Pesquisar
Close this search box.

MUBI: destaques de dezembro/2021

Redemoinho (foto)

A plataforma de streaming MUBI divulgou os filmes que entram em sua programação durante o mês de dezembro. Confira aqui.

Denis Villeneuve

A MUBI traz uma oportunidade de conhecer o começo da carreira de Denis Villeneuve, hoje um diretor consagrado de grandes produções, como Blade Runner 2049 (2017) e Duna (Dune: Part One, 2021). Em dezembro, entram na plataforma Cosmos (1996), o longa episódio com um segmento dirigido por Villeneuve, e Redemoinho (Maelström, 2000 /foto), o seu segundo longa-metragem que é uma alegoria cômica narrada por um peixe falante.

François Ozon

Chegam à MUBI três filmes do prolífico diretor francês François Ozon, do recente Está Tudo Bem (Tout s’est bien passé, 2021), exibido no Festival Varilux. Dois deles são dramas de suspense estrelados por Charlotte Rampling: Sob a Areia (Sous le sable, 2000) e Swimming Pool: À Beira da Piscina (Swimming Pool, 2003). O terceiro longa é o romance O Amor em 5 Tempos (5×2, 2004), protagonizado por Valeria Bruni Tedeschi e Stéphane Freiss.

Performers we love

O especial “Performer we love” homenageia os artistas da atuação. Os filmes destacados focam na carreira de três atores muito diferentes, mas todos alcançando seus próprios picos. Em A Fera e a Festa (Holy Beasts, 2019), o foco cai sobre Udo Kier e Geraldine Chaplin. Já em Albert Nobbs (2011), a atriz em destaque é Glenn Close.

Documentário

Usando os diários íntimos da atriz, além das cartas enviadas às suas amigas, o tocante documentário Eu Sou Ingrid Bergman (Jag är Ingrid, 2015) traça todo o percurso pessoal e profissional da icônica artista e faz uma conexão íntima com uma das maiores estrelas da história do cinema.

Redescobertos

Em dezembro,a MUBI resgata Visita, ou Memórias e Confissões (1982), de Manoel de Oliveira. O longa é uma frágil e profunda visita pessoal do cineasta português à casa onde viveu quase quatro décadas com sua esposa, filhos e neto.

Curtas-metragens

Estreando com exclusividade no streaming, após sua estreia no Festival de Veneza, o curta The Bones (Los Huesos, 2021) tem direção de Cristóbal León e Joaquín Cociña, e produção de Ari Aster. É um conto fantasmagórico e fictício sobre o primeiro filme stop-motion do mundo. Na trama, este mito sobre a origem da animação canaliza a energia política transformadora do Chile hoje.

O outro curta de destaque em dezembro é Junior (2011), estreia da diretora Julia Ducornau, do Palma de Ouro Titane (2021). É uma história fantástica sobre um menino de 13 anos que passa por uma bizarra metamorfose.

Terrence Malick

Narrado por Brad Pitt e exibido apenas nos cinemas IMAX, Voyage of Time: The IMAX Experience (2016), de Terrence Malick, chega à MUBI para sua estreia no mundo digital. O filme levou mais de 40 anos para ser produzido e seu visionário diretor descreve como “um dos meus maiores sonhos”. O longa documental faz uma jornada pela evolução da vida e do universo.

Outros destaques
  • Ida (2013) ficou conhecido mundialmente quando recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. É um trabalho de elevado talento do diretor polonês Pawel Pawlikowski e das atrizes Agata Kulesza e Agata Trzebuchowska.
  • Boudu, Salvo das Águas (Boudu sauvé des eaux, 1932), a inesquecível comédia de Jean Renoir, na qual Michel Simon vive um mendigo resgatado por um vendedor de livros.
  • O drama biográfico O Escafandro e a Borboleta (Le scaphandre et le papillon, 2007), de Julian Schnabel, que traz Mathieu Amalric no papel de um homem que fica paralítico após um derrame.
  • O Brilho de uma Paixão (Bright Star, 2009) é o penúltimo longa de Jane Campion, cujo recente Ataque dos Cães (The Power of the Dog, 2021) estreia hoje na Netflix.
  • Enquanto Somos Jovens (While We’re Young, 2014) é mais um filme do diretor e roteirista Noah Baumbach que merece ser visto. No elenco, estão: Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver e Amanda Seyfried.
  • Estelado por Imogen Poots, Owen Wilson e Jennifer Aniston, Um Amor a Cada Esquina (She’s Funny That Way, 2014) é o longa ficcional mais recente de Peter Bogdanovich.

Saiba mais em: https://mubi.com/

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo