As Vantagens de Ser Invisível (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

As Vantagens de Ser Invisível

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

As Vantagens de Ser Invisível é um delicado e tocante filme sobre jovens amadurecendo, alguns em seu último ano de colégio, prestes a ingressarem em uma nova fase marcada pela vida universitária, e outros um pouco mais novos. Tempo de descobertas e afirmações, vividas intensamente. 

Baseada no livro do aqui roteirista e diretor Stephen Chbosky, a história tem narração em primeira pessoa pelo personagem Charlie, vivido por Logan Lerman (conhecido pelo papel principal de Percy Jackson e o Ladrão de Raios e sua continuação), enquanto escreve sua autobiografia. Charlie é introspectivo e tímido, e por isso, vítima de bullying na escola. Então, procura refúgio na figura ousada e altiva de Patrick, colega de classe de quem se aproxima.

Quem interpreta Patrick é Ezra Miller, que viveu o Kevin adolescente em Precisamos Falar Sobre o Kevin. Sua meia-irmã e grande companheira, Sam (Emma Watson, da série Harry Potter) acaba se tornando o amor platônico de Charlie. Por ser mais velha, do último ano do colegial, e estar comprometida em um namoro, Sam parece inalcançável para o tímido garoto.

Enquanto Charlie aprende com os novos amigos as teias que envolvem um relacionamento, rompe barreiras em relação a bebidas, drogas, e, principalmente, sexo. O mais profundo motivo de ser tão retraído reside neste aspecto, revelado ao longo do filme de forma esclarecedora.

O clima do filme, embalado pelas músicas da época (anos 80), retrata bem o espírito da juventude que busca liberdade e amadurecimento imediato. O enredo ata bem os nós dessa trama, com muitas surpresas e talvez apenas uma cena que cai no lugar comum (quando Charlie salva Patrick). 

Elenco

Por fim, os três atores principais estão estupendos. Logan Lerman desnuda-se da figura heroica de Percy Jackson e transborda fragilidade e insegurança. Ezra Miller tem o papel mais difícil e consegue interpretar um homossexual com personalidade forte e marcante, nunca caricato. Emma Watson, de cabelo curto, retrata a musa de Charlie, vivendo uma Sam de espírito liberal e sem pudor, porém longe de ser vulgar. Emma Watson recria, sem intenção, a figura de Ally Sheedy em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, clássico de 1985 de Joel Schumacher que tem muito a ver com As Vantagens de Ser Invisível.


Ficha técnica:

As Vantagens de Ser Invisível  (“The Perks of Being a Wallflower”, 2012). 102 min. Dir e roteiro: Stephen Chbosky. Com Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Paul Rudd, Dylan McDermott, Kate Walsh, Mae Whitman, Erin Wilhelmi, Nina Dobrev, Julia Garner, Tom Savini, Emily Marie Callaway, Chelsea T. Zhang, Melanie Lynskey, Adam Hagenbuch, Reece Thompson, Zane Holtz, Stacy Chbosky, Jennifer Enskat, Landon Pigg, Morgan Wolk, Joan Cusack.

Assista: entrevista com o diretor e elenco de “As Vantagens de Ser Invisível”

Assista: entrevista com Stephen Chbosky 

Onde assistir:
As Vantagens de Ser Invisível (filme)
As Vantagens de Ser Invisível (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo