Curso online: As Máscaras de Fellini
O Espaço Itaú de Cinema apresenta um novo curso, agora adaptado para ser ministrado online, devido à pandemia do Covid-19. O curso As Máscaras de Fellini, com Cássio Starling Carlos, acontece de 19/05 a 13/06/2020 e as inscrições estão abertas.
Seguem informações sobre o curso.
O sonho, a magia, o circo, a memória, o grotesco e o carnavalesco são as faces mais evidentes da obra de Federico Fellini.
O diretor italiano, cujo centenário de nascimento está sendo celebrado em 2020, ajudou a definir o conceito de “autor” no cinema por meio de uma estética que funde o realismo e o imaginário. Seu cinema em primeira pessoa ultrapassa os limites do narcisismo ao combinar aspectos da miséria e da comédia humanas com aspectos da cultura popular, construindo uma obra, cujas imagens encantam os sentidos e nos fazem pensar.
O curso “As Máscaras de Fellini” é uma oportunidade para quem tem interesse em se aprofundar nas múltiplas camadas da obra do diretor e descobrir aspectos encobertos pela uniformidade do termo “felliniano”.
As aulas serão oferecidas online, por meio de “lives”, permitindo a interação de todos em tempo real. Entre as aulas expositivas teremos encontros virtuais para discutir filmes, trocar percepções e identificar afinidades. Desse modo, o curso será também uma oportunidade para sairmos do isolamento.
Programa
Aula 1 (19 de maio – terça-feira): Caricatura e espetáculo
A definição do universo de Fellini em seus trabalhos como desenhista, jornalista e roteirista. Mulheres e Luzes (1951) e Abismo de um Sonho (1952). Poder da ilusão e crítica da manipulação. O modo narrativo fragmentado e suas relações com outros meios.
Aula 2 (23 de maio – sábado): Neorrealismo e transfiguração do real
A estética italiana do pós-guerra como ponto de partida da primeira fase da obra. Como Fellini absorve e ultrapassa a matriz neorrealista? Crítica social e desilusão, comédia e melancolia: de Os Boas Vidas (1953) a Noites de Cabíria (1957).
Aula 3 (26 de maio – terça-feira): Giulietta Masina: musa e clown, atriz e personagem
A importância da protagonista da vida e da obra do diretor, fragilidade e resiliência. Melina, Gelsomina, Cabiria, Giulietta e Amelia: Masina como alter ego de Fellini. A noção de autor expandida.
Aula 4 (30 de maio – sábado): A autoria hiperbólica
O apogeu modernista: A Doce Vida (1960) e Oito e Meio (1963). Marcello Mastroianni, ator duplo do autor. O artista devorado pela criação: Toby Dammit (1968).
Aula 5 (02 de junho – terça-feira): A morte no centro do picadeiro
Finitude e história, o passado morto-vivo: Satyricon (1969), Os Palhaços (1970) e Roma (1972).
Aula 6 (06 de junho – sábado): Fellini e Nino Rota, gênios siameses
A parceria com o compositor responsável pela construção da musicalidade felliniana. Amarcord (1973), filme transatlântico.
Aula 7 (09 de junho – terça-feira): Fellini político
O fascismo que assombra o passado e o presente. Ensaio de Orquestra (1979). Olhares ferinos sobre o machismo e o feminismo: Casanova (1976) e Cidade das Mulheres (1980).
Aula 8 (13 de junho – sábado): O adeus de Fellini
Os filmes crepusculares: E La Nave Va (1983), Ginger e Fred (1985), Entrevista (1987) e A Voz da Lua (1990).
Professor
Cássio Starling Carlos: É mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador da história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha.
Informações
Período
De 19/05 a 13/06 de 2020
Terças – das 19h às 22h e Sábados – das 15h às 18h
Terças – das 19h às 22h e Sábados – das 15h às 18h
Carga horária
24 horas em 8 encontros
Investimento
R$ 360,00 (à vista)
Alunos que já fizeram três cursos realizados pelo Escola no Cinema tem desconto de 20% para pagto à vista (R$288,00).
Vagas
20 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.
Os certificados serão entregues após término do curso.
Inscrições