Em dezembro de 2022, a MUBI apresenta dois filmes de Gaspar Noé, que recentemente lançou o longa Vortex (2021). A curadoria da plataforma escolheu os ousados Climax (2018) e Viagem Alucinante (Enter the Void, 2009) para apresentar o trabalho do cineasta argentino.
Dentro da produção contemporânea, chegam à MUBI outros filmes contundentes. Entre eles, The Hole in the Fence (El hoyo en la cerca, 2021, foto/divulgação), do jovem cineasta mexicano Joaquin del Paso. É um drama psicológico aterrorizante com uma história ambiciosa, que mistura drama com horror social e oferece uma imagem inquietante da sociedade. Tem também, o longa com a célebre cena da felação Rainha de Copas (Dronningen, 2019), de May el-Toukhy.
Além disso, filmes que dividem opiniões e que merecem uma revisão. São ele: o talvez supervalorizado A Ilha de Bergman (Bergman Island, 2021), de Mia Hansen-Løve; a derrapada de David Cronenberg em Mapa para as Estrelas (Maps to the Stars, 2014); e o duvidoso À Procura (The Captive, 2014), de Atom Egoyan.
Oldies
Já entre os filmes antigos, destacam-se dois da fase inglesa de Alfred Hitchcock. Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929) é considerado o primeiro filme sonoro produzido no Reino Unido (e também o primeiro filme sonoro da carreira do autor). E Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940) teve seis indicações ao Oscar, inclusive de melhor filme.
Em dezembro, chega à MUBI, em versão restaurada em 4K, o cult Um Dia, Um Gato (Az prijde kocour, 1963), do diretor tcheco Vojtěch Jasný. A obra ganhou três prêmios em Cannes, incluindo o especial do júri.
Por fim, os cinéfilos fãs de filmes policiais se deliciarão com as perseguições de Caçador de Morte (The Driver, 1978), de Walter Hill.