Pesquisar
Close this search box.

15º Cinefantasy | Festival acontece entre 2 e 9 de dezembro

15º Cinefantasy
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

O 15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico exibe 110 filmes (incluindo os curtas) de 20 países, homenageia o produtor Rodrigo Teixeira e realiza atividades formativas. O evento acontece de 2 a 9 de dezembro de 2023, em São Paulo, no MIS – Museu da Imagem e do Som e no Cine Satyros Bijou, e com parte da programação online, tudo de forma gratuita.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas. São elas: Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos.

A sessão de abertura acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, no MIS, com a exibição do longa, inédito em São Paulo, Dario Argento Pânico, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores cineastas do cinema fantástico e de terror de todos os tempos.

Longas internacionais

A Argentina traz o maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. Para os amantes de filmes violentos com sangue e muito horror, o festival apresenta Quando O Mal Espreita, de Demian Rugna, que foi o grande vencedor de Sitges em 2023, e virou um fenômeno mundial. Além dele, se destacam Auxílio, de Tamae Garateguy, que estreou no Bifan na Coreia e foi exibido em Sitges; O Santo de Agustin Carbonere, que levou prêmio de melhor filme e direção no BAFICI, e Maria, de Gabriel Grieco. Esses três últimos terão sessões apresentadas pelos diretores dos filmes. O outro título argentino é a comédia Lavanderia Nancy Sport, de Agustín Gregori.

O 15º Cinefantasy exibe, também Augúrio, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges e o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023. Além disso, é pré-candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Na programação, incluem-se os longas Asterrarium, de Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov (Rússia), Departamento Editorial de Exploração Espacial, de Dashan Kong (China), A Capela, da diretora Carlota Pereda, e O Escalpelador, de Chad Ferrin (Estados Unidos) sendo este último um terror slasher imperdível para os fãs do gênero.A sessão de Maria, de Gabriel Grieco (Espanha), terá a presença do diretor.

Longas brasileiros

A programação conta com três longas brasileiros inéditos. Um deles é uma animação, Placa-Mãe, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessão. O interior de São Paulo também está em destaque no filme Ressentimento, rodado em Bauru, que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, também estarão presentes na sessão. Por fim, A Casa da Árvore, do paulistano Flávio Ermínio, faz sua première na América Latina.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Rodrigo já é reconhecido mundialmente. Sua produtora, a RT Features, realizou filmes como O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, Frances Ha, de Noah Baumbach, A Vida Invisível, de Karim Ainouz, e Ad Astra, de James Gray.

O 15º Cinefantasy exibe filmes do gênero fantástico produzidos por Rodrigo, e dirigidos por Gabriela Amaral Almeida: A Sombra do Pai e O Animal Cordial.

Veja a programação completa no site: cinefantasy.com.br.


Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo