Pesquisar
Close this search box.
Meu Primeiro Verão (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Meu Primeiro Verão

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Sensível como veludo, Meu Primeiro Verão nasceu para ser um filme cult adolescente.

A trama

A diretora e roteirista Katie Found marca sua estreia em longa-metragem nessa produção australiana sobre o amor e a amizade entre duas meninas de 16 anos. Claudia cresceu isolada do mundo, por opção da mãe, que é uma escritora reclusa e depressiva. Então, ela fica sozinha e traumatizada após a mãe se suicidar. Ninguém mais sabe de sua existência, até que Grace a encontra, e conquista aos poucos a sua confiança. Tal como Claudia, Grace se sente sozinha, pois a sua mãe a trata com rispidez. Assim, o relacionamento das duas garotas se torna cada vez mais forte e íntimo.

Textura do veludo

Meu Primeiro Verão apresenta um tom convidativo. Suas cores quentes confortam, e as cenas no interior da casa de Claudia possuem iluminação com lâmpadas amarelas. Enquanto isso, as filmagens no exterior privilegiam o crepúsculo. Nos planos, há uma preferência por closes nas protagonistas, aproximando-as do espectador. Em muitos trechos, canções pop reforçam esse clima intimista que representa o conforto do qual as protagonistas sentem faltam. Por isso, sentimos no filme o toque da textura do veludo, macio e aquecedor.

Contudo, essa sensação confortável não significa que o filme seja ingênuo. Pelo contrário, as protagonistas enfrentam dramas individuais pesados. Grace, apesar de parecer muito entusiasmada, possui uma mãe que não lhe dá nenhum carinho e que ainda tem um namorado que aborda a garota com perguntas maliciosas.

No entanto, o caso de Claudia é ainda mais grave. Sua mãe sofria de depressão, e, por isso, protegeu a filha do mundo exterior, isolando-a. Na conclusão do filme, em rápidos flashbacks, descobrimos que a experiência do suicídio foi extremamente traumática. Afinal, a mãe levou a filha para o rio, a fim de que se afogassem juntas. Porém, Claudia não suportou e subiu à superfície para sobreviver.

Colorindo a vida

Logo em seguida a essa experiência, Grace entra na vida de Claudia, para, essencialmente, salvá-la. O filme comunica esse processo, também, nos elementos de apoio à narrativa. Assim, a loira e pálida Claudia sempre veste roupas brancas e beges, sem cor. Enquanto isso, a amiga é morena e ostenta peças rosas em seu figurino. Além disso, Grace traz para Claudia doces, bijuterias, maquiagens e recortes, todos coloridos.

Ainda em relação às cores, o processo de superação de Claudia passa pela sua reação ao amarelo, que remete ao vestido que a mãe vestia quando se suicidou. E Grace está com um biquíni amarelo na cena em que ajuda a amiga a enfrentar o medo da água, outro elemento marcado pela tragédia.

Elenco

As jovens atrizes Markella Kavenagh (Claudia) e Maiah Stewardson (Grace) entregam atuações poderosas em dois papéis desafiadores. Elas encontram o tom certo para distinguir claramente as distintas personalidades das suas personagens. Como resultado das interpretações, as próprias Claudia e Grace demonstram diferentes facetas, ambas alternando momentos de força e fraqueza, de entusiasmo e melancolia, numa cumplicidade tocante de descoberta e cura.

Markella Kavenagh atuou em A Verdadeira História de Ned Kelly (2019), entre outros trabalhos, e agora filma a série O Senhor dos Anéis. Já Maiah Stewardson entrou no elenco do filme O Sonho de Greta (2015) e em um episódio da série infantil Superdetetives.  

Cult

Meu Primeiro Verão não é exclusivamente voltado para o público adolescente, pois é uma história madura. Porém, possui enorme potencial para se tornar um filme teen cult.

Trilha sonora

Gostou das músicas do filme? Então, anote aí a lista das canções da sua trilha sonora:

  • “Post Script” – Typhoon
  • “Heatwave” – Wild Ones
  • “My Little Darling Knows My Nature” – Kyle Morton
  • “And So What If You Were Right” – Kyle Morton
  • “Dim The Lights” – Wild Ones
  • “Maybe This Is Gonna Stick” – Penelope Mitchell & Peter Harper
  • “Do You Really” – Wild Ones
  • “As Late As The Hour May Be” – Buddy Scott and Jimmy Radcliffe

___________________________________________

Ficha técnica:

Meu Primeiro Verão (My First Summer) 2020, Austrália, 1h20min. Direção e roteiro: Katie Found. Elenco: Markella Kavenagh, Maiah Stewardson, Arthur Angel, Steve Mouzakis, Katherine Tonkin, Edwina Wren, Harvey Zielinski.

Onde assistir: o filme estreia dia 23 de julho de 2021 na plataforma de streaming Supo Mungam Plus.

Onde assistir:
Meu Primeiro Verão (filme)
Meu Primeiro Verão (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo