As Golpistas (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

As Golpistas

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

As Golpistas revela para o grande público uma faceta desconhecida pela maior parte das pessoas. Não se trata apenas da prostituição, mas das golpistas atuando nesse meio. O roteiro, escrito pela também diretora Lorene Scafaria, se baseia no artigo da jornalista Jessica Pressler chamado “The Hustlers at Score”, publicado na New York Magazine.

O filme é narrado pela sua personagem principal, Destiny, interpretada por Constance Wu, atriz americana de ascendência taiwanesa, que vimos antes em Podres de Ricos (Crazy Rich Asians, 2018). Ela conta como começou a trabalhar, em 2007, na boate onde conheceu Ramona (Jennifer Lopez), que seria sua mentora e, depois, melhor amiga.

Ramona já era uma prostituta de sucesso e ganhava rios de dinheiro, enquanto Destiny ralava por uma centena de dólares por dia. Destiny aprende os truques da profissão com Ramona e, em pouco tempo, também começa a ganhar muita grana.

Crise financeira

Tudo ia bem até a crise financeira de 2008, que tirou do circuito seus melhores clientes, os operadores de Wall Street. Em 2011, Destiny estava sem emprego, sem Ramona e com uma filha pequena para criar sozinha.

As Golpistas alterna então o foco para Ramona, para mostrar como ela se virou após a crise financeira. O trabalho comum da prostituição não dava mais certo, então ela apelou e começou a aplicar golpes nos homens que buscavam diversão. Com o conluio da boate, ela escolhia sua presa, sempre um homem casado e com dinheiro, para drogá-la a fim de conseguir a senha do cartão e debitar valores altos. Como a vítima não ia querer que soubessem onde ele estava, ela não prestava queixas à polícia.

É esse golpe que o filme deseja levar ao grande público. E faz isso de forma ágil, com uma montagem frenética, que lembra os filmes de Adam McKay, diretor que também explicava didaticamente temas complexos que a população não entenderia com facilidade. McKay fez isso em A Grande Aposta (The Big Short, 2015) e Vice (2018). Não dever ser mera coincidência que ele é um dos produtores de As Golpistas.

Lorene Scafaria

A diretora Lorene Scafaria, com apenas dois longas-metragens feitos para o cinema em sua carreira, vai além da influência de Adam McKay. A primeira cena do filme mostra Destiny entrando na boate em seu primeiro dia de trabalho no local. Scafaria optou por um belo plano sequência que faz o espectador compartilhar a sensação da personagem ao descobrir esse ambiente que é novo para ela. No melhor estilo Scorsese.

Em outro exemplo da boa condução de Scafaria, Destiny se irrita com uma pergunta da jornalista e desliga o gravador que registra a entrevista. Desta vez, o espectador é alijado da situação. As duas personagens falam algumas coisas uma com a outra, mas o som está mudo. Afinal, esse trecho não foi parar na matéria da New York Magazine.

E o ponto de virada da protagonista é indicado por um sonho em que ela se vê num banco de carro, sem motorista, e ela precisa pegar o volante para evitar um acidente. Essa imagem representa o momento atual de sua vida, em que ela deixa ser levada por Ramona. E, se ela não assumir controle de seu destino (que é o próprio nome dela!), a tragédia será inevitável.

Sem julgamento

Vale avisar que As Golpistas não tem intenção de ser um filme sensual, apesar de conter várias cenas que mostram, sem apelação, o trabalho das protagonistas. E o filme procura não julgar. Aliás, a personagem de Jennifer Lopez solta uma frase que traduz essa abordagem isenta: “Esse país inteiro é um puteiro!”. Essa afirmação é bem coerente com a justificativa que Ramona sempre deu durante o filme, de que o pessoal da Wall Street aplicava golpes muito maiores do que o dela.

Além de J.Lo e Constance Wu, o elenco traz ainda Lili Reinhart, da série Riverdale, e Madeline Brewer, de O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), bem como uma participação especial do cantor Usher.

Por fim, cabe afirmar que As Golpistas deixa o espectador com a sensação de ter ficado mais esperto.


Ficha técnica:

As Golpistas (Hustlers, 2019) EUA. 110 min. Dir/Rot: Lorene Scafaria. Elenco: Constance Wu, Jennifer Lopez, Julia Stiles, Keke Palmer, Lili Reinhart, Wai Ching Ho, Emma Batiz, Vanessa Aspillaga, Trace Lysette, Mercedes Ruehl, Madeline Brewer, Cardi B.

Diamond Films

Trailer:
Onde assistir:
As Golpistas (filme)
As Golpistas (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo