Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Além da Escuridão: Star Trek"
[seo_header]
[seo_footer]

Além da Escuridão: Star Trek

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Além da Escuridão: Star Trek dá sequência à “linha do tempo Kelvin”, realidade alternativa iniciada em Star Trek (2009). Nos dois filmes, o diretor J.J. Abrams aposta na nostalgia – como faria também em Star Wars: O Despertar da Força (2015). Desta vez, como a nova versão dos personagens principais já tinha sido apresentada, quem surge da memória afetiva dos fãs é o vilão mais célebre da franquia. Não é difícil adivinhar de quem se trata (ele consta até no título de um dos longas de Star Trek). Mas o seu anúncio no filme recebe um tratamento mais que especial.

A trama

O filme começa com uma missão da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk (Chris Pine). Durante uma missão em um planeta primitivo, o Primeiro Oficial Spock (Zachary Quinto) se arrisca demais e está prestes a morrer. Violando o Protocolo Prime, que proíbe a interferência direta em planetas em desenvolvimento, Kirk salva o amigo. Porém, como resultado, Kirk perde seu posto de capitão, enquanto Spock é transferido para outra nave.

Enquanto isso, um terrorista chamado John Harrison (Benedict Cumberbatch) inicia uma série de ataques devastadores contra a Frota Estelar da Federação. Por isso, o Almirante Marcus (Peter Weller) convoca Kirk de volta ao serviço para liderar a caça a Harrison no planeta Kronos. Mas isso pode provocar a ira dos seus habitantes, os hostis Klingons. Para piorar, esse terrorista possui poderes sobre-humanos e não está nada satisfeito com a tentativa de ser usado como arma, juntamente com seus colegas que ainda estão em estado de hibernação.

A luta final entre esse vilão e Spock em cima de telhados e de uma nave movimento, na San Francisco do futuro é de tirar o fôlego. Além desse trecho, mas os demais confrontos também garantem muita emoção. E a trama possui ainda a esperteza de deixar em elipse o segredo que o Spock do futuro conta ao Spock atual para derrotar esse poderoso adversário.

Nesse filme, se sobressai o dilema de Spock, dividido entre a racionalidade de sua metade vulcaniana e a sensibilidade de sua porção humana. No início, ele não aceita a quebra das regras por parte de Kirk, mas perto do final da trama, Spock não controla a sua raiva e espanca o seu oponente porque pensa que ele foi o responsável pela morte de uma pessoa querida. Em outro momento, o personagem até chora.

Mais ação

Além da Escuridão: Star Trek possui cenas de ação mais intensas do que o filme anterior. Os combates em grupo ou em dupla surgem constantemente na tela, a partir do ataque terrorista ao prédio de vidro da Frota Estelar, e vão crescendo em magnitude até o citado confronto final em San Francisco.

Nota-se, aqui, a influência de Star Wars na chegada à base Klingon. Nessa cena, uma nave com formato similar à Millennium Falcon tenta penetrar nos corredores da instalação enquanto são perseguidos por naves inimigas. A alternância entre planos com as naves com outros com o piloto soltando algum comentário parecem saídos diretamente da criação de George Lucas. Além disso, outra inspiração evidente é Steven Spielberg, em especial no olhar espantado dos personagens sem mostrar o que eles veem ao espectador.

Dessa forma, J.J. Abrams consegue manter o público engajado, mesmo que agora o filme não conte com a força da nostalgia como no longa anterior.

___________________________________________

Ficha técnica:

Além da Escuridão: Star Trek | Star Trek Into Darkness | 2013 | 132 min | EUA | Direção: J.J. Abrams | Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof | Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, Simon Pegg, John Cho, Anton Yelchin, Benedict Cumberbatch, Bruce Greenwood, Peter Weller, Alice Eve.

Onde assistir:
Kirk, Carol Marcus e Spock sentados numa nave em "Além da Escuridão: Star Trek"
Cena de "Além da Escuridão: Star Trek"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo