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Curso online | História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica

Curso: História do Cinema
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A Escola no Cinema, com apoio do Espaço Itaú de Cinema, realiza o curso online “História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica”, com o professor Marcelo Lyra. As aulas acontecem entre 2 de fevereiro e 28 de março de 2023.

Sobre o curso

Curso em 10 aulas que estuda a evolução da linguagem cinematográfica por intermédio do estudo dos principais filmes e diretores que, com sua criatividade, propiciaram essa evolução. Partindo dos irmãos Lumiére, observamos como o genial Méliès desenvolve a arte de narrar, passamos pelas descobertas de montagem e enquadramentos de Griffth, Chaplin, a revolução de Orson Welles, Hitchcock e Jean-Luc Godard, até chegar a Kubrick, Coppola, Tarantino, passando por todos os movimentos cinematográficos importantes do expressionismo, neorrealismo e cinema novo. Ao final, um balanço das novidades e possibilidades na era do cinema digital.

Cronograma
Aula 1: 02/02

A era do cinema mudo (1895-1929)

Os primeiros passos e as descobertas de Meliés, o surgimento dos enquadramentos, da montagem. O desenvolvimento da arte de falar por imagens, Griffth, o criador da linguagem cinematográfica moderna. Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento.

Aula 2: 07/02

Surgem os gêneros: anos 25 e 40.

A força visual do expressionismo alemão. A chegada do som, o filme de gângster, os filmes de terror, diretores alemães do expressionismo, como Fritz Lang migram para Hollywood e ajudam a criar o Film noir.

Aula 3: 09/02

Anos 40 e 50 (1): A força do cinema de autor.

A revolução de Cidadão Kane. O cinema europeu do pós-guerra, a força do novo cinema italiano: Neorrealismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica, Pasolini e Fellini. O talento do sueco Ingmar Bergman.

Aula 4: 14/02

Anos 50 (2): O filme B, SciFi e Hitchcock.

A descoberta do cinema japonês, Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. O Filme B se firma e cria espaço para novos diretores. Surge como gênero a Ficção Científica, em meio à conquista do espaço e a paranoia da Guerra Fria.

O Fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.

Aula 5: 16/02

Anos 60 (1): Novos movimentos sacodem a linguagem.

A Nouvelle Vague francesa Godard e Truffaut, bem como sua influência no Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. A arte de Luis Buñuel.

Aula 6: 28/02

Anos 60 (2): De Antonioni à Kubrick.

O cinema de Kubrick, Sergio Leone e Antonioni. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. O novo cinema alemão de Win Wenders e Herzog.

Aula 7: 07/03

Anos 70: os independentes da Nova Hollywood e o blockbuster.

Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem, enquanto a indústria se firma com blockbusters como “Tubarão” e “Star Wars”, que dominam o imaginário POP.

Aula 8: 14/03

Anos 80, 90 até os anos 2000

As novas regras e o cinema dos blockbusters. A ordem é não errar: a ditadura dos scriptdoctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.

Aula 9: 21/03

A revolução da era digital.

O cinema digital revoluciona a sétima arte. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de “Titanic”, “Exterminador do Futuro 2”.

Aula 10: 28/03

Os novos rumos da linguagem e balanço geral do curso

Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em Harry Potter. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de Matrix. Balanço geral do curso.

Sobre o instrutor

Marcelo Lyra é professor e crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo pela PUC-SP, cursou na ECA-USP as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica. Crítico de cinema do Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, do Jornal da Tarde, Valor Econômico e colaborador de publicações como Revista de Cinema, revista Bizz e outros. A partir de 2005 passa a exercer também o cargo de crítico literário, tanto para o jornal Valor Econômico como para a revista Isto É Gente, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Espaço Itaú de Cinema, Museu da Imagem e do Som e Cinesesc. Do trabalho como crítico de cinema e crítico literário surgiu a ideia do curso “Da Literatura para o Cinema: a Arte da Adaptação”.

É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Realiza regularmente curadoria de mostras de cinema. Participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:

  • Introdução à crítica de cinema
  • História do cinema e dos movimentos cinematográficos
  • Da literatura para o cinema: a arte da interpretação
  • O cinema de Quentin Tarantino
  • Hitchcock, o mestre do suspense
  • Georges Méliès – a invenção do cinema
Serviço:

Curso online | História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica

Período: 2 de fevereiro e 28 de março de 2023.

Terças e sextas-feiras, das 19 às 22h

Carga horária: 30 horas em 10 encontros

Inscrições:

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br

Investimento: R$ 500,00 (à vista)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20%: R$ 400,00

*sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista R$ 325,00

Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.

**Aula avulsa: R$ 100,00

*** Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, quando necessário.

(foto/divulgação: Charles Chaplin e Buster Keaton em “Luzes da Ribalta”)

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