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Poster do filme "They/Them"
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They/Them: O Acampamento

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

They/Them propõe situar Sexta-Feira 13 num abominável acampamento de cura gay. A ideia e a realização são de John Logan, roteirista de primeira linha que estreia na direção. Logan assinou o roteiro de muitas produções grandes, como dois filmes de James Bond (Skyfall e Spectre). Já recebeu três indicações ao Oscar, pelos roteiros de Gladiador (Gladiator, 2001), O Aviador (The Aviator, 2005) e A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011). Além disso, conhece o universo do terror, pois criou as séries Penny Dreadful (2014-2016) e Penny Dreadful: City of Angels (2020).

Com essa experiência toda, consegue trazer inovações para o gênero. They/Them tem um serial killer, como todo slasher. Contudo, o maior horror está na própria concepção do acampamento onde ocorrem os assassinatos. É para lá que vão os jovens LGBTQIA+, a maior parte por exigência dos pais, mas também aqueles que não aguentam a pressão social e querem ser “normais”. Isso já é um horror por si só, e John Logan constrói o enredo em cima dessa perspectiva. Além disso, apesar da aparência amável e compreensível do dono do local, Owen (Kevin Bacon), os métodos ali utilizados se equiparam à violência sofrida pelo Alex de A Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971). Na verdade, They/Them deveria ter explorado mais essa situação para mergulhar de cabeça no terror.

Menos slasher do que deveria ser

Afinal de contas, o filme parece desagradar os fãs do gênero por sua mise-en-scène diferente do que o gênero costuma oferecer. O acampamento e o serial killer mascarado estão lá, os jovens também. Mas a fotografia está clara demais, com exceção do que vemos no prólogo. E, principalmente, a violência soa muito leve. Nos ataques, o momento do golpe não está na tela – por algum motivo, o diretor prefere deixar em elipse, para depois mostrar os corpos com os cortes do machado (instrumento preferido do assassino).

Além disso, a trama acaba virando um whodunit, e o mistério sobre quem é o assassino mascarado cai no previsível. Esse recurso, a bem da verdade, dificilmente surpreende num slasher, e aqui não é diferente. O que o enredo tem de bom são as viradas inesperadas que envolvem armadilhas para os hóspedes. E colocar um personagem não-binário no lugar da tradicional final girl, demonstrando a mesma força e integridade. É o melhor personagem do filme – os demais parecem estereotipados e sem espaço para se desenvolverem. Não vão além dos problemas que enfrentam com os colegas e os pais.  

Mas a maior surpresa fica por conta do segmento musical. De repente, os jovens começam a cantar e dançar a música “F**kin’ Perfect”, de Pink. Algo fora dos padrões de um slasher raiz – e o filme reverencia o gênero citando Jason Voorhees e colocando esse título que, em inglês, se lê “They Slash Them”. É um terror diferenciado produzido pela especialista Blumhouse que poderia ser melhor, mas traz inovações que valem a visita.

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Ficha técnica:

They/Them: O Acampamento | They/Them | 2022 | 104 min | EUA | Direção: John Logan | Roteiro: John Logan | Elenco: Kevin Bacon, Theo Germaine, Anna Chlumsky, Carrie Preston, Quei Tann, Austin Crute, Anna Lore, Monique Kim, Cooper Koch, Darwin del Fabro, Hayley Griffith, Boone Platt, Mark Ashworth.

Onde assistir:
Homem à frente de uma cabana com quatro pessoas no alpendre.
Cena do filme "They/Them"
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