Pesquisar
Close this search box.
Sobre Amor. Somente Para Adultos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Sobre Amor. Somente Para Adultos

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Sobre Amor. Somente Para Adultos segue aquela linha de longas metragens com várias pequenas estórias românticas em uma cidade. A série oficial “Cities of Love”, criada por Emmanuel Benbihy, inclui Paris, Te Amo (2006), Nova York, Eu Te Amo (2008), Rio, Eu Te Amo (2014), Berlim, Eu Te Amo (2019). Este filme russo se inspira nessa ideia, mas não faz parte dessa série.

São cinco estórias do gênero comédia romântica, creditadas a vários diretores e roteiristas, que acontecem em Moscou. Além do tema, o que conecta os contos é a narrativa do personagem interpretado por John Malkovich. Ele faz um autor e palestrante especializado em relacionamentos amorosos e a sua palestra entra no início do filme e entre os episódios, indicando o tópico de cada relato. Por fim, sua própria vida amorosa compõe o epílogo.

Os episódios

Resumimos, da seguinte forma, o conteúdo dos episódios.

No primeiro, uma jovem solteira está há muitos anos sem fazer sexo. Apesar de ser atraente e receber várias cantadas, ela repele os homens, por influência da mãe. Na sua adolescência a sua mãe repressora costumava lhe dizer que os homens não prestam. No filme, a falecida mãe aparece em cena, sempre que ela tem alguma oportunidade de sair com alguém. Então, ela precisa se libertar dessa influência para se arriscar em um relacionamento.

O segundo episódio traz uma mulher que não consegue satisfazer sexualmente seu marido. Para sua surpresa, o marido propõe que eles experimentem o swing, a troca de casais, para salvarem o casamento.

Uma garota novinha tentando perder a virgindade a qualquer custo é a trama da terceira estória. Suas tentativas vão desde encontros via app a um desesperado apelo a um vizinho mulherengo.

No quarto conto, uma mulher rapta um ator russo famoso porque ela quer o esperma dele. Como o marido dela é feio, o casal quer que ela seja inseminada com o sêmen de alguém “perfeito”. Aliás, cabe aqui uma séria ressalva nesta estória, pois há um tom de homofobia quando o ator afirma que ele não é perfeito – ele alega que é gay.

Por fim, o último capítulo traz o próprio palestrante em sua vida privada. Apesar de ele pregar que é fiel em seu casamento, ele tem uma amante. Então, antes que ele tenha coragem de contar sobre seu caso, sua esposa lhe confidencia que tem um encontro marcado com um rapaz mais jovem.

Unicidade

Adicionalmente ao personagem do palestrante, o filme cria unicidade ao reutilizar os protagonistas de episódios anteriores como figurantes dos seguintes. Além disso, os episódios trazem cenas equivalentes de músicos, que provavelmente são famosos na Rússia, se apresentando. E, como destaque, há algumas rápidas montagens de cenas românticas de filmes russos.

Por outro lado, apesar de o título conter a expressão “somente para adultos”, o filme não é muito ousado. Os temas podem ser picantes, mas a abordagem é comportada, trazendo apenas seios nus e alguns vibradores. Esse tom lembra algumas películas norte-americanas dos anos 1960, quando o cinema tradicional tentava acompanhar o clima revolucionário da época. Por exemplo, é o que encontramos em Médica, Bonita e Solteira (Sex and the Single Girl, 1964), com Lauren Bacall e Natalie Wood. Reforçando essa semelhança, Sobre Amor. Somente Para Adultos usa vários efeitos gráficos para deixar seu visual moderno, como era muito utilizado nos filmes americanos daquela década.

Além disso, o filme lembra também a série Amor Moderno (Modern Love, 2019), da Amazon Studios, que consegue mais profundidade nas suas estórias.

Enfim, Sobre Amor. Somente Para Adultos não é ousado, nem inovador. Mas, no geral, é bem agradável, e acerta na decisão de colocar John Malkovich no filme.

___________________________________________

Ficha técnica:

Sobre Amor. Somente Para Adultos (Pro lyubov. Tolko dlya vzroslykh) 2017. Direção: Rezo Gigineishvili, Anna Melikyan, Pavel Ruminov, Nigina Sayfullaeva, Evgeniy Shelyakin, Aleksey Chupov, Natasha Merkulova. Roteiro: Aleksey Chupov, Aleksandr Tsypkin, Anna Melikyan, Evgeniy Shelyakin, Lyubov Mulmenko, Natasha Merkulova, Nigina Sayfullaeva, Pavel Ruminov, Roman Kantor. Elenco: John Malkovich, Anna Banshchikova, Andrey Bogatyrev, Fedor Bondarchuk, Aleksandra Bortich, Tinatin Dalakishvili, Ingeborga Dapkunaite, Marco Dinelli, Aleksandr Grashin.

Distribuição: A2 Filmes.

Trailer:
Onde assistir:
Sobre Amor. Somente Para Adultos (filme)
Sobre Amor. Somente Para Adultos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo