Pesquisar
Close this search box.
Demolidor (série)
[seo_header]
[seo_footer]

Demolidor – Primeira Temporada

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

A primeira temporada de “Demolidor”, série da Netflix, acompanha o começo da história de Matt Murdock, tanto profissionalmente como combatendo o crime na violenta Hell’s Kitchen.

Entusiastas de filmes e séries com super-heróis poderão estranhar  o clima soturno e intimista de “Demolidor”, além de seu ritmo lento. Isso porque, nesse primeiro ano do seriado, Matt Murdock ainda não se transformou de fato no herói mascarado. Dividido psicologicamente entre fazer a justiça com suas próprias mãos ou através dos meios legais, suas crises acarretam em derrotas sumárias nas lutas contra os vilões e na dura vida como advogado iniciando seu próprio escritório.

A insistência em manter o realismo pode afastar esses fãs. Apesar da hipersensibilidade de Murdock, adquirida após o acidente que o cegou, nem o herói nem seus opositores demonstram superpoderes. O vilão supremo, Wilson Fisk, possui força acima do normal, mas sua principal arma é a capacidade política de envolver pessoas para realizar suas estratégias de conquista do poder. Há outros vilões exímios em artes marciais, porém ainda dentro da capacidade humana.

As lutas, aliás, representam um dos pontos altos do seriado. Sem uso de efeitos especiais exagerados, concentram-se na coreografia para torná-las vibrantes. O único senão é que o Demolidor parece fraco demais – no “mano a mano” não consegue derrotar Fisk ou outros lutadores. Por isso, recorre até a se armar para enfrentá-los, um recurso pouco ético e incomum para um herói.

A trama e os personagens

Mas a trama é bem amarrada e mostra como o poder de Fisk se espalha pela cidade e como Murdock, como advogado, pouco pode fazer para enfrentá-lo. Mesmo como herói (em desenvolvimento), suas chances são pequenas. A sua luta parece em vão, o que aumenta a ansiedade do espectador.

Os personagens são solidamente construídos. Murdock (Charlie Cox) sofre constantemente, porque ainda não assumiu seu alterego de herói e precisa se preparar psicológica e fisicamente. Seu famoso uniforme, por isso, somente aparece nos últimos capítulos. E, isso diminui o carisma do Demolidor. Característica essa que sobra em Fisk (Vincent D’Onofrio), cuja origem o enredo ilustra para explicar seu comportamento como vilão. Como suporte, há vários personagens secundários interessantes: os amigos de Murdock, Foggy Nelson (Elden Henson) e Karen Page (Deborah Ann Woll), o comparsa de Fisk, Wesley (Toby Leonard Moore) e a enigmática chinesa Madame Gao (Wai Ching Ho).

A primeira temporada agrada aos que fazem questão de uma história coerente, mesmo envolvendo um super-herói. Como se trata de uma preparação para o desabrochar do Demolidor, esse início pode desapontar quem espera mais estórias fantásticas. Provavelmente, a segunda temporada terá efeito contrário.


Demolidor (série)
Demolidor (série)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo