. Além disso, talvez se refira à falecida filha do casal de donos do barco, homenageada também na escultura da sua proa.

A diretora e roteirista do filme é a irlandesa Neasa Hardiman. Este apenas é o seu segundo longa ficcional, numa carreira que começou em 1997. Na verdade, ela dirige com mais frequência episódios de séries, como, por exemplo, Casualty e Jessica Jones.

Já a atriz que faz a protagonista nasceu em Londres, em 1993. Hermione Corfield tem atuado como protagonista em filmes como Escola da Morte (2018) e Born a King (2019), entre outros. Antes, tinha feito vários pequenos papeis em filmes de grande produção. Por exemplo, Missão: Impossível – Nação Secreta (2015) e Star Wars: Os Últimos Jedi (2017).

O filme não apela para truques como sustos, trilha sonora predominante, ou violência gratuita. Como resultado, Contágio em Alto-Mar é um consistente suspense que ainda toca em temas essenciais.

___________________________________________

Ficha técnica:

Contágio em Alto-Mar | Sea Fever | 2019 | Irlanda/Reino Unido/Suécia/Bélgica | 95 min | Direção e roteiro: Neasa Hardiman | Elenco: Hermione Corfield, Jack Hickey, Dougray Scott, Connie Nielsen, Ardalan Esmaili. | Distribuição: Elite Filmes.

Estreia no Cinema Virtual.

Trailer:

Assista ao trailer aqui.

Onde assistir:
Contágio em Alto-Mar (filme)
Contágio em Alto-Mar (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo