Pesquisar
Close this search box.

CURSO: Godard, 90 – O Ícone Iconoclasta

Pierrot le Fou (filme)
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

Entre 11 de março e 13 de maio de 2021, acontece o curso GODARD, 90 – O ÍCONE ICONOCLASTA. O professor deste curso online é o Cássio Staling Carlos, e a realização é da Escola no Cinema, com apoio do Espaço Itaú de Cinema.

Obs. de 10/03/2021: As datas do curso foram alteradas para: 18 de março a 27 de maio de 2021.

(foto: “Pierrot le Fou”)

Sobre o curso:

Devoção ou repulsa. Gênio ou impostor. Pensador ou chato.

O nome e os filmes do diretor franco-suíço Jean-Luc Godard despertam reações contraditórias, desde que ele se tornou um dos mais celebrados e criticados representantes da Nouvelle Vague francesa, no início dos anos 1960.

Aos 90 anos e único remanescente do grupo que inspirou o desejo de liberar as formas e temas dos filmes das regras comerciais, Godard permanece como autor de uma obra considerada difícil, obscura ou cifrada.

Se os filmes de Godard exigem esforço, eles também proporcionam o prazer de resistir ao pensamento único, de praticar a discordância, de inviabilizar as múltiplas formas de dominação. 

O curso “Godard, 90 – O ícone iconoclasta” apresentará as etapas fundamentais do percurso do artista, agregando elementos que permitem identificar e apreciar a riqueza conceitual e estética de suas criações, a influência de suas provocações e seu poder de inspirar rebeliões.

Programa do curso:

11/03 – Aula 1:

  • As armas da crítica. De Hans Lucas a Jean-Luc. A ideia de cinema nos primeiros textos de Godard.

18/03 – Aula 2:

  • Acossado, jovem, rebelde e moderno. Improvisação, invenção e revisões no filme-farol da Nouvelle Vague.

25/03 – Aula 3:

  • O cinema contra o cinema. Apropriação e subversão de gêneros: o policial, o musical, a ficção científica. “O Desprezo”, clássico moderno.

01/04- Aula 4:

  • Ângela, Nana, Verônica e todas as outras. Anna Karina e Godard: o cinema é a vida e vice-versa.

03/04 – Aula-debate (sábado): “Pierrot le Fou”

08/04 – Aula 5:

  • Godard radar. “Uma Mulher Casada” e “Week-End à Francesa”: o cinema como crônica ácida da sociedade.

22/04 – Aula 6:

  • Do cinema político à militância. Os filmes como forma de fazer revoluções: de “O Pequeno Soldado” a “Tudo Vai Bem”.

29/04 – Aula 7:

  • O filme ensaio ganha forma. De “Duas ou Três Coisas que Sei Dela” às experimentações em vídeo.

06/05 – Aula 8:

  • O cineasta após a morte do cinema. “Salve-se Quem Puder (a Vida)” e “Paixão”. O que será o cinema?  

08/05 – Aula-debate (sábado): “Je Vous Salue Marie”.

13/05 – Aula 9:

  • Réquiem para o século XX. De “Alemanha Nove Zero” a “Filme Socialismo”. Godard interpela o tempo.

20/05 – Aula 10:

  • O inventário das ruínas na(s) “História(s) do Cinema”.

Sobre o professor

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha. É editor do blog Histórias de Cinema e da newsletter filmedodia.com

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:

  • O CinemaSonho de David Lynch– online
  • Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças– online
  • As máscaras de Fellini– online
  • TwinPeaks e o CinemaSonho de David Lynch
  • Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo