Pesquisar
Close this search box.
Loucas em Apuros (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Loucas em Apuros

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Loucas em Apuros (Joy Ride) busca o apelo que Podres de Ricos (Crazy Rich Asians, 2018) conseguiu junto ao público americano-asiático. Por isso, Adele Lim, co-roteirista daquele filme, aqui não só repete sua função como assume também a direção. E, novamente, o elenco é majoritariamente Asian-American, mas desta vez com protagonistas não tão famosos. Além disso, Seth Rogen aparece como um dos produtores, e a sua presença talvez explique o conteúdo sexual da maior parte das piadas dessa comédia. Por exemplo, aquelas que envolvem a tatuagem de uma das personagens. Essa apelação para a baixaria, porém, não tem intenção de chocar, e sim de fazer rir. No geral, o humor é espalhafatoso, daí a predominância do uso de cores fortes durante todo o filme, e do ritmo ágil das cenas curtas. Como traz uma piada atrás da outra, não importa que todas funcionem – levando em conta, ainda, que a mesma piada pode ser engraçada para um espectador e para outro não.  

O tema do filme é a amizade, mas acima disso está o fortalecimento dos elos étnicos daqueles descendentes de imigrantes de outros países que foram morar nos EUA. Nesse sentido, há uma crítica à americanização dos, no caso, asiáticos que acabam assumindo costumes do país onde moram e esquecem suas raízes. No entanto, o próprio enredo justifica esse fenômeno. É uma forma de defesa, de tentar se integrar a uma sociedade que a enxerga como estrangeria. Isso fica claro quando uma das protagonistas declara, ao chegar na China, que, pela primeira vez, ela não é vista pelos outros como, primordialmente, uma asiática. Junto a isso tudo, o longa ainda abre espaço para o empoderamento feminino. Trazendo quatro protagonistas mulheres, desta vez rola uma objetificação dos homens. Os personagens masculinos são belos e musculosos, mas totalmente superficiais.

A comédia em primeiro lugar

Contudo, o enredo em si tem suas fragilidades. Não esconde que segue uma fórmula, inclusive com a previsível crise entre as amigas e um inegável apelo sentimental. Até mesmo as protagonistas se aproximam do caricato. A principal delas, Audrey (Ashley Park), é uma asiática adotada por um casal americano e que agora é uma advogada em ascensão. Sua amiga de infância Lolo (Sherry Cola) é uma artista obcecada por sexo. Já a amiga da faculdade, Kat (Stephanie Hsu), se tornou uma atriz de novela famosa na China, onde nasceu e mora. Por fim, tem também a Olho de Peixe (Sabrina Wu), uma nerd que só tem amigos virtuais. Ou seja, cada uma bem definida em uma caixinha de características.

Mas isso tudo é secundário. O primordial para os realizadores é entregar uma comédia engraçada. Pelo menos, é essa abordagem que leva a piadas que beiram o nonsense. Não adianta, por isso, tentar buscar explicações racionais para episódios como o da traficante de drogas, ou o da tentativa de passar pela imigração. A atenção se concentra nas piadas, e a maioria delas funciona.

Em suma, Loucas em Apuros mira o público de Podres de Ricos munido com enredo e produção mais simples. Voando mais baixo, atinge o seu alvo.

___________________________________________

Ficha técnica:

Loucas em Apuros | Joy Ride | 2023 | 95 min | Reino Unido, EUA | Direção: Adele Lim | Roteiro: Cherry Chevapravatdumrong, Teresa Hsiao | Elenco: Ashley Park, Sherry Cola, Stephanie Hsu, Sabrina Wu, Ronny Chieng, Meredith Hagner, David Denman, Annie Mumolo, Timothy Simons, Daniel Dae Kim.

Distribuição: Paris Filmes.

Trailer aqui.

Onde assistir:
Loucas em Apuros (filme)
Loucas em Apuros (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo