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CURSO: HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

Ganga Bruta (filme)
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CURSO: HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

Instrutores: Joel Yamaji e Sérgio Alpendre
Período: de 18 de fevereiro a 31 de março
Reduzir a riquíssima história do cinema brasileiro em apenas doze encontros é uma tarefa desafiadora e fadada à incompletude. É, contudo, um bom ponto de partida para começarmos a repensar essa filmografia que teve momentos tão sublimes e hoje está tão ameaçada.

Por meio de trechos de filmes, textos, informações históricas e, principalmente, debates sobre os filmes e os diretores, passaremos essas 36 horas com alguns dos momentos mais importantes da história do cinema.


Programa

Aula 1 – 18 de fevereiro (terça-feira):
Cinema brasileiro mudo, entre Mário Peixoto (Limite) e Humberto Mauro (Ganga Bruta). A experiência de José Medina com Fragmentos da Vida. O ciclo do Recife e outros cinemas regionais dos anos 20 e 30.

Aula 02 – 20/02 (quinta-feira):
As chanchadas da Atlântida e os melodramas da Vera Cruz: duas tentativas de formar uma indústria cinematográfica brasileira nos anos 40 e 50. Os diretores: Carlos Manga, Watson Macedo, Adolfo Celli, Lima Barreto. Os filmes: O Homem do Sputnik, Aviso aos Navegantes, O Caiçara, O Cangaceiro, entre outros.

Aula 03 – 27/02 (quinta-feira):
Em busca do realismo: José Carlos Burle, Nelson Pereira dos Santos (nos anos 1950) e Roberto Santos preparam o caminho para o cinema novo.

Aula 04 – 03/03 (terça-feira):
Cinema novo. “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Nelson Pereira dos Santos (nos anos 1960) e Glauber Rocha, os dois maiores do cinema moderno brasileiro.

Aula 05 – 05/03 (quinta-feira):
Cinema novo 2. Os talentos de Paulo Cesar Saraceni, Leon Hirszmann, Joaquim Pedro de Andrade, Walter Lima Jr. e Ruy Guerra, entre outros.

Aula 06 – 10/03 (terça-feira):
Os pontos perdidos do cinema moderno brasileiro: o cinema baiano de Roberto Pires, o caso dos paulistas Walter Hugo Khouri e Luis Sérgio Person. O Argentino Carlos Hugo Christensen.

Aula 07 – 12/03 (quinta-feira):
Cinema de invenção. A Margem, de Ozualdo Candeias, e a radicalização do cinema moderno brasileiro. Diretores ousados como Rogério Sganzerla, Júlio Bressane e Andrea Tonacci, entre outros.

Aula 08 – 17/03 (terça-feira):
Cinema de invenção 2. O cinema de horror de José Mojica Marins. A nova geração de diretores nos anos 1970: Carlos Reichenbach, Jean Garrett, Claudio Cunha.

Aula 09 – 19/03 (quinta-feira):
A domesticação do cinema novo e a Embrafilme. O cinema brasileiro encontra seu público. As comédias eróticas, conhecidas como pornochanchadas, e os cinemas de gênero nos anos 70 e 80. Antônio Calmon e Ana Carolina, entre a invenção e a tradição.

Aula 10 – 24/03 (terça-feira):
Entre os filhos da Embrafilme e a geração perdida. Guilherme de Almeida Prado, Wilson Barros, Ugo Giorgetti e Chico Botelho na dianteira de um cinema paulistano plural nos anos 80.

Aula 11 – 26/03 (quinta-feira):
A retomada do cinema brasileiro após o fim da Embrafilme e a crise do Governo Collor. Os mestres dos anos 1960 e 1970 enriquecendo a retomada: Alma Corsária, Tudo é Brasil, O Viajante, A Ostra e o Vento, entre outros.

Aula 12 – 31/03 (terça-feira):
O novíssimo cinema brasileiro e a proliferação de festivais de cinema. O cinema com preocupação social e igualitária. O duro ataque sofrido contra o cinema brasileiro em 2019.

(foto: “Ganga Bruta”)

Professores

Joel Yamaji
Produtor, diretor, pesquisador e professor de cinema, atua na ECA USP onde se formou em 1978. Mestre em Ciência das Comunicações no mesmo Depto, desde 1987 realiza cursos de formação nas áreas de roteiro, direção e história do cinema, tendo já ministrado para as Secretarias do Estado e do Município da Cultura de SP, Senac-SP, Anhembi Morumbi, Vila das Artes-Fortaleza, entre outras. Dirigiu 16 filmes de curtas e médias metragens, entre eles, “Impressões para Clara” (1998), “A Ira” (2002) e “Cartas de Ourinhos” (2012-2014). Finaliza “Os corvos”, inspirado no universo de Edgar Allan Poe.

Sérgio Alpendre
Crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S.Paulo desde 2008 (Ilustrada, Mais, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (2005-2008). Escreveu em diversos veículos de imprensa e crítica. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com.

Informações

Período
De 18 de fevereiro a 31 de março de 2020
Terças e quintas – das 19h30 às 22h30

Carga horária
36 horas em 12 encontros

Formas de pagamento
R$ 900,00 ou 2 cheques de R$ 475,00 ou 3 cheques de R$330,00
Até do dia 14 de fevereiro: 20% de desconto para pagamento à vista (R$720,00)
A partir do terceiro curso com realização do Escola no Cinema, 25% de desconto (R$675,00).
Aula avulsa: R$ 110,00

Local
Espaço Itaú de Cinema
Anexo Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo
 
Vagas
30 pessoas (mínimo de 20 para a realização do curso)
 
Inscrições
(11) 3266-5115, atendimento@escolanocinema.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar
Informações: https://www.escolanocinema.com.br/historia-do-cinema-brasileiro

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