Pesquisar
Close this search box.
Inacreditável (série)
[seo_header]
[seo_footer]

Inacreditável

Avaliação:
10/10

10/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Baseada numa história real, a série Inacreditável escolhe contá-la mantendo proximidade aos fatos. Não há cenas chocantes, nem heróis com poderes, mas a humanidade das suas três personagens principais torna-as naturalmente atraentes.

O primeiro episódio foca exclusivamente em Marie (Kaitlyn Dever), uma jovem de 18 anos que relata que a estupraram em seu quarto num alojamento para estudantes. Atordoada com o ataque, seu relato é confuso, e os detetives que investigam o caso desconfiam e buscam inconsistências no seu depoimento. Diante da pressão dos policiais e do trauma pessoal, resolve admitir que tudo era mentira. Isso acaba revoltando seus amigos e parentes, e ela fica sozinha e sem emprego.

A série Inacreditável manterá em suspense, até os últimos capítulos, se Marie mentiu ou não. Os próximos episódios continuarão a mostrar o que acontece a ela após o incidente, enquanto também descreve sua história. O público descobre que ela teve uma vida difícil, órfã e adotada várias vezes.

E, para manter a dúvida do espectador, nunca vemos claramente a cena do estupro de Marie. O que se vê são rápidos flashes do ataque, imaginados ou lembrados pela garota. Para ela, internamente, é mais confortável acreditar que nada aconteceu.

As detetives

No segundo episódio, surge uma nova personagem, a detetive Karen (Merritt Wever), que investiga um caso de estupro parecido com o de Marie. Mas isso acontece três anos depois, em outro estado. Mãe de duas filhas pequenas, ela se divide entre sua família e seu trabalho. Exigente consigo mesma e com sua equipe, ela se dedica para resolver o crime. Porém, Karen ainda não tem muita experiência.

Então, entra Grace, uma detetive experiente e durona de outro estado. Karen vai atrás dela porque ela investiga um caso similar. Com métodos e personalidades diferentes, a dupla trabalhará junta em várias pistas para encontrar o estuprador em série que elas suspeitam ser o culpado. Assim como acontece com sua parceira, a série mostra também a vida pessoal de Grace, para assegurar que sua personagem ganhe consistência.

As investigações de Karen e Grace seguem um processo bem trabalhado, o que não significa que alguma delas tenha uma habilidade extraordinária. Não estamos diante de um herói fictício como Sherlock Holmes. O que elas descobrem resulta de muita dedicação, mais transpiração do que inspiração, como diz o ditado popular. Algumas pistas, portanto, são erradas e levam a falsos suspeitos.

A qualidade humana

Mesmo assim, Inacreditável prende o espectador, que logo sente empatia com as detetives, por essa qualidade humana e falível. O roteiro constrói nelas duas personalidades carismáticas e distintas uma das outras, com uma relação de complementariedade profissional e pessoal. Grace é experiente e confiante, mas nem sempre segue todas as regras e já tem menos entusiasmo pela profissão. Karen ainda tem muito a aprender e se sente insegura, mas é rigorosa e dedicada.

As histórias paralelas de Marie e das detetives se encontrarão nos últimos capítulos, quando finalmente se esclarece o que aconteceu com a jovem. E quando se descobrirá se estava certa a hipótese do estuprador em série.

Os criadores da série Inacreditável são Susannah Grant, Michael Chabon e Ayelet Waldman. Grant é a roteirista de Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000), filme pelo qual recebeu indicação ao Oscar de melhor roteiro original.

Equipe e elenco de Inacreditável

As atrizes principais da série Inacreditável apresentam atuações arrebatadoras. A jovem atriz de 23 anos Kaitlyn Dever prova sua capacidade de interpretar em diferentes gêneros. Se aqui ela parece devastada como a sofrida Marie, neste ano a vimos hilária na comédia Fora de Série, o que mostra que tem talento para se tornar um nome de respeito. Reconhecimento que a experiente Toni Collette já conquistou, com a indicação ao Oscar por O Sexto Sentido (1999). A segurança que sua personagem Grace transmite fica evidente em cada gesto, cada olhar e cada fala.

Mas o maior destaque merece Merritt Wever, atriz normalmente escalada para papeis secundários, e já premiada por esses trabalhos. Ganhou dois Emmys como coadjuvante, um por Nurse Jackie (2009) e outro por Godless (2017). Em Inacreditável, Merritt Wever brilha como a dedicada Karen, ganhando a empatia dos espectadores e servindo como modelo de funcionário que toda empresa deseja.

Inacreditável leva para as telas a dureza da vida real, uma vida que pode até ser cruel em seus momentos mais difíceis. Mas que devemos enfrentar com a força dessas três guerreiras que protagonizam essa ótima série disponível online na Netflix.


Inacreditável (série)
Inacreditável (série)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo