Pesquisar
Close this search box.

Curso online | O Teatro no Cinema – Jean Cocteau: As Multifaces da Arte Poética

Curso Teatro no Cinema Jean Cocteau
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

A Escola no Cinema realiza o curso online “O Teatro no Cinema – Jean Cocteau: As Multifaces da Arte Poética”. O instrutor é o Gabriel Federicci, e o curso acontece entre 11 de julho e 1 de agosto de 2023.

___________________________________________

Sobre o curso:

Considerado um dos principais nomes do surrealismo, Jean Cocteau propõe uma linguagem teatral, literária, cinematográfica e plástica na esfera da “irrealidade realista”. Suas personagens são transposições poéticas da vida – como alegorias do próprio ser –, que se revelam humanamente possíveis dentro de um cenário mítico, no qual o poeta/dramaturgo, em sua simbiose, apresenta a artesania do autor em “pintar” os textos e o ofício do pintor ao “escrevê-los”.

Ainda que permeado pela “linguagem esquecida” dos mitos e dos contos de fadas, Cocteau apela ao sentido “carnal” da arte, ao revelar que o princípio metafísico reside no homem e em sua busca incessante pelo desvelamento dos mistérios que o cercam. Desse modo, em todas as artes a que se dedicara, Cocteau contemplou o valor da sensibilidade e da imaginação, no âmbito do ímpeto heroico de seus títeres, das imagens dançantes de sua cinematografia, da expressividade das suas pinturas e, sobretudo, da narrativa metafórica – marca indelével de toda sua criação poética.

Sob esse prisma, as nossas aulas serão conduzidas a partir da análise crítica/estética de algumas obras selecionadas de Jean Cocteau, no cinema: A Voz Humana (La Voix Humaine/1930), teatro/monólogo, O Sangue de um poeta (Le Sang d’un poète/1930), A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), bem como Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959).

Os nossos quatro encontros ainda serão acrescidos de referências a outras composições do autor, tais como Antígona (Antigone/1922), Romeu e Julieta (Roméo et Juliette/1924), A Máquina Infernal (La Machine Infernale/1934) e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1938) teatro, bem como Édipo Rei (Oedipus Rex/1927), ópera-oratório, com música de Igor Stravinsky.

___________________________________________

Programação do curso:
Aula 1: 11/07- O universo dos contos de fadas: uma “linguagem esquecida”?

Introdução a Jean Cocteau – a primazia de sua arte no tratamento dos mitos, dos contos de fadas e das fábulas. Nessa aula, recorreremos à polimorfia artística de Jean Cocteau, partindo dos poemas, dos quadros, das esculturas e das músicas (com a colaboração de compositores do porte de Satie, Milhaud, Stravinsky, Poulenc, entre outros), que constituem sua linguagem teatral e cinematográfica.

Assim, destacaremos a sua mais notória obra A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), adaptação do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1740), a qual será reiterada durante as demais aulas. Além de analisarmos A Bela e a Fera a partir da ótica de Cocteau, junto ao diário do filme escrito por este (La Belle et la Bête, Journal d’un film/1946), tomaremos igualmente como base algumas reflexões acerca do livro “A Linguagem Esquecida”, de Erich Fromm (“The Forgotten Language: the Understanding of Dreams”, “Fairy Tales and Myths”/1951), sobretudo do capítulo VII: “A Linguagem simbólica dos mitos e dos contos de fadas, no ritual e na literatura.”

Aula 2: 18/07 – “A dificuldade de ser” ou as variações da alma.

Análise dos filmes O Sangue de um Poeta (Le Sang d’un poète/1930), como expressão do cinema de vanguarda, e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1948), a partir da visão estética e existencial de Jean Cocteau, com observações sobre seus livros Os Meninos Diabólicos (Les Enfants Terribles/1929) e A Dificuldade de Ser (La Difficulté d’être, 1947).

Aula 3: 25/07 – Cocteau e os gregos

Nesta aula, revisitaremos a leitura poética dos mitos por Cocteau. Nossa abordagem será a narrativa do mito de Orfeu a partir dos filmes Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959). No mesmo sentido, tomaremos como base as estruturas das peças “A Máquina Infernal” e “Antígona”, com alusão a “Édipo Rei”, ópera-oratório, com a música de Stravinsky. 

Aula 4: 01/08 – Das vozes e dos ecos: o retrato da solidão

“A Voz Humana” (La Voix Humaine) estreou em Paris em 1930, e é tido como um dos mais representativos monólogos femininos da história do teatro. O texto desvela a solidão por trás da voz de uma mulher. Por sua linguagem, o monólogo apoia-se em imagens de silêncio, por vezes aterradoras, as quais traduzem o drama do homem do século XX e seu eterno retorno para dentro de si mesmo, ao confrontar seu próprio vazio existencial conjugado à melancolia.

Neste último encontro, avaliaremos o impacto desse texto, reiterado no cinema por Rossellini em O Amor (L’Amore/1948), com Anna Magnani, e por cineastas da posteridade, a exemplo de Almodóvar em A Lei do Desejo (La Ley del Deseo/1987) – ao som de “Ne me quitte pas”, na voz de Maysa Matarazzo –, com Carmen Maura, e em seu mais recente curta-metragem experimental, fiel ao título original de Cocteau, A Voz Humana (The Human Voice/2020), com Tilda Swinton.

Bibliografia sugerida:

“Jean Cocteau. A dificuldade de ser”. São Paulo: Autêntica, 2015.

___________________________________________

Sobre o instrutor

Gabriel Federicci é doutorando, mestre e bacharel em Filosofia pela FFLCH – Universidade de São Paulo. Autor do livro “Haydée Bittencourt – O Esplendor do Teatro” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, “Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos” (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti.

___________________________________________

Serviço:

Curso online | O Teatro no Cinema – Jean Cocteau: As Multifaces da Arte Poética

Instrutor: Gabriel Federicci

Inscrições:

Período: 11 de julho a 01 de agosto de 2023

Terças – das 19h às 22h

Carga horária: 12 horas em 04 encontros

Investimento:
  • R$ 200,00 (à vista)
  • R$ 180,00 (pagamentos até 27/06)
  • R$ 160,00 (após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista)
  • R$ 130,00 (Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista)
  • R$ 100,00 (aula avulsa)
Observações:
  • A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)
  • A inscrição será confirmada após o pagamento
  • Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.
  • Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
  • Dia 11/06 – Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados

Vagas: 30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Realização: www.escolanocinema.com.br

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo