A Escola Cultural Petrópolis apresenta o curso O CINEMA DE CLINT EASTWOOD, com o crítico e professor Sergio Alpendre, que publica textos aqui no Leitura Fílmica.
O curso acontece em quatro encontros entre 25 de novembro e 16 de dezembro de 2021, sempre às quintas, das 19h às 22h.
Apresentação do curso
O cineasta americano Clint Eastwood é normalmente vítima de uma sensibilidade atual que varre para debaixo do tapete as ambiguidades e complexidades do ser humano e de uma obra de arte. Daí ele e seus filmes serem considerados racistas, belicistas e reacionários, o que um olhar atento a seus filmes negará.
Está na ambiguidade, aliás, sua maior força. Clint Eastwood se apoia na complexidade do ser humano e nas contradições de suas ações porque sabe que a melhor arte é ambígua, dificilmente redutível a uma única classificação. Como ele despreza o politicamente correto, principalmente por ser de uma outra geração, mas também por encontrar na prática uma certa hipocrisia, a incompreensão aumenta.
A proposta deste curso, contudo, não é falar sobre a vida de Clint Eastwood, seu posicionamento político e suas declarações. Interessa-nos antes pensar em seus filmes, no que eles nos dizem. É neles que estão todos os elementos necessários para estudar o seu cinema, marcado pela crença no indivíduo e por um humanismo que parece não mais existir.
Esquema das aulas (as divisões são intercambiáveis)
1. Da estreia na direção à entrada numa nova década
- sob o signo de Don Siegel: Paixão Proibida.
- sob o signo de Sergio Leone: O Estranho Sem Nome, Josey Wales.
- Um diretor que procura o diferente: Interlúdio de Amor, Escalado para Morrer, Rota Suicida.
- visão infanto-juvenil de um western mítico: Bronco Billy
- filmes-chaves: O Estranho Sem Nome, Josey Wales – O Fora da Lei, Bronco Billy.
2. A consciência de estar no mundo
- melancolia e melomania: Honkytonk Man, Bird.
- a fase das reiterações: Firefox, Impacto Fulminante, Cavaleiro Solitário, O Destemido Senhor da Guerra.
- obsessão e cinema: Coração de Caçador.
- filme menor e revelador: The Rookie.
- filmes-chaves: Honkytonk Man, Bird, Coração de Caçador
3. A fase de ouro nos anos 90
- o western definitivo: Os Imperdoáveis.
- na véspera da tragédia: Um Mundo Perfeito.
- sensibilidade feminina?: As Pontes de Madison.
- exercícios clintianos: Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, Poder Absoluto, Crime Verdadeiro.
- filmes-chaves: todos
4. O envelhecimento, a dignidade
- envelhecer com brio: Cowboys do Espaço, J. Edgar, A Mula, Cry Macho.
- o ápice da forma: Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, O Caso Richard Jewell.
- pontos de vista na guerra: A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima, Sniper Americano.
- preconceito e injustiça: Gran Torino, Invictus.
- reações e superações: A Troca, Além da Vida, Sully, 15:17: Destino Paris.
- melomania: Jersey Boys.
- filmes-chaves: Menina de Ouro, Gran Torino, Além da Vida, O Caso Richard Jewell.
Obs: o esquema acima pode sofrer mudanças de acordo com revisões de filmes e releituras.
Sobre o professor
Sergio Alpendre, 1968, é crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista paulista. Escreve sobre cinema na Folha de S.Paulo desde 2008. É editor da Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e mantém um blog sobre cinema. Coordena o Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium, de São Paulo. Faz doutorado em cinema sobre o realizador português João Cesar Monteiro. Já escreveu em importantes revistas de artes e cinema, como Contracampo, Foco, Paisà, Movie, Bravo, Taturana, Cinequanon, entre outros veículos. Ministra cursos de história de cinema e oficinas de crítica em todo o Brasil.
Serviço
- O QUE: curso O CINEMA DE CLINT EASTWOOD
- QUANDO: de 25/11 a 16/12, quintas-feiras, das 19h às 22h – Carga horária total: 4 encontros – 12 horas
- QUANTO: R$ 160,00 (1 parcela) curso (ou R$ 80,00 por aula)
- ONDE: plataforma online – ZOOM
- COMO: inscrições pelo (24) 993 145 999 ou e-mail escolaculturalpetropolis@gmail.com