Pesquisar
Close this search box.
O Cristal Encantado: A Era da Resistência
[seo_header]
[seo_footer]

O Cristal Encantado: A Era da Resistência

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

A série O Cristal Encantado: A Era da Resistência leva o espectador de volta ao mundo do filme original de 1982, uma criação de Jim Henson e Frank Oz.

Os personagens não são os mesmos, mas ainda os protagonistas são os adoráveis Gelflings e os horrendos Skeksis. A estória se passa numa época anterior à estória do longa-metragem.

Os Skeksis estão em posse do Cristal da Verdade e dominam esse mundo. Assim, exigem do povo Gelfling que paguem impostos, repassando ao rei e à rainha deles uma pequena parte do que recolhem. Então, um Gelfling descobre, no primeiro episódio, que há um segredo monstruoso sobre a fonte de poder dos Skeksis.

Acima de tudo, uma questão primordial desse reboot era manter o charme de usar fantoches para viver os personagens, mesmo com as facilidades da tecnologia atual de computação gráfica. Logo, a série preserva os bonecos e evita uma banalização que descartaria qualquer possibilidade de êxito dessa nova série. Por exemplo, é um erro que a série animada de Trolls comete, ignorando a textura dos personagens de feltro do longa-metragem original.

Trama fraca

A trama, porém, não ajuda. Demora para acontecer alguma ação no primeiro episódio. Além disso, no prólogo, uma longa e complicada narração contextualiza a estória. E, mesmo quando a ação começa, ela não empolga. Na verdade, havia a preocupação em manter os bonecos nas filmagens, mas isso atrapalha nos trechos com maior movimentação.

Ademais, apesar do cuidado em criar bonecos detalhadíssimos, o que até torna os Skeksis ainda mais repulsivos, não é fácil distinguir quem é quem. Os Skeksis são todos parecidos entre si e o mesmo se passa com os Gelflings. Sim, é verdade que é possível identificá-los por alguns detalhes específicos, mas isso não vem tão fácil para o espectador. Parte da culpa disso está na falha na construção dos personagens em si. Por isso, eles não geram muita empatia.

Ainda assim, O Cristal Encantado: A Era da Resistência agradará aos saudosos fãs do filme original, que embarcarão em uma viagem nostálgica a esse mundo de fantasia. Porém, dificilmente essa série agradará aos espectadores mais jovens. Afinal, eles se acostumaram com recursos mais modernos de animação e, provavelmente, estranharão esse uso de bonecos de fantoche.


Ficha técnica:

O Cristal Encantado: A Era da Resistência (The Dark Crystal: Age of Resistance, 2019) Reino Unido/EUA. 10 episódios de 1h cada. Criado por Jeffrey Addiss, Will Matthews. Elenco: Anya Taylor-Joy, Simon Pegg, Benedict Wong, Mark Hamill, Awkafina, Lena Headley, Alice Dinnean, Dave Chapman, Jason Isaacs, Neil Sterenberg, Beccy Henderson, Nathalie Emmanuel, Taron Egerton, Kevin Clash, Victor Yerrid.

Netflix

Onde assistir:
O Cristal Encantado: Era da Resistência
O Cristal Encantado: A Era da Resistência
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo