Pesquisar
Close this search box.
Um Amor de Vizinha (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Um Amor de Vizinha

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Em Um Amor de Vizinha (And So It Goes), Oren Little (Michael Douglas) é um viúvo sessentão, rico e grosseiro. Corretor de imóveis aposentado, vive em um apartamento em um condomínio que construiu, enquanto espera vender sua enorme casa para se mudar para o interior. Quando se vê forçado a cuidar de sua neta, sua vida muda.

Little ainda sente falta de sua esposa, principalmente porque nunca teve uma relação boa com seu filho, que se envolveu com drogas e se afastou da família. Little nem sabia que tinha uma neta, mas com a prisão de seu filho, foi forçado a cuidar dela. A princípio, tentou fugir da obrigação, empurrando-a para sua vizinha Leah (Diane Keaton). Mas a situação acabou aproximando-o das duas.

Um Amor de Vizinha é uma comédia dramática com roteiro bem construído, porém previsível desde os seus primeiros minutos. Quando tenta sair do lugar comum, a estória cai no pastiche – acena do parto é difícil de engolir. O roteirista é Mark Andrus, o autor temporão que possui créditos em apenas seis filmes, entre eles o elogiado Melhor é Impossível (As Good As It Gets, 1997). Esta nova incursão coloca dúvidas sobre se aquele longa com Jack Nicholson e Helen Hunt foi apenas um ponto fora da curva em sua carreira.

Não há dúvidas, entretanto, que os personagens são bem construídos. O par central, Little e Leah, possuem personalidades justificadas pelas estórias de suas vidas. Leah, também viúva, sente falta também de seu falecido companheiro, mas, ao contrário de buscar sua redenção na agressividade, se defende de seus sentimentos com melancolia e falta de disposição para sair de sua vidinha de cantora obscura em restaurantes pequenos.

Direção e elenco

O diretor Rob Reiner entrega aqui um trabalho agradável mas sem o brilhantismo de antigos sucessos seus, como Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro (When Harry Met Sally, 1989), Conta Comigo (Stand By Me, 1986), A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987), entre outros. Aqui ele atua também como Artie, o pianista e amigo de Leah.

E o que fortalece o filme são as interpretações dos atores. Michael Douglas nem precisa fazer força para convencer como uma pessoa rica e poderosa, vide seu papel como Gordon Gekko em Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street, 1987) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Steet: Money Never Sleeps, 2010). Diane Keaton também atua quase que naturalmente para elaborar sua Leah. Com um nostálgico bônus para quem adorou vê-la cantando em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), repetindo aqui cenas em que canta em um restaurante.

Um Amor de Vizinha é como um As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995) com humor e sem adultério.


Ficha técnica:

Um Amor de Vizinha (And So It Goes, 2014). 94 min. Direção: Rob Reiner. Roteiro: Mark Andrus. Elenco: Michael Douglas, Diane Keaton, Sterling Jerins, Rob Reiner, Sterling Jerins, Annie Parisse, Austin Lysy, Michael Terra, Scott Shepherd, Andy Karl, Frances Sternhagen, Frankie Valli, Meryl Jones Williams, David Aaron Baker, Albert Jones, Amirah Vann, Luis Augusto Figueroa, Paloma Guzmán.

Assista: Rob Reiner fala sobre “Um Amor de Vizinha”

Onde assistir:
Um Amor de Vizinha (filme)
Um Amor de Vizinha (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo