Um Novo Começo é um filme de baixo orçamento do diretor e roteirista Joe Swanberg, especialista neste tipo de produção.
Direção e elenco
Joe Swanberg dirige praticamente com planos únicos, sem intenção de esconder que o filme é low budget. Nos diálogos, a câmera se move de um personagem ao outro, o que torna as interpretações mais espontâneas. As falas, aliás, não foram literalmente escritas. Os atores improvisaram em cima dos direcionamentos que existiam no roteiro. Tanto que, no final dos créditos, há uma cena totalmente improvisada sobre o livro que a esposa de Jeff está escrevendo.
Felizmente, Um Novo Começo conta com Anna Kendrick (de A Escolha Perfeita), talentosa jovem atriz que consegue carregar o filme nas costas, apoiada pelo elenco secundário, formado por atores não tão conhecidos. Assim, Kendrick mostra a fragilidade da personagem, perdida entre ser responsável ou ficar com caras que pouco conhece e se entorpecer com álcool e drogas. Aliás, não há soluções fáceis na estória, nem temas engrandecedores, por isso o título brasileiro não é nada adequado. O original, “Happy Christmas”, pontua o período em que ocorre a trama.
O clima descontraído resulta também do relacionamento entre os envolvidos. Afinal, Anna Kendrick já trabalhou antes com Joe Swanberg, em Um Brinde à Amizade (2013), e com Mark Webber em Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010). Além do filho, o diretor também escalou sua esposa, Kris Swanberg, como a inquilina do imóvel que Jenny visita. Há ótimos momentos, deve-se acrescentar, surgidos espontaneamente de coisa engraçadas que o filho do diretor fala e faz. E esse bebê é uma figura!