A estreia em longas da diretora e roteirista Lisa Cholodenko em High Art: Retratos Sublimes causou furor no circuito do cinema independente norte-americano. É um retrato autêntico do modo de vida de artistas de elite em Nova York, trazendo o lesbianismo e o uso de drogas sem sensacionalismo. Cholodenko extrai interpretações magníficas de três atrizes importantes.
Ally Sheedy parece encarnar a versão adulta de sua Allison Reynolds (ou “The Basket Case”) de Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985). Afinal, aqui ela interpreta Lucy Berliner, uma ex-fotógrafa que desistiu de sua celebrada carreira, não trabalha mais e passa seus dias com sua namorada e seus amigos se drogando no seu apartamento.
No papel da namorada Greta, um pouco mais velha, está Patricia Clarkson, que despontou em Os Intocáveis (The Untouchables, 1987) e Dirty Harry na Lista Negra (The Dead Pool, 1988). A atriz alemã Greta se encontra num estado crítico de vício em drogas, chegando até em entrar num coma durante a história.
Por fim, a personagem principal Syd é uma jovem que foi recentemente promovida para editora assistente numa revista de arte, mas que continua tendo que fazer serviços de assistente. Syd vive no apartamento embaixo de onde mora Lucy, e uma goteira acaba colocando as duas em conexão. O relacionamento passará para o profissional, pois Syd quer publicar novas fotos de Lucy na sua revista, e logo depois para o pessoal, numa paixão arrebatadora. A atriz que interpreta Syd é Radha Mitchell, que tinha na época 24 anos, neste que é seu segundo filme. Ela se tornaria conhecida como a protagonista de Melinda & Melinda (2004), e de muitos filmes de ação e terror.
Novas experiências
É Syd quem nos leva para dentro desse meio artístico, e compartilhamos sua inexperiência em relação aos hábitos de seus novos amigos. Aos poucos, ela deixa de lado o namorado machista e embarca nas drogas e na paixão por Lucy. O filme capta toda essa sua ingenuidade com sensibilidade, principalmente nas cenas de sexo, que são delicadas e sensuais. Mas, claro, existe um conflito nessa história, pois Syd deseja viver essa paixão, mas sem as drogas.
A forte personagem Lucy Berliner se inspira na fotógrafa Nan Goldin, autora de várias obras artísticos sobre corpos LGBT. O papel rendeu prêmios a Ally Sheedy no National Society of Film Critics Awards, no Los Angeles Film Critics Association Awards, e no Film Independent Spirit Awards.
A cineasta estadunidense Lisa Cholodenko continuaria a realizar filmes autorais. Assim, ela realizou: Laurel Canyon (2002), Cavedweller (2004), e o mais conhecido Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are Alright, 2010). Sem dúvida, High Art: Retratos Sublimes abriu as portas para uma carreira consistente.
___________________________________________
Ficha técnica:
High Art: Retratos Sublimes | High Art | 1998 | EUA, Canadá | Direção e roteiro: Lisa Cholodenko | Elenco: Radha Mitchell, Ally Sheedy, Patricia Clarkson, Gabriel Mann, Charis Michelsen, David Thornton.