Pesquisar
Close this search box.

Mostra de Carnaval na Cinemateca Brasileira | de 8 a 11 fev

Dois homens dançam no baile de Carnaval
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

É cinéfilo e gosta de carnaval? Então, olha a dica! O Carnaval não passa batido na Cinemateca Brasileira: a segunda edição da mostra ESQUENTA CARNAVAL acontece entre os dias 8 e 11 de fevereiro. A programação inclui seis sessões, cada uma exibindo um curta e um longa-metragem que exploram a euforia, contradições e riqueza da maior festa do país.

Como ponto de partida, destacamos a centralidade das expressões afro-brasileiras no carnaval. Filmes como Geruzinho, que aborda o bloco sergipano Descidão dos Quilombolas, e Samba de Santo: Resistência Afro-Baiana, que explora a história de blocos como Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma, ressaltam a importância desses grupos na celebração da cultura negra e sua forte ligação social com as comunidades.

O cinema pernambucano marca presença na mostra com cinco títulos. Maracatu, Maracatus e Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar retratam diferentes aspectos culturais e sociais do estado. O documentário Bloco do Isolamento destaca como a pandemia impactou o carnaval de Olinda, enquanto Fim de Festa combina a ressaca pós-feriado com uma investigação de assassinato em uma Quarta-Feira de Cinzas.

A figura da Rainha de Carnaval é tema do documentário Danielle, Carnaval e Cinzas, que oferece um retrato de uma mulher trans e dos bailes LGBTQIA+ em Curitiba. O curta Assustado aborda a manifestação popular paraense, enquanto Carnaval Paulista de 1937 traz um registro histórico resgatado recentemente sobre os bailes e desfiles em São Paulo. O mito grego de Orfeu e Eurídice é transportado para o carnaval carioca em Orfeu Negro.

Por fim, a mostra inclui ainda uma sessão como parte do programa SÁBADO INFANTIL, com o curta Carnaval dos Deuses, que discute a diversidade religiosa no contexto do carnaval, e o longa Despedida, que segue a história de uma neta em busca do fantasma da avó em um mundo encantado, misterioso e carnavalesco.

Além disso, a programação é gratuita! Mas, atenção, os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão na Cinemateca Brasileira. Então, anota o endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana.

Confira a programação detalhada:

QUINTA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO

  • 19h: Geruzinho e Samba de Santo: Resistência Afro-Baiana

SEXTA-FEIRA, 09 DE FEVEREIRO

  • 19h: Maracatu, Maracatus e Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

SÁBADO, 10 DE FEVEREIRO

  • 15h: Carnaval dos Deuses e Despedida
  • 17h: Carnaval Paulista de 1937 e Orfeu Negro
  • 19h15: Bloco do Isolamento e Fim de Festa

DOMINGO, 11 DE FEVEREIRO

  • 17h: Danielle, Carnaval e Cinzas e Azougue Nazaré
  • 19h: Assustado e O Pai da Rita

Mais informações no site da Cinemateca Brasileira.

(fonte: divulgação)

(foto/divulgação: “Fim de Festa”)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo