A tremenda correria em Invasão Zumbi o aproxima mais do gênero catástrofe do que do terror.
Um vazamento numa indústria química dá início a uma epidemia que transforma os infectados em zumbis. A transmissão acontece através das mordidas e as vítimas se multiplicam exponencialmente. Os zumbis aqui são vorazes e famintos, e se movimentam velozmente (como mostra o recurso pobre da aceleração da velocidade do filme). Seus pontos fracos são a falta de inteligência e a visão prejudicada. Não são mais fortes que as pessoas comuns, mas atacam em bando, inclusive se empilhando uns nos outros como acontecia no superior Guerra Mundial Z (World War Z, 2013).
A maquiagem dos zumbis é de primeira, e ainda realçada com efeitos de jump cuts de milésimos de segundo que deixam seus movimentos esquisitos. Curiosamente a maquiagem das pessoas normais não receberam o mesmo capricho, pois muitas vezes vemos seus rostos refletindo o brilho da iluminação cenográfica. Já os efeitos visuais se apoiam majoritariamente na computação gráfica, beirando o artificial. Enquanto isso, há pouco uso de próteses porque o filme não traz imagens de extrema violência.
Produção grandiosa
Mas, apesar de esses aspectos técnicos não representarem o suprassumo de sua categoria, a produção sem dúvida é grandiosa. Para comprovar isso, basta analisar o elenco repleto de nomes famosos da indústria audiovisual da Coreia do Sul.
Alinhado com a alta velocidade do trem que leva os personagens para Busan, o ritmo de Invasão Zumbi também é frenético. Além disso, o compartilhamento em vagões permite que o roteiro apresente uma boa variedade de obstáculos para os protagonistas, bem como uma fácil explicação sobre cada etapa
Como no citado gênero do filme catástrofe, Invasão Zumbi, começa com um grupo numeroso de personagens que vai diminuindo até restarem poucos sobreviventes. Repetindo clichês, os bonzinhos morrem e o mau caráter resiste até o fim. No arco da narrativa, entra a inevitável redenção de um dos protagonistas. No caso, um pai que trabalha no mercado financeiro que só pensa em ganhar dinheiro, negligenciando assim sua filha.
Enfim, mesmo revisitando o lugar comum e mesmo sem explorar o terror, Invasão Zumbi tem ação suficiente e produção caprichada o bastante para conquistar o grande público. Deu certo e se tornou uma das maiores bilheterias do cinema sul-coreano.
___________________________________________
Ficha técnica:
Invasão Zumbi | Busanhaeng | 2016 | 118 min | Coreia do Sul | Direção: Sang-ho Yeon | Roteiro: Sang-ho Yeon, Joo-Suk Park | Elenco: Gong Yoo, Jung Yu-mi, Ma Dong-seok, Su-an Kim, Kim Eui-sung, Choi Woo-sik, Sohee, Soo-jung Ye, Park Myung-shin.