Os filmes Meu Malvado Favorito e Minions se confundem. O primeiro Meu Malvado Favorito surgiu em 2010, e seu sucesso logo levou à sequência de 2013. Então, saiu o spin-off Minions (2015), que só veio a ter uma continuação em 2022 (Minions 2: A Origem de Gru), muito ligada ao protagonista de Meu Malvado Favorito. Este, por sinal, teve mais dois filmes – o terceiro em 2017 e, agora, Meu Malvado Favorito 4. Na bilheteria, os dois filmes dos Minions obtiveram as melhores estreias (fonte: Box Office Mojo).
Enfim, são seis filmes nessa franquia que demonstrou bastante sinergia até agora. A aposta inicial foi quebrar o paradigma dos filmes infantis e colocar como protagonista um criminoso. Os educadores com certeza torceram o nariz, mas o lançamento emplacou. Na trama, o vilão Gru sequestra três meninas, mas acaba cedendo ao amor que nasce desse relacionamento. Já os Minions são criaturas que nasceram para serem peões de malfeitores e alguns deles acabam como ajudantes do Gru. As suas histórias se misturam, mas as narrativas possuem diferenças. As narrativas de Meu Malvado Favorito envolvem planos de roubos mirabolantes, enquanto as de Minions apresentam uma liberdade maior, se aproximando de esquetes malucos no estilo Looney Tunes.
Meu Malvado Favorito 4
Em Meu Malvado Favorito 4, essa mistura não deu liga. A linha de ação principal não traz novidades (além da chegada de um bebê à família de Gru) e desperta pouco interesse. Gru prende seu rival Maxime Le Mal, mas esse sujeito, um homem-barata, foge das grades e quer vingança. Então, uma organização chamada Liga dos Vilões esconde Gru em uma cidadezinha. Lá, ele é forçado por Poppy, a menina filha do seu vizinho, a praticar um roubo. Porém, isso acaba estragando o seu disfarce e Maxime o encontra para a desforra.
No meio dessa aventura, surgem esquetes pouco inspirados dos Minions. Desta vez, as criaturas amarelas pouco contribuem para a história. Quatro deles até ganham superpoderes, mas nem ajudam o Gru no momento de maior perigo. Só servem mesmo para ilustrar os créditos finais.
Mas a produção, da Illumination, continua sendo de ponta. Na direção, continua o experiente Chris Renaud, ao lado do iniciante Patrick Delage. O ritmo é ágil, inclui números musicais e piadas a rodo. Pode agradar, principalmente, ao público mais infantil, mas está abaixo dos melhores momentos da franquia.
___________________________________________
Ficha técnica:
Meu Malvado Favorito 4 | Despicable Me 4 | 2024 | 95 min | EUA | Diretor: Chris Renaud, Patrick Delage | Roteiro: Mike White, Ken Daurio | Vozes (versão original): Steve Carell, Kristen Wiig, Will Ferrell, Pierre Coffin, Joey King, Sofia Vergara, Stephen Colbert, Miranda Cosgrove, Chloe Fineman, Steve Coogan, Chris Renaud, Dana Gaier, Madison Polan.
Distribuição: Universal Pictures.
Trailer: