Pesquisar
Close this search box.
Tenet (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Tenet

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Após realizar Dunkirk (2017), um filme baseado em fatos históricos, Christopher Nolan volta à liberdade de criar os conceitos disruptivos que costumam inspirar suas obras. Novamente, mexe com o tempo, como fez em Amnésia (Memento, 2000), cuja narrativa se desenrola em ordem inversa, e em Interestelar (Interstellar, 2014), no qual os astronautas envelhecem mais devagar do que os que ficaram na Terra. Mas a sensação maior em Tenet, tema dessa crítica, se equipara mais às teorias viajantes de A Origem (Inception, 2010).

Tenet é um filme de espionagem com muita ação. Lembra até as aventuras de James Bond que encostam na ficção científica. O vilão da vez é Sator (Kenneth Branagh) que ficou milionário manipulando um intrincado conceito de reversão do tempo. Agora, ele é uma ameaça à humanidade, pois pode provocar a extinção de tudo com esse conhecimento. Por isso, uma organização chamada Tenet recruta o agente da CIA, simplesmente chamado de Protagonista (John David Washington), para impedir Sator. Ao seu lado, está Neil (Robert Pattinson), da Tenet, e Kat (Elizabeth Debicki), a esposa dissidente do vilão.

A ideia do tempo reverso proporciona várias cenas que desafiam o nosso bom senso. E que devem ter sido muito complicadas para filmar. Por exemplo, o primeiro enfrentamento do Protagonista e Neil contra dois soldados que vieram do futuro. Os tiros entram nas armas, os golpes são ao revés, tudo muito bizarro, mas igualmente instigantes. Mais para a frente, há uma perseguição com um carro em altíssima velocidade em marcha a ré, criando o ápice de uma sequência que já contém uma abordagem mirabolante envolvendo três caminhões.

Sequências longas demais

Tudo muito bem filmado por Christopher Nolan, que é sempre muito preciso nas cenas de ação, por mais viajantes que sejam. Pena que, mais uma vez, ele peca por ser detalhista demais. Com isso, deixa as sequências dos seus filmes longas demais, com alguns planos muito específicos que soam como preciosismo. O efeito colateral disso é provocar sono no espectador.

Enfim, ainda que lutando contra as cochiladas durante suas duas horas e meia de duração, Tenet merece ser visto. Afinal, traz um conceito disruptivo e cenas memoráveis. Quem sabe com um energético nas mãos o filme renda mais.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Tenet | 2020 | 150 min | EUA, Reino Unido | Direção e roteiro: Christopher Nolan | Elenco: John David Washington, Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Kenneth Branagh, Dimple Kapadia, Martin Donovan, Clémence Poésy, Michael Caine.

Onde assistir:
Tenet (filme)
Tenet (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo