Pesquisar
Close this search box.
Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko

Avaliação:
7.5/10

7.5/10

Crítica | Ficha técnica

Sobre a série:

A série Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko tem como base a história em quadrinhos “Maiko in Kyoto: From the Maiko House”, de Aiko Koyama. Publicada pela primeira vez na revista Weekly Shonen Sunday, em 2016, a HQ ganhou o 65ª Shogakukan Manga Award. Além disso, se tornou best-seller com mais de 1,8 milhões de cópias vendidas.

A história se passa no distrito de gueixas de Kyoto. Lá, a protagonista Kiyo se torna uma makanai (cozinheira) de uma casa onde as maikos (aprendizes de gueixa) moram juntas. Assim, a série retrata a vida cotidiana de Kiyo e da maiko Sumire, sua amiga de infância. Elas se mudam de Aomori para Kyoto. Assim, passam a viver em meio a um mundo vibrante de gueixas, de cortesãs maikos e de deliciosas comidas.

A série é uma produção em conjunto entre a Netflix, a Story Inc. e a BUN-BUKU Inc.. O diretor Hirokazu Koreeda atua como showrunner e roteirista dessa série dramática com nove episódios.

Esta é a primeira produção da Netflix com Hirokazu, cineasta aclamado pela crítica. O cineasta ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo seu filme Assunto de Família, em 2018. Foi o primeiro diretor japonês em 21 anos a alcançar tal feito. Ele é o diretor, também, de O Que Eu Mais Desejo (2011), Pais e Filhos (2013), Nossa Irmã Mais Nova (2015) e O Terceiro Assassinato (2017).

A série Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko estreia dia 12 de janeiro de 2023 na Netflix.

___________________________________________

Sinopse

Depois de se formar no colégio, Kiyo, de 16 anos, deixa a sua cidade natal, Aomori, rumo a Kyoto com sua amiga Sumire. Ela sonha em se tornar maiko (aprendiz de gueixa). No entanto, logo a informam que não tem perfil para ser uma maiko.

Mas, quando está prestes a regressar para Aomori, suas habilidades como cozinheira são notadas. Com isso, ela acaba sendo contratada como makanai, uma cozinheira que trabalha na casa onde as maikos moram juntas. Durante esse tempo, Sumire rapidamente se torna uma bela maiko e fica famosa nas ruas da tradicional cidade de Gion. Dessa forma, os dias divertidos e deliciosos de uma makanai com uma maiko se iniciam.

___________________________________________

Crítica

Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko reproduz o tom leve das novelas japonesas, transmitidas pela rede de TV NHK em episódios diários de apenas quinze minutos. Assim, traz momentos de humor, de drama, num agridoce bem equilibrado.

O enredo valoriza a cultura japonesa, e oferece ao público internacional conhecimento sobre a tradição das gueixas. O foco aqui é nas maikos, as aprendizes. Acompanha um ano de treinamento de uma das protagonistas, num processo que demanda dedicação e, também, um talento natural. A abordagem da série é reverencial, e quer deixar evidente que esse trabalho se equipara a uma arte. Nesse sentido, o capítulo final consagra a oficialização da personagem Sumire como maiko, sendo fotografada por jornalistas como uma respeitada celebridade.

Além disso, a série trata do tema da amizade entre Sumire e Kiyo, que saem de sua pequena cidade para esse treinamento para maikos em Kyoto. Mas Kiyo não tem aptidão para o ofício, e surge aí outro tema importante da trama, que levanta a mensagem de que você deve encontrar a sua paixão e se dedicar a ela. No caso, Kiyo se encontra como cozinheira dessa escola, e se sente realizada com isso.

O grande ponto que desperta atenção é o fato de ser uma história contemporânea. Ou seja, revela como o Japão preserva essa tradição que se iniciou há 300 anos.

___________________________________________

Ficha técnica:

Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko | Maiko-san Chino makanai-san / The Makanai: Cooking for the Maiko House | 2023 | 9 episódios | Showrunner/Roteirista-chefe/Diretor: Hirokazu Koreeda | Elenco: Nana Mori, Natsuki Deguchi, Mayu Matsuoka, Ai Hashimoto, Keiko Matsuzaka, Takako Tokiwa, Aju Makita.

Onde assistir:
Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko (série)
Makanai: Cozinhando para a Casa Maiko (série)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo