Pesquisar
Close this search box.

45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: lista de filmes

45ª Mostra
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

A 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece entre 21 de outubro de 3 de novembro de 2021.

Dentre os destaques da seleção deste ano, estão: France, de Bruno Dumont, Ao Cair do Sol (Sundown), de Michel Franco, Marx Pode Esperar (Marx Can Wait), de Marco Bellocchio, A Caixa (La Caja), de Lorenzo Viga (Leoncino d’Oro Agiscuola Award – Cinema for UNICEF, em Veneza), Titane, de Julia Ducournau (Palma de Ouro | Festival de Cannes), Annette, de Leos Carax (Melhor Direção | Festival de Cannes), Memória, de Apichatpong Weerasethakul (Prêmio do Júri | Festival de Cannes), Zalava,de Arsalan Amiri (vencedor da Semana da Crítica | Festival de Veneza), Encontros (Introdution), de Hong Sang-soo (Melhor Roteiro | Festival de Berlim), Sr. Bachmann e Seus Alunos (Mr. Bachmann and His Clas), de Maria Speth (Prêmios do Júri e do Público | Festival de Berlim).

A 45ª Mostra traz uma programação gratuita ao ar livre no Vão Livre do Masp e Anhangabaú, que exibe, entre outros títulos, Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada (Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)), de QuestLove, Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, vencedor do Festival de Annecy e a estreia mundial de A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky.

E, na homenagem póstuma ao diretor português Paulo Rocha, sete de seus filmes ganham exibição. Ente eles, Os Verdes Anos, A Ilha dos Amores, Mudar de Vida, e exibe o longa A Távola do Rocha, dirigido por Samuel Barbosa, que foi assistente do diretor.

FILMES CONFIRMADOS | PREMIADOS

Ganham sessão nesta 45ª Mostra filmes premiados em festivais, como Listen, de Ana Rocha de Sousa (prêmio de melhor longa-metragem de estreia e do Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza), Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (Prêmio Camera d’Or – Melhor Primeiro Longa | Festival de Cannes), Zalava, de Arsalan Amiri (vencedor da Semana da Crítica | Festival de Veneza), Imaculat, deMonica Stan e George Chiper-Lillemark (vencedor da Giornata Degli Autori e do prêmio melhor primeiro filme | Festival de Veneza), Compartment Nº 6, de Juho Kirosmanen (Grande Prêmio do Júri | Festival de Cannes), Ahed’s Knee, de Nadav Lapid(Prêmio do Júri | Festival de Cannes), Unclenching The Fists, de Kira Kovalenko (vencedor da seção Un Certain Regard | Festival de Cannes), Great Freedom, de Sebastian Meise (Prêmio do Júri da seção Un Certain Regard | Festival de Cannes), A Noite do Fogo | Noche del Fuego, de Tatiana Huezo (menção especial da seção Un Certain Regard | Festival de Cannes), Lamb, de Valdimar Jóhannsson (Prêmio por Originalidade da seção Un Certain Regard | Festival de Cannes), O Truque da Galinha | Feathers, deOmar El Zohairy (Grande Prêmio da Semana da Crítica | Festival de Cannes), Roda da Fortuna | Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi (Grande Prêmio do Júri | Festival deBerlim), Eu Vejo Você em Todos os Lugares | Forest I See You Everywhere, de Benedek Fliegauf (Melhor Atriz | Festival de Berlim), What Do We See When We Look at the Sky?, de Aleksandre Koberidze (Prêmio FIPRESCI | Festival de Berlim), Higiene Social | Hygiène Sociale, de Denis Coté (Melhor Direção na seção Encontros | Festival de Berlim), Espírito Sagrado | The Sacred Spirit, de Chema Garcia Ibarra (Menção Especial na Mostra Competitiva | Festival de Locarno), After Blue (Paraíso Imundo) | After Blue (Dirty Paradise), de Bertrand Mandico(Prêmio FIPRESCI | Festival de Locarno), Pedregulhos | Pebbles,de P.S. Vinothraj(Tigre de Melhor Filme | Festival de Roterdã), O Cão que Não se Cala | The Dog Who Wouldn’t Be Quiet, de Ana Katz(Big Screen Award | Festival de Roterdã), Lidando com a Morte | Dealing with Death, de Paul Nam Rigter (Melhor Documentário | IDFA); O Gravador de Haruhara-san | Haruhara-san’s Recorder, de Kyoshi Sugita (Vencedor do Grand Prix e do Prêmio do Público | FIDMarseille), Lua Azul | Blue Moon, de Alina  Grigore (vencedor do Festival de San Sebastian) e Hive, de Blerta Basholli (Grande Prêmio do Júri, do prêmio do público e de melhor direção na seção World Cinema – Dramatic do Festival de Sundance).

E uma seleção de filmes que estiveram presentes nos principais festivais internacionais, como Lingui, de Mahamat Saleh Haroun (Cannes), Bergman Island, de Mia Hansen-Løve (Cannes), Jane por Charlotte | Jane by Charlotte, de Charlotte Gainsbourg (Cannes, San Sebastián e Nova York), Os Intranquilos | The Restless, de Joachin Lafosse (Cannes), Onoda –  10 Mil Noites na Selva | Onoda, 10,000 Nights in the Jungle, de Arthur Harari e Prisão Domiciliar | House Arrest, de Alexei German Jr, (ambos na seção Um Certo Olhar em Cannes), Diários de Otsoga | The Tsugua Diaries, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes e A Chiara, de Jonas Carpegnian (ambos na Quinzena dos Realizadores em Cannes), O Outro Tom | El Otro Tom, de Rodrigo Plá e Laura Santullo (Veneza e Toronto), Aurora, de Páz Fábrega (Roterdã e San Sebastián), As Siamesas | Las Siamesas, de Paula Hernandez (Mar del Plata), Sal em Nossas Águas | The Salt in Our Waters, de Rezwan Shahriar Sumit (Busan e Londres), Yuni, de Kamila Andini e Boa Senhora | Good Madam, de Jenna Cato Bass (ambos em Toronto), Pequena Palestina, Diário de um Cerco | Little Palestine, Diary of a Siege, de Abdallah Al-Khatib (ACID em Cannes) e Assim Como no Céu | As In Heaven, de Tea Lindebrug (Toronto e San Sebastian).

SELEÇÃO LATINO-AMERICANA

Um total de 29 títulos que compõem a seleção da 45ª Mostra são produzidos ou coproduzidos por outros países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Equador e Uruguai, entre os quais Pedra da Noite | Piedra Noche, de Iván Fund, Contactado, de Marité Ugas, Mateína, de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala, Aurora, de Paz Fábrega, Os Inventados | Los Inventados, de Leo Basilico, Nicolás Langinoti e Pablo Pandolfi, A Taça Partida | La Taza Rota, de Esteban Cabezas, A Nova Garota | La Chica Nueva, de Micaela Gonzalo, O Cão que Não se Cala | El Perro que no se Calla, de Ana Katz e A Noite do Fogo | Noche del Fuego, de Tatiana Huezo e Bantú Mama, de Ivan Herrera.

Confira a seguir a lista de todos os filmes da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, separados por seção:

SEÇÃO: Apresentação Especial
  • ATO, de Bárbara Paz / BRASIL
  • A TÁVOLA DE ROCHA, de Samuel Barbosa / PORTUGAL
  • A VOZ HUMANA ( THE HUMAN VOICE ), de Pedro Almodóvar / ESPANHA
  • FANTASMAS DE BERGMAN ( BERGMAN’S GHOSTS ), de Gabe Klinger / FRANÇA
  • MEDUSA, de Anita Rocha da Silveira / BRASIL
  • O REI DA NOITE, de Hector Babenco / BRASIL
  • PARASITA PB ( GISAENGCHUNG ), de Bong Joon Ho / CORÉIA DO SUL
  • SUMMER OF SOUL (…OU, QUANDO A REVOLUÇÃO NÃO PODE SER TELEVISIONADA) ( SUMMER OF SOUL (…OR, WHEN THE REVOLUTION COULD NOT BE TELEVISED) ), de Ahmir Questlove Thompson / EUA | Leia a crítica
  • TERRA ESTRANGEIRA, de Daniela Thomas, Walter Salles / BRASIL
  • THE NIGHT ( LIANG YE BU NENG LIU ), de Tsai Ming-liang / TAIWAN
  • TITANE, de Julia Ducournau / FRANÇA | Leia a crítica de Sérgio Alpendre
  • ZIRALDO – ERA UMA VEZ UM MENINO, de Fabrizia Pinto / BRASIL
  • ZIRALDO – UMA OBRA QUE PEDE SOCORRO, de Guga Dannemann / BRASIL
SEÇÃO: Competição de novos diretores
  • 66 QUESTÕES DA LUA ( MOON, 66 QUESTIONS ), de Jacqueline Lentzou / GRÉCIA, FRANÇA
  • 7 PRISIONEIROS, de Alexandre Moratto / BRASIL | Leia a crítica
  • A COLHEITA DO TRIGO ( MAIZISHULE ), de Yu-qiang Tang / CHINA
  • A FELICIDADE DAS COISAS, de Thais Fujinaga / BRASIL | Leia a crítica
  • A GAROTA E A ARANHA ( DAS MÄDCHEN UND DIE SPINNE ), de Ramon Zurcher, Silvan Zurcher / SUÍÇA | Leia a crítica
  • A LEI, de Amadeo Canônico / BRASIL
  • A NOVA GAROTA ( LA CHICA NUEVA ), de Micaela Gonzalo / ARGENTINA
  • A PORTA AO LADO ( NEBENAN ), de Daniel Brühl / ALEMANHA
  • A TAÇA PARTIDA ( LA TAZA ROTA ), de Esteban Cabezas / CHILE
  • A TERRA DE FRENTE, de Thiago Cóstackz / BRASIL
  • AFTER BLUE (PARAÍSO IMUNDO) ( AFTER BLUE (PARADIS SALE) ), de Bertrand Mandico / FRANÇA
  • AILEY, de Jamila Wignot / EUA
  • AMPARO, de Simón Mesa Soto / COLÔMBIA, SUÉCIA, CATAR
  • ANATOMIA, de Ola Jankowska / POLÔNIA, FRANÇA
  • AO ORIENTE ( AL ORIENTE ), de José María Avilés / EQUADOR, ARGENTINA
  • ASSIM COMO NO CÉU ( DU SOM ER I HIMLEN ), de Tea Lindeburg / DINAMARCA | Leia a crítica
  • ASSIM QUEIMAMOS ( WE BURN LIKE THIS ), de Alana Waksman / EUA
  • AT THE END OF EVIN, de Mohammad Torab Beigi, Mehdi Torab Beigi / IRÃ | Leia a crítica
  • ATLÂNTIDA ( ATLANTIDE ), de Yuri Ancarani / ITÁLIA, FRANÇA, EUA, CATAR
  • ATLAS, de Niccolò Castelli / SUÍÇA, BÉLGICA, ITÁLIA
  • AYAR, de Floyd Russ / EUA
  • AZOR, de Andreas Fontana / SUÍÇA, ARGENTINA, FRANÇA
  • BI ABAN, de Mehrdad Koroushnia / IRÃ
  • BLOODY ORANGES ( ORANGES SANGUINES ), de Jean-Christophe Meurisse / FRANÇA
  • BOB CUSPE – NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE, de Cesar Cabral / BRASIL | Leia a crítica
  • BRANCO PURO ( BEMBEYAZ ), de Necip Çaghan Özdemir / TURQUIA
  • CAPTAINS OF ZAATARI, de Ali El Arabi / EGITO
  • CLARA SOLA, de Nathalie Álvarez Mesén / SUÉCIA, COSTA RICA, BÉLGICA
  • COLMEIA ( ZGJOI ), de Blerta Basholli / KOSOVO, SUÍÇA, MACEDÔNIA DO NORTE, ALBÂNIA
  • COMPARTMENT NO. 6 ( HYTTI NRO 6 ), de Juho Kuosmanen / FINLÂNDIA, ALEMANHA, ESTÔNIA, RÚSSIA
  • DANÇARINO CUBANO ( CUBAN DANCER ), de Roberto Salinas / ITÁLIA, CANADÁ, CHILE
  • DISTRITO TERMINAL ( MANTAGHEYE PAYANI ), de Bardia Yadegari, Ehsan Mirhosseini / IRÃ, ALEMANHA
  • DO OUTRO LADO ( DEL OTRO LADO ), de Ivan Guarnizo / COLÔMBIA, ESPANHA
  • DOMANDO O JARDIM ( MOTVINIEREBA ), de Salomé Jashi / SUÍÇA, ALEMANHA, GEÓRGIA
  • ELES TRANSPORTAM A MORTE ( ELES TRANSPORTAN A MORTE ), de Helena Girón, Samuel M. Delgado / ESPANHA, FRANÇA
  • ENTRE DOIS CREPÚSCULOS ( IKI SAFAK ARASINDA ), de Selman Nacar / TURQUIA, FRANÇA, ROMÊNIA, ESPANHA
  • ESPÍRITO SAGRADO ( ESPÍRITU SAGRADO ), de Chema García Ibarra / ESPANHA, FRANÇA, TURQUIA
  • ESTRADA PARA O ÉDEN ( AKYRKY KOCH ), de Bakyt Mukul, Dastan Zhapar Uulu / QUIRGUISTÃO
  • EU ERA UM HOMEM COMUM ( I WAS A SIMPLE MAN ), de Christopher Makoto Yogi / EUA
  • FATORES HUMANOS ( HUMAN FACTORS ), de Ronny Trocker / ALEMANHA, ITÁLIA, DINAMARCA
  • FEATHERS, de Omar El Zohairy / FRANÇA, EGITO, HOLANDA, GRÉCIA | Leia a crítica
  • FÉDRO, de Marcelo Sebá / BRASIL
  • FILME, O REGISTRO VIVO DE NOSSA MEMÓRIA ( FILM, THE LIVING RECORD OF OUR MEMORY ), de Inés Toharia / ESPANHA, CANADÁ | Leia a crítica
  • FIM DA PRIMAVERA ( JOLSOBI ), de Jaicheng Zxai Dohutia / ÍNDIA, ALEMANHA
  • FOGO NAS MONTANHAS ( FIRE IN THE MOUNTAINS ), de Ajitpal Singh / ÍNDIA
  • FREQUÊNCIAS MAGNÉTICAS ( LES MAGNÉTIQUES ), de Vincent Maël / FRANÇA, ALEMANHA
  • HOLGUT, de Liesbeth de Ceulaer / BÉLGICA
  • I COMETE – UM VERÃO NA CÓRSEGA ( I COMETE – A CORSICAN SUMMER ), de Pascal Tagnati / FRANÇA | Leia a crítica
  • ILHAS ( ISLANDS ), de Martin Edralin / CANADÁ
  • IMACULADA ( IMACULAT ), de Monica Stan, George Chiper-Lillemark / ROMÊNIA
  • IRMANDADE ( SESTRA ), de Dina Duma / MACEDÕNIA DO NORTE, KOSOVO, MONTENEGRO
  • JANE POR CHARLOTTE ( JANE PAR CHARLOTTE ), de Charlotte Gainsbourg / FRANÇA
  • LA TRAVIATA, MEUS IRMÃOS E EU ( MES FRÈRES, ET MOI ), de Yohan Manca / FRANÇA
  • LAMB ( DYRIO ), de Valdimar Jóhannsson / ISLÂNDIA, SUÉCIA, POLÔNIA | Leia a crítica
  • LIDANDO COM A MORTE ( DOOD IN DE BIJLMER ), de Paul Sin Nam Rigter / HOLANDA
  • LUA AZUL ( CRAI NOU ), de Alina Grigore / ROMÊNIA | Leia a crítica
  • LUTA POR VINGANÇA ( THE FLOOD ), de Victoria Wharfe McIntyre / AUSTRÁLIA
  • LUZ NATURAL ( TERMÉSZETES FÉNY ), de Dénes Nagy / HUNGRIA, LETÔNIA, FRANÇA, ALEMANHA | Leia a crítica
  • LUZZU, de Alex Camilleri / MALTA
  • MADALENA, de Madiano Marcheti / BRASIL
  • MADEIRA E ÁGUA ( WOOD AND WATER ), de Jonas Bak / ALEMANHA, FRANÇA | Leia a crítica
  • MAIOR QUE O MUNDO, de Beto Marquez / BRASIL
  • MAR INFINITO, de Carlos Amaral / PORTUGAL
  • MATEÍNA, de Joaquín Peñagaricano, Pablo Abdala / URUGUAI, BRASIL
  • MEMÓRIA SUFOCADA, de Gabriel Di Giacomo / BRASIL
  • MEU FILHO ( MEIN SOHN ), de Lena Stahl / ALEMANHA
  • MEU TIO JOSÉ, de Ducca Rios / BRASIL
  • MEUS IRMÃOS SONHAM ACORDADOS ( MIS HERMANOS SUEÑAN DESPIERTOS ), de Claudia Huaiquimilla / CHILE
  • MINHA NOITE ( MA NUIT ), de Antoinette Boulat / FRANÇA
  • MOMENTUM, de Edwin Charmillot / SUÍÇA
  • MURINA, de Antoneta Alamat Kusijanovic / CROÁCIA, BRASIL, EUA, ESLOVÊNIA
  • NINGUÉM AO NORTE ( NO ONE IN THE NORTH ), de Zebin Zhang / CHINA
  • NO LIMITE DO DESTINO ( HIGAN NO FUTARI ), de Yusuke Kitaguchi / JAPÃO
  • NOSTROMO, de Fisnik Maxville / SUÍÇA
  • O CONTO DO CARANGUEJO REI ( RE GRANCHIO ), de Alessio Rigo de Righi, Matteo Zoppis / ITÁLIA, FRANÇA, ARGENTINA
  • O GRITO DAS LEOAS ( LUANESHAT E KODRËS ), de Luàna Bajrami / KOSOVO, FRANÇA
  • O LEOPARDO DAS NEVES ( LA PANTHÈRE DES NEIGES ), de Marie Amiguet / FRANÇA
  • O MAR À FRENTE ( THE SEA AHEAD ), de Ely Dagher / FRANÇA, LÍBANO, BÉLGICA
  • O MELHOR LUGAR DO MUNDO, de Caco Ciocler  / BRASIL
  • O OUTRO LADO DO RIO ( THE OTHER SIDE OF THE RIVER ), de Antonia Kilian / ALEMANHA, FINLÂNDIA
  • O PERFEITO DAVID ( EL PERFECTO DAVID ), de Felipe Gómez Aparicio / ARGENTINA, URUGUAI
  • O PLANETA ( EL PLANETA ), de Amalia Ulman / ESPANHA
  • O RUÍDO DOS MOTORES ( LE BRUIT DES MOTEURS ), de Philippe Gregoire / CANADÁ
  • OLGA, de Elie Grappe / SUÍÇA, UCRÂNIA, FRANÇA
  • ONODA, 10 000 NIGHTS IN THE JUNGLE ( ONODA, 10 000 NUITS DANS LA JUNGLE ), de Arthur Harari / FRANÇA, JAPÃO, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA, CAMBOJA
  • OS DONOS DA CASA, de Carla Dauden / BRASIL
  • OS INVENTADOS ( LOS INVENTADOS ), de Leo Basilico, Nicolás Longinotti, Pablo Rodríguez Pandolfi / ARGENTINA | Leia a crítica
  • OUR MEN ( MON LÉGIONNAIRE ), de Rachel Lang / BÉLGICA, FRANÇA
  • PEDREGULHOS ( KOOZHANGAL ), de P.S. Vinothraj / ÍNDIA | Leia a crítica
  • PEGANDO A ESTRADA ( JADDEH KHAKI ), de Panah Panahi / IRÃ | Leia a crítica
  • PENSAMENTOS SECUNDÁRIOS ( ICH ICH ICH ), de Zora Rux / ALEMANHA
  • PEQUENA PALESTINA, DIÁRIO DE UM CERCO ( YARMOUK, JOURNAL D’UN ASSIÉGÉ ), de Abdallah Al-Khatib / LÍBANO, FRANÇA, CATAR
  • POR UM PUNHADO DE FRITAS ( POULET FRITES ), de Jean Libon, Yves Hinant / FRANÇA, BÉLGICA
  • POROPOPÓ, de Luís Igreja / BRASIL
  • PRIMEIRO ENCONTRO ( FIRST DATE ), de Manuel Crosby, Darren Knapp / EUA
  • PROCURANDO POR VENERA ( NË KËRKIM TË VENERËS ), de Norika Sefa / KOSOVO, MACEDÔNIA DO NORTE
  • QUANDO UMA FAZENDA SE INCENDEIA ( WHEN A FARM GOES AFLAME ), de Jide Tom Akinleminu / ALEMANHA
  • QUARENTENA ( MOLODI ), de Alexander Seliverstov / RÚSSIA
  • REGINA, de Alessandro Grande / ITÁLIA
  • ROARING 20’S ( ANNÉES 20 ), de Elisabeth Vogler / FRANÇA
  • SABEDORIA DAS RUAS ( GAEY WA’R ), de Na Jiazuo / CHINA
  • SALAMANDRA, de Alex Carvalho / BRASIL, FRANÇA, ALEMANHA
  • SALOUM, de Jean Luc Herbulot / SENEGAL, FRANÇA
  • SANGUESSUGAS – UMA COMÉDIA MARXISTA SOBRE VAMPIROS ( BLUTSAUGER ), de Julian Radlmaier / ALEMANHA | Leia a crítica
  • SANS SOLEIL, de Banu Akseki / BÉLGICA, HOLANDA
  • SEXPLICAÇÃO ( A SEXPLANATION ), de Alex Liu / EUA
  • SUPERIOR, de Erin Vassilopoulos / EUA
  • TEMPO RUY, de Adilson Mendes  / BRASIL
  • TERRA SILENCIOSA ( CICHA ZIEMIA ), de Aga Woszczynska / POLÔNIA, ITÁLIA, REPÚBLICA TCHECA
  • TRANSVERSAIS, de Émerson Maranhão / BRASIL
  • TRÊS IRMÃOS ( BRATRSTVO ), de Francesco Montagner / REPÚBLICA TCHECA, ITÁLIA
  • UM FORTE CLARÃO ( DESTELLO BRAVÍO ), de Ainhoa Rodríguez / ESPANHA
  • UNCLENCHING THE FISTS, de Kira Kovalenko / RÚSSIA
  • VENICE BEACH, CA., de Marion Naccache / FRANÇA, BRASIL
  • VERA SONHA COM O MAR ( VERA ANDRRON DETIN ), de Kaltrina Krasniqi / KOSOVO, MACEDÔNIA DO NORTE, ALBÂNIA
  • VOCÊ, EU E LÊNIN ( SEN BEN LENIN ), de Tufan TAstan / TURQUIA
  • WHAT DO WE SEE WHEN WE LOOK AT THE SKY? ( RAS VKHEDAVT, RODESAC CAS VUKUREBT? ), de Alexandre Koberidze / ALEMANHA, GEÓRGIA
  • WHO WE ARE – A CHRONICLE OF RACISM IN AMERICA, de Emily Kunstler, Sarah Kunstler / EUA
  • YOU RESEMBLE ME ( TU ME RESSEMBLES ), de Dina Amer / EGITO, FRANÇA, EUA
  • ZAHORÍ, de Marí Alessandrini / SUÍÇA, ARGENTINA, CHILE, FRANÇA
  • ZALAVA, de Arsalan Amiri / IRÃ
  • ZERE ( 3EPE ), de Dauren Kamshibayev  / CAZAQUISTÃO
SEÇÃO: Mostra Brasil
  • A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky / BRASIL, PORTUGAL
  • ANTÍGONA 442 A.C., de Maurício Farias / BRASIL
  • AS FACES DO MAO, de Dellani Lima, Lucas Barbi / BRASIL
  • AS VERDADES, de José Eduardo Belmonte / BRASIL
  • CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO, de Thiago B. Mendonça / BRASIL
  • DESERTO PARTICULAR, de Aly Muritiba / BRASIL | Leia a crítica
  • DESPEDIDA, de Luciana Mazeto, Vinícius Lopes / BRASIL
  • JÁ QUE NINGUÉM ME TIRA PRA DANÇAR, de Ana Maria Magalhães / BRASIL
  • MARES DO DESTERRO, de Sandra Alves / BRASIL
  • MARINHEIRO DAS MONTANHAS, de Karim Aïnouz / BRASIL
  • MUNDO NOVO, de Álvaro Campos / BRASIL
  • O CIRCO VOLTOU, de Paulo Caldas / BRASIL
  • O PAI DA RITA, de Joel Zito Araújo / BRASIL
  • SARS-COV-2 / O TEMPO DA PANDEMIA, de Eduardo Escorel, Lauro Escorel / BRASIL
  • SOL, de Lô Politi / BRASIL
  • TARSILINHA, de Celia Catunda, Kiko Mistrorigo / BRASIL | Leia a crítica
  • URUBUS, de Claudio Borrelli / BRASIL | Leia a crítica
SEÇÃO: Perspectiva internacional
  • 18 KHZ ( 18 KILOHERZ ), de Farkhat Sharipov / CAZAQUISTÃO
  • 18½, de Dan Mirvish / EUA
  • A ARTE DA MEMÓRIA, de Rodrigo Areias / PORTUGAL, BRASIL
  • A CAIXA ( LA CAJA ), de Lorenzo Vigas / EUA, MÉXICO
  • A CHIARA, de Jonas Carpignano / ITÁLIA, FRANÇA
  • A CRÔNICA FRANCESA ( THE FRENCH DISPATCH ), de Wes Anderson / REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA | Leia a crítica
  • A FEBRE DE PETROV ( PETROVY V GRIPPE ), de Kirill Serebrennikov / RÚSSIA, FRANÇA
  • A FILHA ( LA HIJA ), de Manuel Martín Cuenca / ESPANHA
  • A FLORESTA SILENCIOSA ( THE SILENT FOREST ), de Ko Chen-nien / TAIWAN
  • A HISTÓRIA DA MINHA ESPOSA ( A FELESÉGEM TÖRTÉNETE ), de Ildikó Enyedi / HUNGRIA, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA
  • A MULHER QUE FUGIU ( DOMANGCHIN YEOJA ), de Sang-soo Hong / CORÉIA DO SUL | Leia a crítica
  • A NOITE DO FOGO ( NOCHE DE FUEGO ), de Tatiana Huezo / MÉXICO, ALEMANHA, BRASIL, CATAR
  • ABSENCE, de Ali Mosaffa / REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA
  • AHED’S KNEE ( HA’BERECH ), de Nadav Lapid / FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL
  • ALTA DEMANDA: A VIDA E A OBRA DE DANI KARAVAN ( DANI KARAVAN ), de Barak Heymann / ISRAEL, POLÔNIA
  • AMANHECER ( ZORA ), de Dalibor Matanic / CROÁCIA, ITÁLIA | Leia a crítica
  • AMOR FATI, de Cláudia Varejão / PORTUGAL, SUÍÇA, FRANÇA
  • ANNETTE, de Leos Carax / FRANÇA, EUA | Leia a crítica de Sérgio Alpendre
  • AO CAIR DO SOL ( SUNDOWN ), de Michel Franco / MÉXICO
  • APPLES ( MILA ), de Christos Nikou / GRÉCIA, POLÔNIA, ESLOVÊNIA
  • ARMUGAN ( ARMUGÁN, EL ÚLTIMO ACABADOR ), de Jo Sol / ESPANHA | Leia a crítica.
  • ARQUIPÉLAGO ( ARCHIPEL ), de Félix Dufour-Laperrière / CANADÁ
  • AS BRUXAS DO ORIENTE ( LES SORCIERES DE L’ORIENT ), de Julien Faraut / FRANÇA | Leia a crítica
  • AS SIAMESAS ( LAS SIAMESAS ), de Paula Hernández / ARGENTINA
  • AURORA, de Paz Fabrega / COSTA RICA, MÉXICO
  • BANTÚ MAMA, de Ivan Herrera / REPÚBLICA DOMINICANA
  • BERGMAN ISLAND, de Mia Hansen-Løve / FRANÇA, ALEMANHA, SUÉCIA | Leia a crítica
  • BIABU CHUPEA: UM GRITO NO SILÊNCIO ( BIABU CHUPEA: UN GRITO EN EL SILENCIO ), de Priscila Padilla / COLÔMBIA
  • BOA SENHORA ( MLUNGU WAM ), de Jenna Cato Bass / ÁFRICA DO SUL
  • BRIGHTON 4TH, de Levan Koguashvili / GEÓRGIA, RÚSSIA, BULGÁRIA, MÔNACO, EUA
  • BRUNO REIDAL, CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ( BRUNO REIDAL ), de Vincent Le Port / FRANÇA
  • CAMILA SAIRÁ ESTA NOITE ( CAMILA SALDRÁ ESTA NOCHE ), de Ines Barrionuevo / ARGENTINA
  • CAMINHO INCERTO ( CAMINO INCIERTO ), de Pau-Pablo García Pérez de Lara / ESPANHA
  • CAPTAIN VOLKONOGOV ESCAPED ( KAPITAN VOLKONOGOV BEZHAL ), de Natasha Merkulova, Aleksey Chupov / RÚSSIA, FRANÇA, ESTÔNIA
  • CHARUTO DE MEL ( CIGARE AU MIEL ), de Kamir Aïnouz / FRANÇA, ARGÉLIA | Leia a crítica
  • COISAS VERDADEIRAS ( TRUE THINGS ), de Harry Wootliff / REINO UNIDO
  • CONTATADO ( CONTACTADO ), de Marité Ugás / PERU, BRASIL, VENEZUELA, NORUEGA
  • COW, de Andrea Arnold / REINO UNIDO
  • DIÁRIOS DE OTSOGA, de Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro / PORTUGAL | Leia a crítica (por Sérgio Alpendre)
  • ENCONTROS ( INTRODUCTION ), de Hong SangSoo / CORÉIA DO SUL
  • ERRANTES – UMA HISTÓRIA ROHINGYA ( ERRANCE SANS RETOUR ), de Olivier Higgins, Mélanie Carrier / CANADÁ
  • EU QUERO FALAR SOBRE DURAS ( VOUS NE DÉSIREZ QUE MOI ), de Claire Simon / FRANÇA
  • EU VEJO VOCÊ EM TODOS OS LUGARES ( RENGETEG – MINDENHOL LÁTLAK ), de Bence Fliegauf / HUNGRIA
  • EVOLUTION, de Kornél Mundruczó / ALEMANHA, HUNGRIA
  • FANTASMAS ( HAYALETLER ), de Azra Deniz Okyay / TURQUIA, FRANÇA, CATAR
  • FILHO DAS MONARCAS ( HIJO DE MONARCAS ), de Alexis Gambis / MÉXICO, EUA
  • FRANCE, de Bruno Dumont / FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA
  • FUTURA, de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher / ITÁLIA
  • GRAND CANCAN, de Mikhail Kosyrev-Nesterov / RÚSSIA
  • GREAT FREEDOM ( GROSSE FREIHEIT ), de Sebastian Meise / ÁUSTRIA, ALEMANHA
  • HIGIENE SOCIAL ( HYGIÈNE SOCIALE ), de Denis Côté / CANADÁ
  • IMPASSE ( ZASTOJ ), de Vinko Möderndorfer / ESLOVÊNIA, SÉRVIA, MACEDÔNIA DO NORTE
  • INTREGALDE ( ÎNTREGALDE ), de Radu Muntean / ROMÊNIA
  • LET IT BE MORNING ( VAYEHI BOKER ), de Eran Kolirin / ISRAEL, FRANÇA
  • LINGUI, de Mahamat-Saleh Haroun / CHADE, FRANÇA, BÉLGICA, ALEMANHA
  • LISTEN, de Ana Rocha de Sousa / REINO UNIDO, PORTUGAL | Leia a crítica
  • MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ AMADOR ( BABARDEALA CU BUCLUC SAU PORNO BALAMUC ), de Radu Jude / ROMÊNIA, LUXEMBURGO, REPÚBLICA TCHECA, CROÁCIA | Leia a crítica.
  • MAJORITY ( BI HAMEH-CHIZ ), de Mohsen Gharaie / IRÃ
  • MARX CAN WAIT ( MARX PUÒ ASPETTARE ), de Marco Bellocchio / ITÁLIA
  • MEDO ( STRAH ), de Ivaylo Hristov / BULGÁRIA
  • MEMORIA, de Apichatpong Weerasethakul / COLÔMBIA, TAILÂNDIA, REINO UNIDO, MÉXICO, FRANÇA | Leia a crítica
  • MICKEY NA ESTRADA ( MICKEY ON THE ROAD ), de Mian Mian LU / TAIWAN
  • MOTHERING SUNDAY, de Eva Husson / REINO UNIDO
  • MULHERES CHORAM ( WOMEN DO CRY ), de Mina Mileva, Vesela Kazakova / BULGÁRIA, FRANÇA
  • NO CHOICE ( MAJBOORIM ), de Reza Dormishian / IRÃ
  • NO PAÍS DE ALICE, de Rui Simões / PORTUGAL
  • NO TÁXI DO JACK, de Susana Nobre / PORTUGAL
  • NOITE PASSADA EM SOHO ( LAST NIGHT IN SOHO ), de Edgar Wright / REINO UNIDO | Leia a crítica
  • NOVE DIAS ( NINE DAYS ), de Edson Oda / EUA
  • O ATLAS DOS PÁSSAROS ( ATLAS PTÁKU ), de Olmo Omerzu / REPÚBLICA TCHECA | Leia a crítica
  • O CÃO QUE NÃO SE CALA ( EL PERRO QUE NO CALLA ), de Ana Katz / ARGENTINA | Leia a crítica
  • O COMPROMISSO DE HASAN ( BAGLILIK HASAN ), de Semih Kaplanoglu / TURQUIA
  • O GAROTO MAIS BONITO DO MUNDO ( THE MOST BEAUTIFUL BOY IN THE WORLD ), de Kristina Lindström e Kristian Petri / SUÉCIA | Leia a crítica
  • O GRAVADOR DE HARUHARA-SAN ( HARUHARASAN NO UTA ), de Kyoshi Sugita / JAPÃO
  • O JOVEM CAÇADOR DE BALEIAS ( KITOBOY ), de Philipp Yuryev / RÚSSIA, POLÔNIA, BÉLGICA
  • O OUTRO TOM ( EL OTRO TOM ), de Rodrigo Plá, Laura Santullo / MÉXICO, EUA
  • O SAL EM NOSSAS ÁGUAS ( NONAJOLER KABBO ), de Rezwan Shahriar Sumit / BANGLADESH, FRANÇA
  • OS CÃES NÃO DORMIRAM ONTEM À NOITE ( SAG-HA DISHAB NA-KHABIDAND ), de Ramin Rasouli / AFEGANISTÃO, IRÃ
  • OS INTRANQUILOS ( LES INTRANQUILLES ), de Joachim Lafosse / BÉLGICA, LUXEMBURGO, FRANÇA
  • OS ÚLTIMOS ( VIIMEISET ), de Veiko Õunpuu / FINLÂNDIA, ESTÔNIA
  • PEDRA DA NOITE ( PIEDRA NOCHE ), de Iván Fund / ARGENTINA, CHILE, ESPANHA
  • PRISÃO DOMICILIAR ( HOUSE ARREST ), de Aleksey Guerman Jr. / RÚSSIA
  • RADIOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA ( RADIOGRAPH OF A FAMILY ), de Firouzeh Khosrovani  / NORUEGA, IRÃ, SUÍÇA
  • REFLEXÃO ( VIDBLYSK ), de Valentyn Vasyanovych / UCRÂNIA
  • REGRESSO A REIMS (FRAGMENTOS) ( RETOUR À REIMS (FRAGMENTS) ), de Jean-Gabriel Périot / FRANÇA | Leia a crítica
  • RODA DO DESTINO ( GUZEN TO SOZO ), de Ryusuke Hamaguchi / JAPÃO | Leia a critica
  • SANREMO, de Miroslav Mandic / ESLOVÊNIA, ITÁLIA
  • SEM DEIXAR RASTROS ( ZEBY NIE BYLO SLADÓW ), de Jan P. Matuszynski / POLÔNIA, FRANÇA, REPÚBLICA TCHECA
  • SIMON CHAMA, de Marta Sousa Ribeiro / PORTUGAL
  • SOUAD, de Ayten Amin / EGITO, TUNÍSIA, ALEMANHA
  • SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS ( MR BACHMANN AND HIS CLASS ), de Maria Speth / ALEMANHA
  • STILLWATER, de Tom McCarthy / EUA
  • TERRA DISTANTE ( UZAK ÜLKE ), de Erkan Yazici / TURQUIA
  • THE BLIND MAN WHO DID NOT WANT TO SEE TITANIC ( SOKEA MIES, JOKA EI HALUNNUT NÄHDÄ TITANICIA ), de Teemu Nikki / FINLÂNDIA
  • TOVE, de Zaida Bergroth / FINLÂNDIA, SUÉCIA | Leia a crítica
  • TRUMAN & TENNESSEE: UMA CONVERSA ÍNTIMA ( TRUMAN & TENNESSEE: AN INTIMATE CONVERSATION ), de Lisa Immordino Vreeland / EUA
  • UM EQUILÍBRIO ( YUKO NO TENBIN ), de Yujiro Harumoto / JAPÃO
  • UM HERÓI ( GHAHREMAN ), de Asghar Farhadi / IRÃ, FRANÇA | Leia a crítica
  • UM RIO CORRE, VIRA, APAGA, TRANSFORMA ( A RIVER RUNS, TURNS, ERASES, REPLACES ), de Shengze Zhu / EUA
  • UMA NOVA VELHA PEÇA ( JIAO MA TANG HUI ), de Qiu Jiongjiong / HONG KONG, FRANÇA
  • VENGEANCE IS MINE, ALL OTHERS PAY CASH ( SEPERTI DENDAM, RINDU HARUS DIBAYAR TUNTAS ), de Edwin / INDONÉSIA, SINGAPURA
  • VISÕES DO IMPÉRIO, de Joana Pontes / PORTUGAL
  • WHEN THE POMEGRANATES HOWL ( VAGHT-E CHIGH-E ANAR ), de Granaz Moussavi / AUSTRÁLIA, AFEGANISTÃO
  • WHO WE WERE ( WER WIR WAREN ), de Marc Bauder / ALEMANHA
  • YUNI, de Kamila Andini / INDONÉSIA, SINGAPURA, FRANÇA, AUSTRÁLIA
SEÇÃO: Retrospectiva
  • A ILHA DE MORAES, de Paulo Rocha / PORTUGAL
  • A ILHA DOS AMORES, de Paulo Rocha / PORTUGAL
  • MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL, de Paulo Rocha / PORTUGAL
  • MUDAR DE VIDA, de Paulo Rocha / PORTUGAL
  • O RIO DO OURO, de Paulo Rocha / PORTUGAL, FRANÇA, BRASIL
  • OS VERDES ANOS, de Paulo Rocha / PORTUGAL
  • SE EU FOSSE LADRÃO… ROUBAVA, de Paulo Rocha / PORTUGAL

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo