Os Novos Mutantes (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Os Novos Mutantes

Avaliação:
4.5/10

4.5/10

Crítica | Ficha técnica

Os Novos Mutantes (The New Mutants) é uma produção da 20th Century Studios e da Marvel Entertainment, entre outras, realizada sob o guarda-chuvas da Disney. Esses super-heróis adolescentes são um spin-off dos X-Men, e surgiram numa HQ nos anos 1980.

Mas, no filme, o grupo Os Novos Mutantes ainda não existe. A trama apresenta a indígena Dani Moonstar (Blu Hunt), que um dia se tornará a Miragem, como a nova residente de uma instituição para mutantes, gerenciada pela Drª Cecília Reyes (a atriz brasileira Alice Braga). Lá, Dani conhece os futuros membros do grupo.

Cada um possui personalidade e origem distintas dos demais. A russa Illyana Rasputin (Anya Taylor-Joy) é a mais invocada e a que melhor consegue controlar seus poderes (que a transformarão posteriormente na Magia). Mas quem ganha em termos de autoconfiança é Roberto da Costa, um herdeiro da elite da sociedade brasileira, que se tornará um dia o Mancha Solar. Mantendo a fidelidade, quem vive esse personagem é o ator brasileiro Henrique Zaga (no filme creditado como Henry Zaga). O oposto desses dois é o inseguro Sam Guthrie (Charlie Heaton), nascido no interior dos Estados Unidos, que virá a encarnar o Míssil. Por fim, fecha o grupo a escocesa Rahne Sinclair (Maisie Williams), caçula do time, que sofreu perseguição da igreja católica no passado. Ela se tornará a Lupina que, como o nome indica, tem poderes de loba.

Segundo a Drª Cecília Reyes, a instituição pretende preparar cada um deles para usarem seus poderes. A princípio, os jovens acreditam e até sonham em um dia se unirem aos X-Men. Mas, logo eles descobrirão a verdade por trás dessa fachada.

A direção

O diretor Josh Boone realizou antes dois longas-metragens românticos, até que bons. São eles: Ligados pelo Amor (Stuck in Love, 2012) e A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014). Mas, Os Novos Mutantes evidencia sua falta de experiência nas cenas de ação, muito fracas no filme, inclusive na conclusão quando o grupo enfrenta o Urso Demônio. Segundo declarações de Boone (vide site IMDb), ele pretendia tornar o filme mais sinistro, mas os produtores não deixaram. É engraçado que o filme traz cenas do episódio mais aterrorizador da série Buffy, a Caça-Vampiros, e monstros horrendos que se parecem com os desse episódio. No entanto, como na série, o horror fica mais na expectativa do que na tela.

O que incomoda, também, é o desequilíbrio de protagonismo entre os membros do grupo. Apesar de a trama seguir os passos de Dani Moonstar, é Illyana Rasputin quem mais põe a mão na massa nas cenas de ação. Claro, existe a justificativa de que ela é a que, nesse ponto da história do grupo Os Novos Mutantes, domina melhor seus poderes. Porém, os outros ficam numa posição tão secundária que isso acaba por jogar ao chão todo o desenvolvimento dramático dos dois primeiros terços do enredo, quando eles estão se conhecendo e aparando as diferenças.

Enfim, apesar do elenco repleto de nomes em ascensão, e ainda o charme especial (para nós) de contar com dois atores brasileiros em um filme de super-heróis, Os Novos Mutantes não empolga. Ou seja, os fãs já podem perder as esperanças de uma continuação, pois dificilmente a implacável Disney aprovará. Pelo menos, não com esses talentos.

___________________________________________

Ficha técnica:

Os Novos Mutantes | The New Mutants | 2020 | 94 min | EUA | Direção: Josh Boone | Roteiro: Josh Boone, Knate Lee | Elenco: Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Alice Braga, Blu Hunt, Henrique Zaga.

Disitribuição: Walt Disney Studios.

Onde assistir:
Os Novos Mutantes (filme)
Os Novos Mutantes (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo