John Lee Hancock se destacou inicialmente como roteirista. Entre outros, escreveu os roteiros de Um Mundo Perfeito (A Perfect World, 1993) e Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (Midnight in the Garden of Good and Evil, 1997). Ambos viraram ótimos filmes dirigidos por Clint Eastwood. Em paralelo, Hancock também é diretor, e realizou trabalhos acima da média em Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009), que rendeu o Oscar de melhor atriz para Sandra Bullock, e Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks, 2013). Em Os Pequenos Vestígios (The Little Things, 2021), Hancock assume o roteiro e a direção.
Os Pequenos Vestígios dá seguimento ao ataque ao estabelecimento (ou stablishment, como se costuma dizer) de seus filmes anteriores. Em Fome de Poder (The Founder, 2016), cutuca o capitalismo predatório da rede de fast-food McDonalds. E em Estrada Sem Lei (The Highwaymen, 2019), ele critica a idolatria dos criminosos Bonnie e Clyde, adotando a perspectiva dos policiais. Desta vez, a polícia está na sua mira.
A trama
A história se passa em 1990. Joe ‘Deke’ Deacon (Denzel Washington) é um policial de Los Angeles que se mudou para uma jurisdição mais tranquila no interior após sofre um burnout por uma investigação mal resolvida. Ao realizar uma visita ao antigo distrito onde trabalhava, para um caso em aberto, ele aceita o pedido de ajuda do novo investigador, Jim Baxter (Rami Malek). Baxter trabalha numa série de assassinato de jovens mulheres, quatro vítimas em dois meses.
O filme conduz o espectador nessa investigação, junto com os dois policiais. Enquanto o enredo entretém com as diferenças desses dois colegas em situações opostas (o clássico “jovem em ascensão x veterano decadente”), e arrepia com as violentas cenas dos crimes, tudo induz a um suspeito. Este é Albert Sparma (Jared Leto), que surge no filme olhando para Deke após ele virar as costas na oficina onde trabalha. As pistas marginais conduzem a ele, como o rosbife que ele aprecia e que estava no estômago de uma das vítimas, e o hábito de frequentar prostíbulos. Porém, logo descobrimos, ele é extremamente inteligente e parece estar sempre à frente da polícia. Mas, ele é realmente o culpado ou está doentiamente brincando com os detetives?
A investigação intriga o espectador, mas John Lee Hancock prefere arriscar e não seguir a fórmula do gênero policial. Com isso, consegue surpreender e deixar um gosto amargo na boca do público. Um amargo de comida não bem digerida, e esta opção pode desapontar parte do público. Mas, a outra parte aprovará a revelação de que as coisas são mais complexas do que aparentam ser – especialmente dentro das paredes de uma delegacia.
Spoilers adiante
Por fim, a conclusão evidencia o corporativismo entre os policiais. Há cinco anos, Deke cometeu um erro e atirou numa das vítimas, e seus colegas o acobertaram. Porém, isso não o impediu de sofrer com o remorso, com os fantasmas que continuam a atormentá-lo. E o filme os materializa em suas alucinações constantes. Enfim, o bem-intencionado Jim Baxter se torna presa fácil para os jogos mentais de Sparma, e comete um erro semelhante. Não mata uma vítima, mas um suspeito que era doente, mas não o criminoso por trás dos assassinatos em série. Deke o acoberta, mas sabe que isso não será suficiente para afastá-lo do tormento do arrependimento. Por isso, compra uma presilha vermelha e envia para Jim, para que este acredite que essa evidência foi encontrada na casa de Sparma, e que este matou a moça que está desaparecida.
Em suma, Os Pequenos Vestígios engaja como um tradicional policial investigativo. Porém, seu final surpreende com uma inesperada mudança na narrativa, que deixa a investigação de lado. É um risco para o filme, mas sair do lugar comum aqui valeu a ousadia.
___________________________________________
Ficha técnica:
Os Pequenos Vestígios (The Little Things) 2021. EUA. 128 min. Direção e roteiro: John Lee Hancock. Elenco: Denzel Washington, Rami Malek, Jared Leto, Chris Bauer, Terry Kinney, Natalie Morales, Izabel Arraiza, Sofia Vassilieva, Judith Scott, Maya Kazan, Tiffany Gonzalez, Anna McKitrick.
Distribuição: Warner.