Entre os dias 22 e 26 de agosto, a Mostra Horizonte de Cinema Nacional apresenta sua programação online e gratuita com dez filmes clássicos brasileiros. E com um diferencial importante: a mostra disponibiliza as obras com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e cegas (Audiodescrição) e pessoas com deficiência auditiva e surdas (LIBRAS e Legendas Descritivas).
A seleção de filmes resgata filmes que marcaram o cinema nacional. São eles: “O Auto da Compadecida” (2000), “Carandiru: o Filme” (2003), “Estômago” (2007), “O que é isso, Companheiro?” (1997), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “A Marvada Carne” (1985), “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980), “Jeca Tatu” (1959), “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (1964) e “O Menino e o Mundo” (2013).
Confira a programação completa no site oficial da mostra.
Curadoria e coordenação
A Mostra Horizonte de Cinema Nacional conta com a curadoria do ator, escritor e dramaturgo e pessoa com deficiência visual Edgar Jacques. A realização é da ETC Filmes com apoio da HandTalk.
“Eu acho que a coisa mais importante da Mostra é a perspectiva que a gente pode oferecer para pessoas com deficiência sobre aquilo que o cinema brasileiro já produziu. Eu imagino que as pessoas com deficiência não tiveram até hoje a chance de olhar para a nossa história pela perspectiva do cinema. Quando me chamaram para fazer a curadoria, pensei: vou perguntar para as pessoas o que no cinema nacional mais as atrai e fui entendendo quais eram as obras que faziam sentido para elas. Então, fui conciliando aquilo que fazia sentido para as pessoas e o que fazia sentido para o cinema nacional. Foi uma experiência enriquecedora e eu sou muito agradecido por ter passado por ela”, explica Edgar Jacques.
“É triste pensar que nem todos têm acesso à história do cinema brasileiro e, portanto, à cultura nacional. Para entender quais filmes seriam relevantes para essa primeira edição da Mostra, convidamos o Edgar para fazer a curadoria. Além disso, vamos estender o debate a outras pessoas e instituições de pessoas com deficiência”, afirma Thais Ortega, coordenadora de acessibilidade da Mostra Horizonte.
Como assistir
As exibições acontecem em dois horários por dia através do site oficial da Mostra. Todas as sessões poderão ser vistas por pessoas com e/ou sem deficiência juntas, usando ou não os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva ou LIBRAS) de sua preferência.
Para assistir aos filmes, será necessário realizar o seu cadastro no site da plataforma. Então, entrar nele no dia e horário do filme, que será exibido ao vivo.