Pesquisar
Close this search box.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
[seo_header]
[seo_footer]

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é o sexto filme da franquia iniciada em 1984. O atrativo agora é o retorno de Linda Hamilton, atriz que interpretou a heroína Sarah Connor nos dois primeiros longas metragens. O icônico Arnold Schwarzenegger já havia retornado em O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015).

A sequência inicial é a mais impressionante, pois coloca Linda Hamilton, Arnold Schwarzenegger e Edward Furlong (revivendo John Connor, filho de Sarah) em cena. Os três atores foram rejuvenescidos com efeitos de computador com resultados perfeitos. Mas não só pelos efeitos esse trecho se destaca, porque choca também pela morte de John Connor. Ele seria o futuro líder da resistência contra a Skynet, o sistema que criou as máquinas que dominaram o mundo no futuro. A explicação para este ato não está nesse filme, mas no anterior, que mostra John Connor como vilão.

Rev-9

E essa eliminação de John Connor permite o desenvolvimento dessa nova estória, que representa uma variação das aventuras da franquia. Sarah Connor conseguiu evitar o futuro distópico dominado pela Skynet, mas uma nova tecnologia causará um novo futuro sombrio. Mais uma vez, um exterminador novo, agora o modelo Rev-9, volta do futuro para eliminar alguém que se tornará uma ameaça ao domínio das máquinas. Como contraponto, chega também Grace, uma ciborgue, pessoa com poderes aumentados, para poder defender a vítima em potencial. Grace será ajudada por Sarah Connor e pelo Exterminador modelo T-800, aquele da versão Schwarzenneger.  Porém, mesmo os três juntos não superam o Rev-9, que até consegue se dividir em duas partes autônomas.

A fórmula básica do enredo já parece esgotada. Desta vez, como a Skynet foi eliminada em O Exterminador do Futuro: Gênesis, forçaram uma nova ameaça. A aposta de engajamento do espectador recai mesmo sobre a presença de Linda Hamilton, com direito a entrada triunfal no filme, surgindo poderosa com arma em punho para salvar a garota Dani Ramos. Sua personagem Sarah Connor é a mais forte do filme, liderando as ações do T-800 e da Grace. E, ainda servindo como mentor de Dani.

Heroína feminina

Junto com Ripley, de Alien: O Oitavo Passageiro (1979), Sarah Connor apareceu como uma das precursoras das heroínas femininas que assumem o protagonismo de filmes de ação. Hoje, isso já é mais comum e se tornou até um atrativo comercial – como exemplos notórios, destacamos Rey, de Star Wars, e Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes. Logicamente, a volta de Linda Hamilton contribui para reforçar essa tendência que se perdera nos últimos filmes da franquia.

Outro apelo para atrair mais público muito usado nos últimos anos tende a privilegiar uma etnia. Em O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, o alvo são os latinos, que representam 18% da população dos EUA. Por isso, colocaram a personagem latina Dani Ramos, plantando já a semente para uma provável sequência. Isso ainda se soma ao empoderamento feminino atual, pois, como claramente diz Grace, ela veio para salvar a nova líder da resistência e não apenas a mãe do líder, como era no filme de 1984.

T-800

Em contraste à apresentação épica de Sara Connor, o T-800 de Schwarzenegger entra no filme como um pacato pai de família. É assim que ele vive hoje, escondendo sua real identidade. Essa sequência, ao contrário de heroica, é cômica, fazendo humor com a improvável adaptação do truculento androide nesse ambiente doméstico.

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio possui muitas cenas de ação, mas nem todas empolgam. A perseguição de carro na parte inicial e o confronto derradeiro se sobressaem, mas a sequência embaixo da água é confusa, e constituem parte de uma luta longa demais. É difícil sustentar a tensão do espectador durante tanto tempo.

O filme é apenas o segundo trabalho na direção de Tim Miller, que fez antes o elogiado Deadpool (2016), o que explica a inédita presença de humor na franquia O Exterminador do Futuro. Comparando os dois filmes, o mercenário da Marvel sai ganhando fácil.

 

Ficha técnica:

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Terminator: Dark Fate, 2019) China/EUA. 128 min. Dir: Tim Miller. Rot: David S. Goyer, Justin Rhodes, Billy Ray. Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Mackenzie Davis, Natalia Reyes, Edward Furlong, Gabriel Luna, Tom Hopper, Enrique Arce, Brett Azar.

Fox Film

Trailer de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio:

Assista: entrevista com Mackenzie Davis, Natalia Reyes e Gabriel Luna.

Assista: entrevista com Linda Hamilton na Comic-Con 2019

Onde assistir:
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo