Mel Brooks homenageia Alfred Hitchcock em Alta Ansiedade (High Anxiety). Uma homenagem à sua maneira peculiar, ou seja, com humor escrachado mas também inteligente.
A trama se aproveita, principalmente, dos enredos de Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) e Intriga Internacional (North by Northwest, 1959). Assim, Dr. Richard H. Thorndyke (Mel Brooks) sofre de acrofobia e será confundido com o autor de um assassinato. A falsa acusação faz parte do plano dos vilões, o Dr. Charles Montague (Harvey Korman) e a enfermeira Charlotte Diesel (Cloris Leachman, impagável). Eles temem que Thorndyke, como novo diretor do instituto psiquiátrico onde trabalham, descubra as trapaças que eles praticam no estabelecimento. As recriações de cenas respingam também em Brian De Palma, notório seguidor de Hitchcock – o flashback com Mel Brooks vestido como criança tal qual Geneviève Bujold em Trágica Obsessão (Obsession, 1976).
Alta Ansiedade não recorre somente às imitações de cenas famosas dos filmes de Hitchcock. Tem muito disso, mas também um olhar de cineasta. Brooks o traduz em planos e enquadramentos que os cinéfilos logo identificam como característica do estilo do mestre inglês e que os demais espectadores talvez sintam subliminarmente. Mas o filme vai além, e ainda brinca com o que é diegético e o que não é (por exemplo, o o som orquestrado após uma linha de diálogo dramática, que descobrimos que vem de um improvável ônibus com músicos ensaiando), e com a metalinguagem (a câmera em travelling que erra o ponto e quebra a vidraça).
Criando moda
É ainda curioso que algumas cenas parecem antecipar filmes que seriam lançados posteriormente. A morte dentro do carro, por exemplo, causada pela música tocada no rádio remete ao que apareceria em Christine (1983), de John Carpenter. Além disso, a ideia geral das paródias voltaria em Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (Airplane!, 1980), de Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, dando início a um subgênero próprio.
No entanto, por essa característica referencial, quem conhece os filmes de Hitchcock (pelo menos os dois citados, Psicose [Psycho 1960] e Os Pássaros [The Birds, 1963]) vai se deliciar com Alta Ansiedade, mas os demais espectadores vão achar que é uma loucura sem pé nem cabeça.
___________________________________________
Ficha técnica:
Alta Ansiedade | High Anxiety | 1977 | 94 min. | EUA | Direção: Mel Brooks | Roteiro: Mel Brooks, Ron Clark, Rudy De Luca, Barry Levinson | Elenco: Mel Brooks, Madeline Kahn, Cloris Leachman, Harvey Corman, Ron Carey, Howard Morris, Dick Van Patten, Jack Riley, Barry Levinson.