Poster do filme "Uma Ideia de Você"
[seo_header]
[seo_footer]

Uma Ideia de Você

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Uma Ideia de Você cai muito bem para o momento atual de Anne Hathaway. Após dar à luz ao seu segundo filho, em 2019, ela enfileirou uma série de papeis de mães ou mulheres maduras afastadas do sexo. Seu recente Meu Nome Era Eileen (Eileen, 2021) resgata um pouco a imagem sexy que catapultou sua carreira, como uma psicóloga autoconfiante que chama a jovem protagonista (Thomasin McKenzie) para uma dança insinuante. Mas, a trama acaba não desenvolvendo essa perspectiva. Agora, em seu novo lançamento, que estreou na Prime Video, a atriz definitivamente reassume sua sexualidade nas telas. E, novamente com um parceiro mais jovem.

A personagem principal, Solène, possui pontos em comum com a sua intérprete Anne Hathaway. Ambas estão no início dos 40 anos e, enquanto a atriz deixa de lado sua sexualidade nos filmes, a protagonista faz isso na sua vida. Solène está desencantada com o amor, pois se divorciou há três anos, quando descobriu que seu marido a traía. Desde então, ela se dedica a ser uma boa mãe para sua filha adolescente Izzy (Ella Rubin). Por obra do acaso, Solène engata um relacionamento com um dos cantores da famosa boy band que sua filha adora. Porém, o rapaz, Hayes (Nicholas Galitzine), tem 24 anos e o filme mostra, de forma ampliada porque ele é uma celebridade, como as pessoas ainda condenam a mulher que namora um homem bem mais jovem. Em tempos de redes sociais, então, os haters atacam sem dó.

Anne Hathaway mostra sua força

O tom de comédia predomina no início da história, quando o casal se conhece no festival de música de Coachella. Mas, depois fica sério. Solène e Hayes protagonizam várias cenas de sexo com alta temperatura – sem nudez ou detalhes explícitos, o que a curta duração dos vários planos que as compõe permite. Não só nesses trechos, mas em outros que mostram o corpo de Anne Hathaway na tela, há uma evidente intenção de provar que a idade e a gravidez não impedem que a atriz continue em forma – uma resposta dela para as críticas maldosas que recebeu quando voltou a filmar após a segunda gravidez.

Aliás, ninguém melhor que Hathaway para rebater a ideia de que as atrizes maduras não podem ter espaço no cinema. Afinal, ela põe no chinelo muitas atrizes jovens que estão sendo precipitadamente alçadas à categoria de estrelas. Hathaway e Solène estão poderosas. Humanizada, a personagem sofre insegurança e não tem coragem de aparecer de biquini perto das garotinhas que namoram os outros integrantes da banda. E, enquanto fragilizada, vira alvo das maldades de um colega de Hayes. Mas, dá a volta por cima, e se vinga do marido infiel.

O filme ainda tem uma conclusão esperta, meio na linha de Tarde Demais para Esquecer (An Affair to Remember, 1957). Com isso, cria um suspense para definir se o casal terminará junto ou não.

Diretor de atores

Uma Ideia de Você pertence ao cinema de Michael Showalter. Um diretor de comédias românticas como Doentes de Amor (The Big Sick, 2017) e de filmes protagonizados por mulheres, como Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye, 2021), com Jessica Chastain, e Doris, Redescobrindo o Amor (Hello, My Name Is Doris, 2015), com Sally Field. E costuma arrancar ótimas interpretações de suas atrizes, incluindo Anne Hathaway agora.

O jovem Nicholas Galitzine, da mesma forma, comprova sua força. Par romântico de Sofia Carson em Continência ao Amor (Purple Hearts, 2022), e de Taylor Zakhar Perez em Vermelho, Branco e Sangue Azul (Red, White & Royal Blue, 2023), o ator mostra que tem talento para contracenar com uma atriz mais célebre como Anne Hathaway. Um promissor talento de sua geração, à frente de outros mais badalados.

Diante disso tudo, Uma Ideia de Você agrada bastante. Tem alguns momentos fracos, como o excesso de lip sync dos personagens acompanhando canções, e poderia ser ainda mais sensual. Mas, diverte enquanto toca num tema importante.

___________________________________________

Ficha técnica:

Uma Ideia de Você | The Idea of You | 2024 | 115 min | EUA | Direção: Michael Showalter | Roteiro: Michael Showalter, Jennifer Westfeldt | Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin, Annie Mumolo, Reid Scott, Perry Mattfeld.

Distribuição: Prime Video.

Onde assistir:
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo