Pesquisar
Close this search box.
[seo_header]
[seo_footer]

Projeto Gemini (Gemini Man)

Avaliação:
5/10

5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Projeto Gemini (Gemini Man) não está à altura dos talentos envolvidos em sua produção. Afinal, o protagonista é o astro Will Smith. A direção, de Ang Lee (vencedor do Oscar de melhor diretor por O Segredo de Brokeback Mountain e As Aventuras de Pi), que leva para as telas o roteiro escrito por David Benioff (Game of Thrones), Billy Ray (Jogos Vorazes) e Darren Lemke (Shazam!). Além disso, o filme conta com nomes famosos como coadjuvantes: Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen e Benedict Wong.

Até mesmo a premissa prometia. Henry Brogna (Will Smith), um dos mais reconhecidos assassinos de aluguel do mundo, responsável por 72 mortes, está prestes a se aposentar. Contudo, ele elimina um biólogo brilhante pensando que fosse um bandido, como descrevia as ordens que recebera. Então, Henry será perseguido por um clone que é sua versão mais jovem.

Assim, o próprio Will Smith interpreta o clone, convenientemente chamado de Junior, com recursos visuais que o rejuvenescem – tal qual vimos no recente filme de Martin Scorsese, O Irlandês.

As cenas de ação são boas, empolgam. Mas, somente até percebermos que elas ganharam uma velocidade acelerada na montagem. A partir daí, sentimos que essas sequências ficam bem bizarras, artificiais demais.

Resultado morno

No entanto, a maior crítica negativa do filme Projeto Gemini é a opção do roteiro de transferir o ponto de vista do filme de Henry para Junior, e sua relação com seu pai adotivo, Clay Verris, vivido por Clive Owen, que, na verdade, é o responsável pela sua clonagem. O filme passa a alternar esses pontos de vista, e deixa de lado as cenas de ação para mostrar o embate psicológico entre Henry e Clay para conquistar a confiança de Junior. Com isso, o ritmo esfria e o filme perde a graça.

Enfim, Projeto Gemini parece mais uma opção morna para se ver na sessão da tarde de domingo, enquanto você conversa com as visitas. E, não aquele filme empolgante ao qual você assiste prestando toda a atenção e que faz você esquecer até de ir ao banheiro. Apesar dos talentos envolvidos, Projeto Gemini não deu certo.


Projeto Gemini (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo