É uma enorme picaretagem lançar este filme, O Plano Perfeito 2 (Inside Man: Most Wanted), como a sequência do longa de 2006 de Spike Lee. Com outra direção e outro elenco, esta bomba com cara de filme B não passa de uma imitação barata.
Desta vez, assume a direção M.J. Bassett, cineasta de filmes de ação de baixo orçamento e de séries. O elenco também pertence a esse meio e, com exceção de Rhea Seehorn, que faz a agente do FBI Brynn Stewart, os demais entregam uma interpretação comprometedora. E a diferença com a trupe do primeiro filme é abissal, pois Spike Lee contou com atores do quilate de Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Christopher Plummer, Willem Dafoe e Chiwetel Ejiofor.
Os personagens não são os mesmos. Apenas um deles, Dalton Russell, surge brevemente na trama, sequestrado (e sempre encapuzado, pois a produção não poderia contratar Clive Owen para reprisar o papel) pelo vilão da história que quer se vingar pelo destino dado a parte do roubo do filme original.
Imitação barata
O enredo cheira mesmo a imitação, pois repete alguns elementos de uma forma desconjuntada. Novamente, envolve um assalto a banco, o Banco Central em Nova York. Durante o roubo, a estratégia é a mesma. Os assaltantes obrigam os reféns a vestirem o mesmo macacão vermelho e a máscara deles, para confundir os policiais. Esta estratégia, aliás, apareceu também na série de sucesso La Casa de Papel, lançada em 2017, e é muito provável que veio daí a ideia oportunista de filmar esta continuação.
O protagonista Remy Darbonne (Aml Ameen) representa uma versão mequetrefe do detetive Keith Frazier, interpretado por Denzel Washington no outro filme. Como antes, este especialista em negociação ostenta um comportamento duvidoso. Denzel construiu uma figura que alternava entre o ameaçador, o sarcástico e o engraçado. Bem menos talentoso, Aml Ameen faz um tipo metido, irritante e histriônico, que quer mandar em todo mundo e ainda demonstra um incômodo preconceito contra um colega indiano.
O roteiro, por sua vez, não convence quando repete a ideia de que nada foi roubado do banco no assalto. Apesar de a forma de levar o ouro para fora ser engenhosa, é duro de acreditar que todos pensem que as barras não foram levadas, pois bastaria conferir o estoque no cofre. Além disso, a trama indica que existe um segredo misterioso por trás desse assalto. Porém, tal fato nunca fica escondido do espectador, seja nas cenas paralelas que acontecem na Alemanha como nos flashbacks da chefe dos assaltantes. No fim das contas, quem realmente se sente roubado é o espectador que pagou para ver uma sequência de um bom filme e se deparou com uma imitação de terceira categoria.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Plano Perfeito 2 | Inside Man: Most Wanted | 2019 | 105 min. | EUA | Direção: M.J. Bassett | Roteiro: Brian Brightly | Elenco: Aml Ameen, Rhea Seehorn, Roxanne McKee, Urs Rechn, Akshay Kumar, Tanya van Graan, Andre Jacobs, Sven Ruygrok, Greg Kriek, Jessica Sutton.