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É TUDO VERDADE 2022: de 31/03 a 10/04

É Tudo Verdade 2022
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A 27ª edição do festival É Tudo Verdade acontece entre 31 de março e 10 de abril de 2022. A seleção exibe gratuitamente 77 títulos de 34 países, em sessões presenciais e online.

As exibições presenciais estão programadas entre 31 de março e 10 de abril em 4 salas em São Paulo, e entre 1 de abril e 10 de abril, em 2 salas no Rio de Janeiro. A versão on-line fica disponível de 31 de março a 10 de abril, nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.

O festival exibirá 77 produções entre longas, médias e curtas, inéditas no país, retrospectivas e clássicos. Além disso, o evento também conta com debates, conferências, master class, entre outras atividades. Informações detalhadas no final do release.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/ Médias-Metragens e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. A cerimônia de premiação acontece às 18h, do domingo 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.

A 27ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do ITAÚ, parceria do SESC-SP e com o apoio cultural da SPCINE, RIOFILME e ITAÚ CULTURAL. Realização: Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

“É um privilégio o retorno progressivo do festival às salas de cinema, respeitados os protocolos sanitários ainda exigidos frente à pandemia ainda vigente, como passe vacinal, uso de máscaras e lotação limitada”, afirma Amir Labaki, diretor do festival. “O respeito prioritário à segurança sanitária de todos, do público assim como das equipes dos filmes, das instituições parceiras e do festival, impõe ainda um formato híbrido, de transição, para um programa com o grau de excelência tradicional do É Tudo Verdade”.

Nesse ano, o festival apresenta em salas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as sessões de Abertura e de Encerramento, as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens e de Curtas-Metragens Brasileiros, as estreias nacionais do ciclo informativo O Estado das Coisas, o Foco Latino-Americano, os Clássicos É Tudo Verdade e a Retrospectiva Ugo Giorgetti.

Confira abaixo a divisão específica por salas.

Em streaming, parte expressiva da programação será apresentada numa plataforma exclusiva, o É Tudo Verdade Play, que exibirá os filmes de Abertura e de Encerramento, as Competições de Longas e Médias-metragens Nacional e Internacional, o Foco Latino-Americano, Sessões Especiais, o Estado das Coisas, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectiva Ana Carolina. O Itaú Cultural Play exibirá com exclusividade on-line a Competição Brasileira de Curtas-Metragens. Já o site e a página do Youtube do Itaú Cultural transmitem a 19ª Conferência Internacional do Documentário.  O Sesc Digital apresentará com exclusividade a Competição Internacional de Curtas.

SESSÕES DE ABERTURA – 31 de março e 01 de abril

Tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, o festival começa com novos trabalhos do documentarista britânico Mark Cousins, distinguido em 2020 com a edição inaugural do Prêmio de Inovação Narrativa da European Film Academy. Sua série “Women Make Film – Um Novo Road Movie Através do Cinema” foi exibida com exclusividade pelo É Tudo Verdade de 2020.

Em São Paulo, a sessão inaugural acontece para convidados no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, no dia 31 de março, a partir das 20h, com A História do Olhar (The Story of Looking), premiado no Festival de Sevilha de 2021. Às 21h, o filme ficará disponível por 24 horas, para todo o país, na plataforma É Tudo Verdade Play, com o limite de 1500 visionamentos.

A edição do Rio de Janeiro começa no dia 01 de abril, exibindo A História do Cinema: Uma Nova Geração (The Story of Film: A New Generation). O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, à partir das 20h. O filme ficará disponível, em território nacional, para ser assistido a partir das 21h na plataforma É Tudo Verdade Play, disponível por 24 horas, com o limite de 1500 visionamentos.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO – 10 de abril

No encerramento do Festival, será exibido o longa O Território (The Territory), dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA. Premiado no Festival de Sundance deste ano, o documentário acompanha um jovem líder indígena brasileiro que luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica. 

A sessão acontece no dia 10 de abril (domingo), a partir das 20h, nas salas Espaço Itaú de Cinema – Augusta (SP) e Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ); e, às 21h estará disponível para streaming na plataforma É Tudo Verdade Play.

Mais informações no site do festival.

FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS

Sete produções nacionais serão exibidas em sessões presenciais (SP e RJ), às 20h, e, na plataforma É Tudo Verdade Play, no mesmo dia da sessão em cinemas, às 21h, com reprise no dia seguinte, às 13h. Depois dessa exibição, as equipes do filmes participam de um debate, às 15h, transmitido pelo YouTube do É Tudo Verdade.

Segue a lista:

Adeus, Capitão | Direção: Vincent Carelli e Tita | Brasil, 175′, 2022

Sinopse: O “capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA), que morreu em 2016, conta para suas filhas e netas as guerras internas entre grupos de seu povo até a transferência dos sobreviventes para a gleba Mãe Maria. Estreia Mundial.

Belchior – Apenas um Coração Selvagem | Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias | Brasil, 90′, 2022

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946-2017) é revelado em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor de Sobral (CE). Estreia Mundial.

Eneida | Direção: Heloisa Passos | Brasil, 79′, 2021

Sinopse: Eneida, 83 anos, com ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, busca a filha primogênita, que não vê há mais de duas décadas. Estreia Mundial.

Pele | Direção: Marcos Pimentel | Brasil, 75′, 2021

Sinopse: Grafites, pichações, símbolos indecifráveis, palavras de ordem e declarações de amor revelam desejos, medos, fantasias e devaneios. Estreia Mundial.

Quando Falta O Ar | Direção: Ana Petta, Helena Petta | Brasil, 85′, 2021

Sinopse: O documentário aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19. Estreia Mundial.

Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto | Direção: Pedro Rossi | Brasil, 76′, 2022

Sinopse: O documentário retrata Rubens Gerchman (1942-2008) e sua arte que, com cenas urbanas e do cotidiano, fazem da precariedade brasileira um valor. Estreia Mundial.

Sinfonia de Um Homem Comum | Direção: José Joffily | Brasil, 82′, 2022

Sinopse: O tema do documentário é a trajetória de José Bustani, o primeiro diretor-geral da Organização de Proibição de Armas Químicas, e passou a sofrer pressão dos EUA par se demitir depois do 11 de Setembro. Estreia Mundial.

LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS

Doze títulos internacionais serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play.

Segue a lista:

Assassinos Sem Punição (Getting Away With Murder(s)) | Direção: David Nicholas Wilkinson | Reino Unido, 175′, 2021

Sinopse: Os Aliados concordaram em processar todos os responsáveis pelo Holocausto quando elaboraram o Acordo de Londres, em 1945. Mas, depois do fim da década de 1940, esses mesmos Aliados não fizeram quase nada. Por quê?

Batata (Batata) | Direção: Noura Kevorkian | Líbano, Canadá, Catar, 126′, 2021

Sinopse: Um filme incomum que abrange dez anos da vida de uma mulher muçulmana síria determinada, presa num campo de refugiados no Líbano e impedida de voltar para casa.

Os Caras do Estreito (The Strait Guys) | Direção: Rick Minnich

Alemanha, Finlândia, Canadá, 100′, 2022

Sinopse: Um rabugento engenheiro de minas tcheco e seu pupilo tagarela juntam forças com visionários russos para ousar o impossível: ligar os Estados Unidos à Rússia por um túnel de cem quilômetros sob o estreito de Bering. Estreia mundial.

Cesária Évora | Direção: Ana Sofia Fonseca | Portugal, 94′, 2022

Sinopse: Imagens inéditas, insights, lutas e o sucesso na vida da cantora cabo-verdiana Cesária Évora (1941-2011).

O Filme da Sacada (Film Balkonowy/The Balcony Movie) | Direção: Pawel Lozinski | Polônia, 100′, 2021

Sinopse: Construídas a partir de conversas do diretor com transeuntes que passam pela rua sob a sacada de seu apartamento em Varsóvia, as histórias do filme são singulares e tratam dos modos como lidamos com a vida na condição de indivíduos.

Kurt Vonnegut: Desprendido no Tempo (Kurt Vonnegut: Unstuck in Time) | Direção: Robert B. Weide, Don Argott | EUA, 126′, 2021

Sinopse: O filme reconta a vida extraordinária do escritor Kurt Vonnegut e sua amizade de 25 anos com o cineasta que se dispôs a documentá-la.

O Processo – Praga 1952 (Le Procès – Prague 1952/The Trial) | Direção: Ruth Zylberman | França, 70′, 2021

Sinopse: Em 2018, foram encontradas imagens filmadas de um processo, no qual, catorze dignitários comunistas foram acusados de crimes imaginários e tiveram que fazer uma confissão pública de culpa em um julgamento encenado, em 1952.

Retratos do Futuro (Retratos del Futuro/Portraits of the future) | Direção: Virna Molina | Argentina, 88′, 2021

Sinopse: Antes da pandemia, a cineasta Virna Molina fazia um filme sobre a resistência das representantes das trabalhadoras do metrô de Buenos Aires, com a Covid-19, porém, o futuro distópico do qual o filme tratava se transformou em presente.

Riotsville, EUA (Riotsville, U.S.A.) | Direção: Sierra Pettengill | EUA, 91′, 2022

Sinopse: Usando apenas imagens de arquivo, o filme explora a militarização da polícia norte-americana, e cria uma contranarrativa sobre a reação do país aos levantes do final dos anos 1960.

Tantura (Tantura) | Direção: Alon Schwarz | Israel, 85′, 2022

Sinopse: No fim dos anos 1990, Teddy Katz conduziu uma pesquisa sobre o massacre em larga escala que teria ocorrido na aldeia de Tantura em 1948. Esse trabalho mais tarde foi contestado e a reputação de Katz, arruinada.

Ultravioleta e as Gangues Cuspidoras de Sangue (Ultraviolette et le Gang des Cracheuses de Sang/ Ultraviolette  and the Blood-Spitters gang) | Direção: Robin Hunzinger | França, 74′, 2021

Sinopse: Uma adolescente desafia a escola, a doença, os médicos e a morte, e abraça todo mundo que encontra, e lidera uma gangue de garotas que também estão doentes, “As Cuspidoras de Sangue”.

Navalny (Navalny) | Direção: Daniel Roher | EUA, 98′ 2022

Sinopse: Um “thriller” documental sobre como um dos líderes da oposição russa ao regime autoritário de Vladimir Putin sobreviveu a uma tentativa de assassinato por envenenamento em 2020, identificou os responsáveis pelo atentado e apesar de tudo retornou à Rússia para prosseguir em sua militância democrática.

CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

Nove curtas-metragens brasileiros serão exibidos em sessões presenciais no Instituto Moreira Salles (SP e RJ), e na plataforma Itaú Cultural Play. Debates com cineasta serão exibidos no canal do É Tudo Verdade, nos dias 03, 04 e 05, às 16h. São eles:

Alágbedé | Direção: Safira Moreira | Brasil, 12′, 2021

Sinopse: Do ferro-velho ao terreiro, Zé Diabo forja deuses em sua oficina, seguindo o caminho de Ogum.

Cadê Heleny? | Direção: Esther Vital | Brasil, 29′, 2022

Sinopse: Este documentário animado com técnicas de stop motion resgata a trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971, sob a ditadura militar brasileira.

Cantos de Um Livro Sagrado | Direção: Cesar Gananian, Cassiana Der Haroutiounian | Brasil, Armênia, 25′, 2021

Sinopse: Com a chamada Revolução de Veludo Armênia de 2018 como cenário, o filme recria, em cinco cantos a sinergia que gera as revoluções.

Carta Para Glauber | Direção: Gregory Baltz | Brasil, 12′, 2021

Sinopse: Em 1964, dias após o golpe militar, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Meio Ano-Luz | Direção: Leonardo Mouramateus | Brasil, Portugal, 19′, 2021

Sinopse: Um rapaz senta-se numa rua movimentada de Lisboa para desenhar as pessoas que passam. Não muito longe dali, um casal conversa sobre a origem de uma carteira encontrada meses antes.

Quem de Direito | Direção: Ana Galizia | Brasil, 21′, 2022

Sinopse: A organização popular pelo acesso à terra marca o território do vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu (RJ). As mobilizações recentes contra um projeto de barragem colocam a água, também, como elemento de disputa.

A Ordem Reina | Direção: Fernanda Pessoa | Brasil, 19′, 2022

Sinopse: Uma viagem internacionalista (no tempo) por sete países que tiveram experiências revolucionárias no século 20, acompanhada por uma voz feminina que recita o último texto de Rosa Luxemburgo.

Solmatalua | Direção: Rodrigo Ribeiro-Andrade | Brasil, 15′, 2022

Sinopse: Com uma constelação de vozes e presenças negras, o filme percorre um vertiginoso itinerário entre territórios ancestrais e contemporâneos.

Tekoha | Direção: Carlos Adriano | Brasil, 7′, 2021

Sinopse: No dia 6 de setembro de 2021, seguranças particulares queimaram uma casa Guarani Kaiowá no Tekoha Ava’te, na Reserva de Dourados (MS). A ação foi registrada em vídeo, pelo povo Guarani Kaiowá.

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