“Loucamente Apaixonados”: Um sopro de frescor no gênero romance
“Loucamente Apaixonados” representa o que se espera de um filme independente. É ousado na forma, considerando o padrão hollywoodiano, e evita os clichês do gênero. Ainda que seja cedo para afirmar com veemência, o que necessitaria maior escrutínio em uma filmografia por ora em desenvolvimento, o diretor Drake Doremus demonstra vigor para entregar uma obra original.
A história
A história de amor entre Jacob (Anton Yelchin) e Anna (Felicity Jones), como todo bom romance, possui um difícil obstáculo. Eles começam o namoro em Los Angeles, onde a inglesa Anna está morando temporariamente para frequentar a faculdade de jornalismo. Em meio às loucuras da paixão, deixa expirar seu visto de estudante. Por isso, quando tentar retornar para os Estados Unidos após uma viagem de volta à Inglaterra, é barrada na imigração. O jovem casal enfrenta então o desafio de manter o relacionamento vivendo longe um do outro. A princípio, tentam esfriar seus sentimentos, para não sofrerem, mas o amor é intenso demais. Jacob consegue viajar até Londres para rever Anna, mas essas raras visitas não são suficientes para manter o namoro como era antes.
O visto é negado várias vezes. Seguindo conselhos de um advogado, os dois se casam para agilizar o processo. Mesmo assim, demora muito para que a aprovação seja concedida. Durante essa espera, Jacob se envolve com sua assistente Sam (Jennifer Lawrence), e Anna com seu vizinho Simon (Charlie Bewley). Seria o amor deles forte o bastante para sobreviver a tudo isso?
A direção de Doremus
O diretor Doremus usa muita câmera na mão, principalmente no início do filme, o que se encaixa perfeitamente com o sentimento dos jovens protagonistas, levados pelo entusiasmo da paixão nascente. No primeiro encontro do casal, em um restaurante, Doremus não coloca os dois na mesma tela, optando por isolar cada um em cada quadro, para demonstrar que a aproximação está ainda por vir. O flerte é deixado como algo muito íntimo entre eles, e para marcar essa posição, o espectador não tem a oportunidade de ler o que um escreve para o outro em um caderno, quando estão no quarto de Anna.
Há muito uso de montagens para narrar os acontecimentos. O namoro começa com uma sequência de cenas do casal em vários lugares. Posteriormente, quando Anna decide ficar nos EUA, mesmo perdendo o prazo do visto, o diretor faz uso de uma colagem acelerada de fotos dos namorados deitados na cama, com roupas diferentes, para demonstrar a passagem do tempo, elemento essencial para a trama. Essa montagem se encerra com um fade out prolongado, enquanto se escuta o som de um avião decolando, revelando a intempestividade do retorno de Anna. Esses fades, que deixam a tela totalmente escurecida, se repetem em vários momentos de “Loucamente Apaixonados”, como bem vindas pausas para o espectador refletir sobre o que se passa no filme. Nota-se também o uso frequente de cortinas para transições entre cenas.
A passagem do tempo
A passagem do tempo também é representada estilisticamente na cena no aeroporto londrino, quando Anna se despede de Jacob e permanece na mesma posição enquanto outras pessoas circulam em velocidade acelerada, até retornar ao normal no momento em que Jacob retorna a Londres, seis meses depois. Essa passagem demonstra, ainda, que Anna não deixou de pensar nele durante todo esse período.
O recurso do isolamento dos protagonistas em quadros separados é retomado na cena no apartamento de Anna em Londres, quando os dois começam a brigar. A quebra da harmonia entre eles é representada também pelo formato da tela, que nessa sequência se altera de widescreen para quadrado.
Acontecimentos paralelos
O filme evita contar da mesma forma os acontecimentos paralelos nas vidas em separado de Anna e Jacob. Enquanto Jacob termina o relacionamento com Sam com uma sincera conversa a dois, Anna e Simon se separam através de uma belíssima sequência sem diálogo, onde os dois aparecem próximos, depois um pouco mais distantes, e, ao final, somente Anna está no quadro. Como recurso acessório, a cadeira que Simon havia presenteado a Anna, para substituir a outra desenhada por Jacob, desaparece da sala de Anna. O uso desse tipo de simbolismo é notado também quando a pulseira, outro presente de Jacob para Anna, se quebra enquanto ela faz amor com o vizinho.
A cena final no chuveiro, entrecortada por flashbacks dos melhores momentos do casal, encerra de forma belíssima o filme, com a solução mais adequada para esse romance dos protagonistas.
Elenco: Anton Yelchin, Felicity Jones e Jennifer Lawrence
O frescor da direção de Drake Doremus ganha aliados nas atuações dos jovens Anton Yelchin, Felicity Jones e Jennifer Lawrence. Yelchin fez o Checov dos novos filmes do “Star Trek”, iniciados em 2009. O ator faleceu em junho de 2016, atropelado pelo seu próprio carro. A hoje estrela Jennifer Lawrence (da série “Jogos Vorazes”), marca forte presença neste “Loucamente Apaixonados”, principalmente na tocante cena do rompimento contracenando com Yelchin.
Quanto a Felicity Jones, a atriz já estava com 28 anos quando fez este filme, mas aparenta ser muito mais jovem. Ela trabalharia novamente com o diretor Doremus em “Paixão Inocente” (2013), ganharia reconhecimento com “A Teoria de Tudo” (2014), e enorme popularidade este ano com “Inferno” e “Rogue One: Uma História Star Wars”. Aliás, a atriz é um dos motivos de tanto frescor em “Loucamente Apaixonados”, que é um daqueles filmes independentes que merecem ser descobertos.
Por fim, “Loucamente Apaixonados” foi filmado com uma câmera DSLR, a Canon EOS 7D e recebeu o Grand Jury Prize de Drama no Sundance Film Festival de 2011.
Ficha técnica:
Loucamente Apaixonados (Like Crazy, 2011) 86 min. Dir: Drake Doremus. Rot: Drake Doremus, Ben York Jones. Com Felicity Jones, Anton Yelchin, Jennifer Lawrence, Charlie Bewley, Alex Kingston, Oliver Muirhead, Finola Hughes, Chris Messina, Ben York Jones, Jamie Thomas King, Amanda Carlin, Barry Sabath, Keeley Hazell, Kayla Barr, Natalie Hoflin.
Assista: entrevista com diretor e elenco de “Loucamente Apaixonados”