Os Suspeitos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Os Suspeitos (2013)

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

O diretor canadense Denis Villeneuve estreia nos EUA com o envolvente suspense policial Os Suspeitos (Prisoners). Depois, manteria sua carreira em ascensão com O Homem Duplicado (Enemy, 2013), Sicario (2015), A Chegada (Arrival, 2016), Blade Runner 2049 (2017) e Duna (Dune, 2021).

Os Suspeitos é prato cheio para o espectador que gosta de desvendar o mistério da trama. No caso, é o desaparecimento de duas meninas; uma é filha de Keller (Hugh Jackman) e Grace (Maria Bello), a outra de Franklin (Terrence Howard) e Nancy (Viola Davis). À primeira vista, o principal suspeito é Alex (Paul Dano), o motorista de um velho trailer estacionado na rua das duas famílias. Porém, ao interrogá-lo, o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) descobre que o rapaz tem a mentalidade de dez anos, e o descarta como suspeito. Inconformado, Keller tentará fazer justiça com as próprias mãos, de uma maneira brutalmente surpreendente.

O filme coloca o espectador à frente de Loki, pois pode acompanhar o que Keller faz com Alex, e até o suspeito preferido do policial entrando na casa das vítimas. Apesar disso, as conexões parecem tornar o crime cada vez mais insolúvel, como o próprio detetive comenta em certo momento do enredo. Com habilidade, o diretor Denis Villeneuve constrói um labirinto (figura emblemática do filme) narrativo, inclusive com alguns caminhos sem saída. Na parte final, o labirinto até se materializa, quando Loki se espreita pelos corredores da casa do culpado.

Spoilers adiante

Comentaremos a partir daqui alguns pontos que explicam o final do filme, e os seus mistérios. Portanto, fica o alerta de que virão spoilers adiante.

O roteiro tem a audácia de conduzir não só o protagonista Loki, mas também o espectador, por um caminho que só atrapalha as investigações. Assim, insere um inusitado personagem poucas vezes visto em filmes de mistério: o culpado fake. Esse é Bob Taylor (David Dastmalchian) que, em suma, se diverte reunindo provas falsas contra si mesmo. Por isso, se expõe no local das preces e chama a atenção para que o policial o persiga. Além disso, entra na casa das vítimas para roubar peças de roupas delas para se incriminar. Esse personagem imprevisível desmonta qualquer tese investigativa, seja do detetive ou do espectador. Afinal, ele é insano, mantinha até várias cobras dentro de casa, e depois se mata quando acuado. Esse distúrbio resulta do sequestro que ele mesmo sofreu daquele sequestrador morto na casa do padre. Daí vem a conexão com o labirinto que ele desenhava obcecadamente, e que estava no pingente do sequestrador.

Mas o filme tem uma falha. Entrega o jogo ao escalar Melissa Leo no papel de Holly, a mulher que se diz tia de Alex. Como na solução do crime descobrimos que essa senhora é a esposa do sequestrador que o padre matou, ela já devia estar próxima dos setenta anos. Por isso, a atriz está com uma maquiagem envelhecedora pesada, o que deixa o espectador em alerta. Provavelmente, sua escolha visou colocar uma certa força física na personagem, para que ela não fosse frágil demais para enfrentar Keller.

Sem pontas soltas

Mais importante que isso, Os Suspeitos se destaca por ser um filme de mistério sem pontas soltas. Dessa forma, deixa aquela sensação no espectador que ele estava bem próximo da solução. Nesse sentido, quando Joy, a menina que consegue fugir do cativeiro, aponta para Keller e diz que ele estava lá, ela se refere à visita que ele fez à tia de Alex. Além disso, quando Bob Taylor desenha o labirinto, vem a conexão com o amuleto do cadáver na casa do padre, não apenas para desvendar o mistério, mas também como encontrando a saída do labirinto simboliza a solução do crime.

Por fim, Villeneuve emprega ainda outro truque para que o espectador saia do cinema com a sensação de ser esperto. Ou seja, usa aquele apito da menina, que o filme mostra na sua primeira parte, e que o roteiro reforça depois que ela está no hospital, para evidenciar que o detetive Loki encontrará o buraco onde Keller foi jogado por Holly. Como antes o filme já mostrou Keller encontrando o apito, Villeneuve pode deixar a cena do salvamento em elipse.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Os Suspeitos | Prisoners | 2013 | 153 min | EUA | Direção: Denis Villeneuve | Roteiro: Aaron Guzikowski | Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Melissa Leo, Maria Bello, Terrence Howard, Paul Dano, Dylan Minnette, Zoë Soul, Erin Gerasimovich, Kyla-Drew, David Dastmalchian.

Onde assistir:
Os Suspeitos (filme)
Os Suspeitos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo