A diretora francesa Nadège Trebal estreia em longa-metragem com Doze Mil, um filme com uma peculiar abordagem impressionista.
Os personagens pertencem à classe baixa. Porém, fugindo do lugar comum do filmes com esse recorte, não é o realismo que dita o tom em Doze Mil. É até complicado definir o seu gênero cinematográfico, pois a linha narrativa central se insere no drama, mas este é retratado com cores diversas, como a comédia e o musical. Nesse sentido, a compreensão do protagonista Frank passa pela captação das impressões que provêm de suas atitudes. E, muitas delas beiram o nonsense.
O enredo
Na trama, Frank ganha a vida vendendo peças de automóveis que ele obtém de um ferro-velho, às escondidas. Porém, descobrem o seu golpe e ele fica sem trabalho. Incomodado por não trazer dinheiro para a família, ele faz uma proposta à esposa Maroussia. Em suma, ele sairá de casa e só retornara quando juntar o que ela ganha em um ano. Ou seja, os doze mil euros do título.
Durante essa jornada fora, Frank não consegue um trabalho convencional. Vive de trambiques e até ganha uns trocados fazendo uma dança para os empregados de uma fábrica. Então, descobre como ganhar dinheiro facilitando uma turma de mulheres a roubar produtos de contêineres no porto.
Quando retorna para a família, traz quase o dobro do mínimo que havia determinado. Então, Maroussia o repreende por não ter retornado antes, logo após conseguir os doze mil. Para ela, ter o marido de volta é muito mais importante que o dinheiro. Se o filme pretende passar alguma mensagem, é esta.
Impressões
Nadège Trebal opta por contar essa história através de vários trechos que, contraditoriamente, não movem a narrativa.
Primeiro, a paixão que o casal compartilha fica evidente nas longas cenas de sexo, que atingem um alto de grau de sensualidade, sem recorrer à nudez. Aliás, o trecho mais provocante é a dança dos dois ao ar livre numa praça. Com isso, o filme demonstra que Frank e Maroussia possuem um desejo ardente um pelo outro. E isso amarra a conclusão coerentemente, pois entendemos o motivo de a esposa afirmar que preferia que o marido tivesse retornado antes.
Da mesma forma, o relato das alternativas que Frank encontra para levantar o dinheiro se aproveita das sensações de várias cenas que se desviam do real. Por exemplo, quando o bando de mulheres rouba os contêineres dançando como num filme musical.
Assim, Doze Mil se destaca por essa abordagem que busca a essência para contar a sua narrativa. De fato, cineasta Nadège Trebal demonstra muito personalidade por isso. E, também por encarar sua estreia como atriz, no papel da protagonista Maroussia.
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Ficha técnica:
Doze Mil (Douze Mille) 2019, França, 111 min. Direção e roteiro: Nadège Trebal. Elenco: Arieh Worthalter, Nadège Trebal, Liv Henneguier, Françoise Lebrun e Florence Thomassin.