Retrospectiva Quentin Tarantino na Cinemateca Brasileira

Quentin Tarantino atrás de uma câmera

A Cinemateca Brasileira está promovendo a Retrospectiva Quentin Tarantino para comemorar os 30 anos de Pulp Fiction: Tempo de Violência, filme que consagrou o cineasta como um dos mais importantes de sua geração. A mostra vai de 15 a 25 de fevereiro e conta com a exibição de diversos filmes icônicos do diretor.

Obras em Destaque

Durante a retrospectiva, serão exibidos filmes como:

Trajetória do Cineasta

Tarantino começou como roteirista autodidata enquanto trabalhava em uma videolocadora, onde era reconhecido por seu vasto conhecimento cinematográfico. Seu primeiro projeto como diretor, o amador My Best Friend’s Birthday, foi produzido em 1987 com amigos cineastas e colegas de trabalho. Com o sucesso de Pulp Fiction: Tempo de Violência, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994, ele se tornou um fenômeno do cinema independente americano.

Estilo e Influências

O estilo único de Tarantino é marcado por cenas de violência estilizadas, diálogos extensos e bem-humorados, além de referências à cultura pop e o uso de narrativa não-linear. Além disso, suas influências cinematográficas incluem o spaghetti western, o blaxploitation e o noir.

Programação e Ingressos

A mostra oferece programação gratuita, com distribuição de ingressos para as sessões nas salas de cinema uma hora antes. Para as sessões ao ar livre, a lotação é mediante ocupação das cadeiras. Em caso de chuva, as sessões externas serão realizadas nas salas internas.

Gostou? Então, confira a programação completa no site da Cinemateca Brasileira.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo